Há algum tempo, o gênero Survival Horror se apoiou em jogos independentes como Outlast e os games da série Amnesia, entre outros, para se manter vivo, por conta da falta de títulos AAA de qualidade. Aqui abordaremos justamente um dos jogos da série Amnesia, “Amnesia: The Dark Descent” que recebeu um bom destaque na época de seu lançamento pelo fato de alguns de seus desenvolvedores da Frictional Games terem trabalhado na série “Penumbra”.
Ano de Lançamento: 2010
Desenvolvedora e Publicadora: Frictional Games
Genero: Survival Horror
Designer: Thomas Grip e Jens Nilsson
Número de Jogadores: 1
Desenvolvido pela Frictional Games, o game independente Amnesia: The Dark Descent foi lançado originalmente para Microsoft Windows, OSX e Linux, e mais tarde em 2016 o game veio fazer parte de uma coletânea da série que teve gráficos remasterizados para o PS4. O game se trata de um survival horror que prioriza a furtividade e a fuga ao invés do combate que muitos games do gênero exigem.
No game os jogadores assumem o papel de Daniel, um homem que acorda dentro do castelo de Brennenburg com sua memória parcialmente afetada e sua única orientação são bilhetes escritos por ele mesmo, indicando que ele teve que perder a memória para cumprir seu principal objetivo no game que é matar Alexander, o Barão de Brennenburg.
A jogabilidade de Amnesia The Dark Descent se resume a uma frase da Frictional Games: “Se aparecer um inimigo, apenas se esconda ou corra!”. Neste jogo, lutar não faz parte da jogabilidade, ou seja, em resumo, tudo que o jogador pode fazer é se esconder e acender tochas, velas, candelabros e outros objetos para manter a sanidade de Daniel.
Como em todo game de survival horror o áudio deve ser bom para cativar e assustar o jogador, e nisso Amnesia soube acertar, com diversos sons que vão desde gemidos de medo de Daniel a rugidos de monstros, que podem ser o suficiente para fazer qualquer jogador ficar no mínimo desconfortável. Aliás, as faixas sonoras também ajudam a deixar os jogadores tensos. Os gráficos de Dark Descent também não decepcionam e o resultado visto na tela, no tocante a texturas e iluminação é bem convincente, especialmente se tratando de um jogo considerado indie.
Amnesia: The Dark Descent conseguiu atender as expectativas que sua empresa tinha e juntamente a isso atendeu as expectativas de alguns fãs do cenário Survival Horror, pelo fato do game conseguir criar um clima de tensão, assustar e construir um enredo que atrai a curiosidade dos jogadores!
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!