A Primeira Profecia é um daqueles filmes que todo mundo tinha a maior certeza do universo que seria muito ruim, mas o novo capítulo da franquia A Profecia, pegou todos De surpresa com um filme de terror muito bom!
A orfã Margaret viaja para Roma onde finalmente se tornará uma Freira, mas acaba descobrindo que o convento possui um terrível segredo: eles querem trazer o filho do demônio para o mundo.
A franquia A Profecia já é bem conhecida para os fãs de terror, sendo seu primeiro filme lançado em 1976 e tendo continuações que não agradaram o público ou a crítica. Justamente por isso, esse novo capítulo da franquia não possuía expectativa alguma para os fãs, que já esperavam mais uma decepção, porém, pegando todos de 6urpresa, não foi isso que aconteceu.
Arkasha 6tevenson, diretora e roteirista, sabe muito bem o que está fazendo. Ela consegue ao mesmo tempo agradar os fãs da franquia e explicar tudo aquilo para os novos espectadores sem deixar o filme lento ou chato. A forma como foi filmado também foi muito bem pensada, se associando muito à forma do filme original, com uma fotografia que brinca com imagens profanas que sempre te deixa pensando se é real o que está acontecendo.
Stevenson também constrói a história de forma Muito inteligente, ela consegue habilmente desviar a atenção do público para uma revelação óbvia enquanto esconde a mais chocante perfeitamente. A história é bem desenvolvida e te deixa interessado na conclusão, mesmo para quem é fã e que já sabe como aquilo vai terminar. Isso tudo, ainda junto de cenas muito impactantes e algumas gráficas, aumenta o nível do longa.
No final do filme, após uma certa revelação ser dada e com Isso finalmente ouvirmos a trilha sonora principal da franquia com toda a força, temos um momento de arrepiar!
Não podemos apenas elogiar, entretanto. O único problema desse filme é o final. O filme pareceu não saber A hora de terminar; ele possui uma cena final e um epílogo, este que, apesar de deixar um gancho para uma possível continuação (remake do filme original) também acaba sendo bastante desnecessário para a trama e impediu o filme de terminar com um impacto ainda maior do que teve.
Em conclusão, A Primeira Profecia foi uma grata surpresa para os fãs de terror e um filme que pode facilmente garantir seu lugar na lista de melhores do ano. Arkasha Stevenson fez um excelente trabalho criando uma história Nova, de origem do monstro, que respeita muito o material original ao mesmo tempo que cria algo novo. E não, vocês não precisam ver o filme original para assistir esse!
Nascido em 1996 em Bauru (SP). Redator e Editor de Vídeos do EvilHazard. Escritor publicado. Diretor e roteirista de cinema.