Alan Wake é um game do gênero survival horror que é dito por muitos como um jogo que marcou uma geração! O game foi lançado inicialmente para Xbox 360 em 2010 e posteriormente recebeu uma versão para Microsoft Windows em 2012 pelo estúdio Remedy Entertainment juntamente com a Microsoft Games Studio.
Ano de Lançamento: 2010
Desenvolvedora: Remedy Entertainment
Gênero: Survival Horror
Publicadora: Microsoft Games Studio
Número de Jogadores: 1
A trama do game gira em torno de Alan, um escritor de best sellers tentando desvendar os mistérios por trás do desaparecimento de sua esposa durante a visita de ambos a pequena cidade de Bright Falls em Washington, onde ele vivencia os eventos do último livro que ele escreveu, o qual Alan não se recorda de ter escrito.
Alan Wake é um game que possui uma mecânica de ciclo de dia e noite que é controlada pelo próprio jogo para criar um clima de suspense e drama em determinados momentos do jogo.
Durante a manhã Alan consegue interagir com os NPCs de Bright Falls para conseguir mais informações sobre a cidade, já durante a noite o gameplay se torna mais frenético, pois é na noite que o verdadeiro perigo se revela. Dentre esses perigos estão os Taken, seres humanos que estão cobertos por uma escuridão que só pode ser removida com a luz, tanto da lanterna de Alan quanto de outras fontes, como pistolas, sinalizadoras e granadas de luz.
O game também possui armas de fogo, mas de nada adiantam contra os inimigos da noite de Bright Falls.
Além disso vemos que Alan Wake é um daqueles famosos jogos que fazem o seu dever de casa na questão de criar um ar de suspense para o jogador, combinando suas músicas sinistras, os sons de passos e portas se abrindo e o nevoeiro constante que cobre a cidade durante as noites. Fora isso, durante o dia, percebemos o quão bonito Alan Wake era para a época de seu lançamento.
Alan Wake possui duas DLCs que se completam, a primeira The Signal continua o final do game principal: nessa DLC Alan se vê em uma realidade alterada de Bright Falls e nela Alan deve derrotar uma versão irracional de si mesmo para tentar escapar desse lugar. Já a segunda DLC chamada The Writer continua contando a luta de Alan contra a sua forma irracional e sua tentativa de tentar escapar daquela Bright Falls alterada.
Alan Wake é realmente um game que marcou uma geração e até hoje é um game que é bem recebido pelos fãs por conta de sua história, tanto que há algum tempo foi anunciado que o título receberia uma série em Live-Action e essa notícia foi bem recebida pelos fãs. Agora falta saber se a Remedy Entertainment ainda deseja continuar a história de Alan Wake em um próximo jogo da série.
Para aqueles que curtem um bom game de survival horror combinado com uma excelente história, Alan Wake é um título obrigatório para atender a esse público, ainda mais agora que o game retornou para as lojas online tanto do PC por meio do Steam e na loja online do Xbox One por meio da retrocompatibilidade!
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!