Assim como diversos jogos e filmes de diferentes gêneros conseguem alcançar o título de obras-primas e marcar gerações, o primeiro Alan Wake foi um desses títulos que conseguiu chegar a esse patamar por conta de maneira de contar e estruturar uma história, maneira essa que fez com que a desenvolvedora Remedy ficasse muito bem conhecida não apenas em Alan Wake, mas ampliando e aprimorando em seus posteriores títulos “Control” e “Quantum Break”, até chegarmos em Alan Wake 2, que pode ser facilmente considerado a verdadeira obra-prima da Remedy ainda em seu lançamento!
Desde o final do primeiro Alan Wake, a desenvolvedora Remedy Entertainment deixou dúvidas no ar por muitos anos se poderíamos ver a tão esperada sequência deste que foi um sucesso em 2010, porém agora, após 13 anos de espera, Alan Wake 2 teve o seu lançamento consagrado no dia 27 de Outubro de 2023. Será que a Remedy conseguiu entregar um produto de qualidade? A sequência consegue superar o seu antecessor?
Esta análise foi escrita pelos Redatores do EvilHazard Caio Paulino e Pedro Burton, graças ao fornecimento a nós do código antecipado do jogo, através da Epic Games, a quem deixamos nossos mais sinceros agradecimentos!
Plataformas e ano de lançamento: PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC (via Epic Games Store) – 2023
Desenvolvedora e Publicadora: Remedy Entertainment
Gênero: Survival Horror
Número de jogadores: 1
Anunciado com um pequeno teaser durante o The Game Awards de 2021, Alan Wake 2 aparentemente foi chegando de forma bem cautelosa para não criar grandes expectativas e fortes decepções nos fãs do primeiro jogo. A desenvolvedora Remedy já vinha trabalhando nesse universo muito antes de anunciar essa sequência na TGA 2021 com seu lançamento “Control” que se passa no mesmo universo de Alan Wake. Mal sabíamos nós que a Remedy tinha grandes ambições para Alan Wake 2, afinal, seria ele seu primeiro título 100% focado no gênero survival horror!
Alan Wake 2 pega tudo que já era bom no primeiro jogo e eleva a um novo nível. O jogo é dividido em duas campanhas e traz uma história incrível que te deixa preso do começo ao fim. A Remedy Entertaniment traz uma narrativa misteriosa, cheia de perguntas e viagens mentais dos personagens, o que incluí incríveis sequencias filmadas em Live Action e até uma sequencia musical coreografada.
A história de Alan Wake 2 começa com a agente do FBI Saga Anderson, que vai até Bright Falls para investigar misteriosos assassinatos que vem acontecendo e parecem estar ligados ao local; durante as suas investigações, a agente acaba por encontrar o paradeiro do escritor desaparecido Alan Wake, que por sua vez ainda está escrevendo a sua “história de fuga” do “Lugar Obscuro” que é onde o escritor ficou preso desde os acontecimentos do primeiro jogo e de suas DLCs.
A jogabilidade neste segundo jogo, assim como no primeiro, se dá em mirar a luz da lanterna nos inimigos e atirar posteriormente. A grande diferença aqui é termos dois protagonistas, Alan e Saga, mas, por mais que as campanhas sejam separadas e bem diferentes, a jogabilidade de ambos é quase igual. A grande diferença é a forma de conseguir pontos para melhorar as habilidades de cada protagonista: no caso de Saga, isso se dá achando restos de páginas, enquanto com Alan precisaremos encontrar palavras escritas na parede.
Além disso, Alan tem um sistema de ecos e de reescrever as cenas, podendo alterá-las para prosseguir, o que deixa a campanha extremamente interessante e imersiva, porém a campanha de Saga também não fica para trás! A agente do FBI traz em sua campanha uma verdadeira experiência de investigação criminal, fazendo referências a grandes obras de investigação e de suspense, e por conta de sua mente fortemente blindada, Saga pode realizar toda a sua investigação que vai desde montar os casos, entrar na mente dos envolvidos e a resolução dentro de sua própria cabeça, o que faz com que o jogador fique sempre ansioso e animado querendo descobrir o desenrolar do caso.
Quanto aos seus cenários, Alan Wake 2 consegue entregar algo muito bem feito! Vale lembrar que jogamos a versão de PlayStation 5 e mesmo no modo Desempenho o jogo apresenta cenários incríveis! Há algum tempo, a Remedy Entertainment tinha comentado que Alan Wake 2 seria um jogo que utilizaria todo o poder dos novos consoles e da melhor configuração dos PCs e mostraria o que é “um jogo de nova geração”, podemos dizer que ela conseguiu! Alan Wake 2 consegue ser tão bem trabalhado que sua versão de PC exige no mínimo o uso de tecnologias como o FSR da AMD e o DLSS da Nvidia juntamente com o Ray Tracing das placas de vídeo, e isso se dá muito por conta do jogo já ter sido feito já pensando no uso dessas tecnologias, por isso a sua beleza gráfica é evidente.
Junto disso, temos também a sua ambientação, que no jogo original era um elemento que para alguns deixava a desejar por conta da falta do medo (não interprete errado: o jogo original tinha seus elementos de terror, porém eram extremamente previsíveis). No entanto isso muda completamente aqui nesta sequência, até porque aqui temos um jogo 100% focado no gênero survival horror, como prometeu a Remedy! Em Alan Wake 2, a escuridão reserva perigos por todos os lados que vão desde sombras a lobos selvagens, chegando até a seres possuídos e, para aumentar ainda mais os impactos dessas ameaças, o jogador é constantemente pego em jump scares de cenas gravadas por live action, enquanto a campanha de Alan e Saga progride.
Como ressaltamos os lados positivos do jogo, não podemos deixar de ressaltar alguns problemas que foram identificados durante as nossas jogatinas e relatados por alguns jogadores, como por exemplo nos depararmos com alguns bugs visuais em diversos cenários, bugs de iluminação, momentos em que a mira da arma na tela pode sumir e a dessincronização das legendas em qualquer idioma, não apenas no PT-BR. Alguns desses problemas poderiam acabar influenciando negativamente a experiência de jogo, entretanto durante as nossas jogatinas não presenciamos bugs tão pesados (a Remedy já está trabalhando em maneiras de resolver esses problemas com patchs de correções). Algo que nos incomodou um pouco foi justamente o fato do jogador poder alternar entre a campanha de Alan e Saga da forma que quiser, fazendo com que essa liberdade toda deixe o jogador menos interessado na campanha do outro personagem.
Apesar dos poucos problemas apresentados acima, podemos dizer que a Remedy conseguiu voltar ao incrível universo de Alan Wake com maestria! Novos personagens encontram velhos personagens em duas campanhas diferentes que conversam entre si e te deixam igualmente envolvido e interessado! Em momento algum sentimos o desejo de focar em apenas uma campanha, mas admitimos que poderia ser melhor se o jogo intercalasse entre os protagonistas automaticamente, nos dando uma ordem mais correta da cronologia da história ao invés de te deixar livre para fazer uma campanha só inteira e depois a outra. Por fim devemos destacar como Alan Wake 2 é sensacional, com uma história absurdamente boa que prende a atenção do começo ao fim, facilmente o jogo poderia entrar na nossa lista como melhor jogo do ano de 2023, sendo ainda e sem sombra de dúvidas um dos melhores survival horror de todos os tempos!
Lembrando que Alan Wake 2 foi lançado no dia 27 de outubro de 2023 para PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC via Epic Game Store.
Esta análise foi escrita pelos Redatores do EvilHazard Caio Paulino e Pedro Burton, graças ao fornecimento a nós do código antecipado do jogo, através da Epic Games, a quem deixamos nossos mais sinceros agradecimentos!
Nascido em 1996 em Bauru (SP). Redator e Editor de Vídeos do EvilHazard. Escritor publicado. Diretor e roteirista de cinema.