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EvilFiles – A estreia de Resident Evil no Nintendo Switch (Análise)

No último dia 28, os jogos Resident Evil: Revelations e Resident Evil: Revelations 2 foram lançados para Nintendo Switch. Estes dois jogos já estiveram em sistemas portáteis antes; o primeiro foi desenvolvido para o 3DS, e o último obteve um port fortemente comprometido para o PS Vita. As versões Switch, no entanto, são muito melhores do que as tentativas anteriores – destacando-se inclusive como uma ótima adaptação para a opção “portátil” do novo videogame da Nintendo.

O primeiro título, Resident Evil Revelations, foi visto como um retorno às raízes de terror da série após seu lançamento em 2012. Ele usa uma câmera semelhante a de Resident Evil 4, e – pela primeira vez na série – você realmente pode se mover enquanto aponta sua arma. Na maior parte do jogo, você joga como Jill Valentine em um navio de cruzeiro claustrofóbico, assustador, povoado por passageiros monstruosos.

Os ambientes estreitos se ajustaram bem no 3DS, e a fidelidade visual foi muito melhorada no Switch. Revelations tem capítulos em que se assume o controle de outros personagens e em ambientes mais abertos, no entanto, estes não se saem tão bem. Isto é em parte porque eles tendem a estar mais perto de alguns dos pontos mais focados na ação e terrivelmente escritos da história recente da série, e também porque a origem do jogo como um título 3DS se torna muito mais evidente. O 3DS foi muito melhor na renderização de corredores claustrofóbicos do que espaços abertos, e as limitações de Revelations são ainda mais evidentes em uma resolução maior.

Em geral, Revelations é um jogo sólido de Resident Evil que oferece sua promessa de misturar momentos de tensão mais lenta com ações razoavelmente modernas. E, embora tenha sido relançado em TUDO, desde o PS4 até o Wii U, a versão Switch ainda é a mais atraente, desde que você jogue no modo portátil, de preferência na cama, e definitivamente com fones de ouvido. Este não é um jogo que parece bom em uma TV; a tela do Switch é uma tela muito mais apropriada (o jogo também funciona muito mais suavemente no modo portátil, muitas vezes lutando para manter 60 quadros por segundo quando encaixado).

O mesmo não pode ser dito inteiramente para Resident Evil: Revelations 2. Originalmente lançado em 2015 para PC e consoles, Revelations 2 é um jogo muito mais tecnicamente avançado, e na verdade é um dos títulos mais visualmente impressionantes no Switch. Quando encaixado, ele é executado em 1080p em sólidos 30 fps, enquanto parece essencialmente idêntico à versão PS4. Ele se ajusta muito melhor para telas de TV do que seu antecessor.

Embora digamos “antecessor”, Revelations 2 não tem muito em comum com o Revelations original. A sequência tem um enredo inteiramente diferente e foi inicialmente lançado em quatro episódios, com cada um deles o jogador trocando entre quatro personagens diferentes. Revelations 2 mantém a mesma perspectiva sobre o ombro, mas é um pouco mais consistente em sua mistura de exploração e tiro. Embora provavelmente seja repetitivo, se você tentar concluí-lo com muita rapidez, sua estrutura de tamanho e divisões de capítulo e sua escrita divertida tornam-se bem adaptadas para uma jogada rápida antes de dormir.

E sim, como no primeiro jogo, Revelations 2 é mais assustador e mais imersivo quando você o joga em um ambiente mais íntimo – como a tela do portátil. Não é uma diferença tão clara quanto a do primeiro jogo, já que esse parece bem em uma TV, mas sua tecnologia mais nova serve como uma forte prova de como os jogos Switch de terror podem ser. Jogar um jogo de terror razoavelmente atual como o Revelations 2, com as polegadas da tela portátil próximas ao rosto e o som bombeado nos fones de ouvidos, parece uma experiência totalmente nova por causa do Switch. No entanto, essa experiência pode ser um pouco prejudicada por alguns tempos de carregamento seriamente longos. Eles tornam o recarregamento do save na morte muito mais frustrante do que deveria ser.

Cada jogo Resident Evil: Revelations representa um valor razoavelmente bom, sendo lançado a US$ 19,99, mas há algumas peculiaridades com o lançamento de que vale a pena estar ciente. Se você comprar a edição física, você só receberá o primeiro jogo no cartucho; o segundo vem por meio de um voucher com um código para download.

Isso não é apenas um empecilho para os que preferem colecionar a mídia física. O download de Revelations 2 pesa mais de 25GB, o que significa que um cartão microSD de 32GB ou maior é absolutamente necessário se você quiser jogar. E o lançamento físico não está acontecendo no Brasil, apenas na América do Norte (e nem propriamente o digital, já que a eShop ainda não conta com a versão brasileira. Portanto, para adquirir o título, só importando a edição física ou comprando em uma conta americana).

Tudo isso é uma consequência do fato de a Capcom – e outras editoras – terem de suportar o peso dos custos dispendiosos do cartão de jogo Nintendo para os títulos que envolvem muitos dados do jogo. A Capcom não poderia ter espremido ambos os jogos do Revelations em um único cartão Switch de 32 GB, mas, mesmo se tivesse, teria incorrido em um custo. A versão física Switch da L.A. Noire, em comparação, tem um preço de US$ 10 a mais do que as versões PS4 e Xbox One – provavelmente devido à necessidade de um armazenamento mais caro.

Uma recomendação? O principal atrativo do Switch é a sua conveniência e versatilidade, e comprar somente em downloads digitais só melhora isso. Vale a pena investir em um cartão microSD de alta capacidade para se poupar desses tipos de dores de cabeça.

Resident Evil 7 inesperadamente catapultou a série de volta à relevância cultural este ano, reinventando as mecânicas de terror de sobrevivência e descartando muitas das suas convenções. Nesse aspecto, os jogos Revelations passam um pouco de retrocesso. Mas para quem nunca os jogou em outras plataformas, eles valem a pena de se jogar no Switch. Apesar do seu status de spin-off, ambos os jogos Revelations servem como uma mistura inteligente dos elementos mais identificáveis ​​da série principal. Enquanto suas tramas são bem diferentes, eles compartilham o elemento em comum de misturar a ação desencaixada de jogos mais recentes com uma visão mais explícita e tensa do horror.

Em resumo, o Switch é sim a melhor maneira de jogar ambos os jogos – especialmente se você o fizer no modo portátil. E vocês comrades, gostariam de jogar essas obras no Switch? Você que já adquiriu, o que setiu ao jogar no novo console da Nintendo? Diga pra gente nos comentários!

Adaptado do site The Verge

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