A Capcom insiste em tentar implementar um modo multiplayer em Resident Evil, e parece que a empresa não irá desistir tão facilmente! Resident Evil Re:Verse é a nova proposta mais ousada para a franquia e, de acordo com a Capcom, é um presente de aniversário de 25 anos para os fãs!
Desde 2003 que a Capcom flerta com a ideia de adicionar um modo online em Resident Evil e implicar algum multiplayer entre a comunidade! Passamos por Resident Evil Outbreak, Resident Evil Outbreak: File #2, Resident Evil Operation Raccoon City, Resident Evil Umbrella Corps, Resident Evil Resistance; além dos Co-op’s de Resident Evil 5 e Resident Evil 6 (bem como RAID Mode’s de Resident Evil Revelations e Resident Evil Revelations 2!)
Resident Evil Re:Verse é um brinde para quem comprar Resident Evil Village, o novo jogo da franquia que chega dia 07/05/2021 no PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC via Steam e Stadia! O jogo tem como premissa colocar vários personagens icônicos da série em arenas/cenários, onde irão lutar pela sobrevivência e fugir dos oponentes! Os personagens disponíveis são Jill Valentine, Chris Redfield, Ada Wong, Leon S. Kennedy, Claire Redfield e Hunk; as armas biológicas/inimigos disponíveis são: Hunter Gamma, Nemesis T-Type, Super Tyrant T-103, Jack Baker e Mofado gordo!
Do dia 08/04 até o dia 12/04, a Capcom disponibilizou o beta aberto de Resident Evil Re:Verse para os fãs testarem e verem se gostam da ideia! O EvilHazard teve a oportunidade de testar a beta e iremos analisar o que achamos do jogo; vale lembrar que é a nossa perspectiva, depois deixem nos comentários a opinião de vocês sobre o produto e se vocês concordam ou discordam com nossa opinião sobre o game!
• ANÁLISE:
Quando se abre o jogo, você terá a opção de ir direto para o Gameplay ou aprender a jogar no tutorial; é recomendável que você teste o tutorial para aprender os macetes e mecânicas do modo! No tutorial você irá aprender basicamente como o game funciona!
Para coletar munição no cenário você precisa apenas se aproximar da maleta de munições que o personagem irá pegar, mas será coletado apenas o limite que o jogo estabelece! Já as ervas, você só poderá se curar se tiver levado dano, para pegá-las no cenário é só se aproximar do item que o personagem irá se curar sozinho!
Algumas armas especiais são encontradas pelo cenário, como bazuca, lança-granadas e arma de choque; essas armas são muito boas para o combate, principalmente contra as armas biológicas; porém elas possuem apenas uma munição, então cuidado para não errar o alvo!
Você também pode rolar pelo cenário para poder escapar dos tiros dos oponentes; cada personagem também possui uma habilidade especial, Leon por exemplo pode chutar os oponentes como em Resident Evil 4 (será uma dica para o possível Resident Evil 4 Remake?). A gameplay é idêntica a de Resident Evil 2 (2019) e Resident Evil 3 (2020), mas claro, com adições como habilidades especiais e o rolamento pelas arenas!
O cenário da beta é o R.P.D. de Resident Evil 2 reconstruído (o tutorial é feito nas ruas de Raccoon City de Resident Evil 3)! Provavelmente na versão final teremos novos cenários reaproveitados dos novos Resident Evil 2 e Resident Evil 3 (quem sabe até mesmo de Resident Evil 7: Biohazard e Resident Evil Village, visto que o jogo usa a RE Engine).
Como cada personagem tem habilidade diferentes e armas diferentes, alguns acabam se sobressaindo sobre os outros; nós do EvilHazard conseguimos melhores resultados nas partidas em que jogamos com Chris Redfield, ele possui um ótimo arsenal e ótimas habilidades; nós achamos a Gameplay com Ada Wong a mais sofrível, visto que suas habilidades, arsenal e golpes físicos são bem fracos!
Para se transformar em uma arma biológica basta ser abatido por um oponente! Para se transformar em uma arma biológica forte como Nemesis, basta ter conseguido um bom ranking durante a partida, caso contrário você sempre irá se transformar em um simples Mofado gordo! A arma biológica mais forte é sem dúvidas o impiedoso Nemesis, ele é extremamente forte, além de poder usar sua bazuca contra os oponentes; o Super Tyrant T-103 (Mister X) também é ótimo, principalmente pelos ataques com as garras!
O gráfico é um pouco reduzido de como como vimos em Resident Evil 2 e Resident Evil 3, mas para um multiplayer já está bom (em nossa opinião)! Caso você queira, poderá usar o filtro de gibi, onde o gráfico ficará idêntico a uma HQ (história em quadrinhos). Nós não jogamos muito com esse filtro, pois achamos um pouco fora do contexto!
As partidas onlines as vezes são instáveis e caem durante a metade do Gameplay, a Capcom precisa fazer uma manutenção satisfatória para que os fãs não desistam do jogo com facilidade, até porque ninguém gosta de ingressar em um multiplayer “quebrado”!
• CONCLUSÃO:
Uma breve conclusão é que a Capcom precisa adicionar novos personagens, novas armas biológicas e inimigos, novos cenários, novos arsenais e melhorar a conexão que está muito instável!
Sobre a Gameplay, achamos bem divertida pois as mecânicas de Resident Evil 2 e Resident Evil 3 são realmente muito boas! Talvez o que a Capcom precise alterar, seja aumentar o HP dos personagens, pois eles morrem muito facilmente!
Sobre o gráfico, não há o que falar, para um multiplayer já está ótimo! O filtro de gibi talvez seja muito legal para quem gosta de ler HQs, mas para quem não está acostumado, talvez não goste tanto, mas esse não é o problema, visto que pode ser alterado no menu principal!
Chega-se a conclusão então que o jogo é divertido, mas depois de algumas partidas torna-se cansativo e enjoativo, ou seja, a Capcom também precisa apresentar novas mecânicas e conquistas para não se tornar algo monótono!
Resident Evil sempre teve a premissa de ser um Survival Horror, e os fãs já estão acostumados com a temática Single-Player, mas a Capcom insiste em colocar multiplayers em jogos da série para tentar competir com outras franquias! Talvez a empresa precise parar de tentar emplacar com multiplayers e focar no Single-Player mesmo, os fãs da série já estão acostumados com a temática clássica da série e dificilmente aceitarão um modo online!
Resident Evil Outbreak e Resident Evil Outbreak: File #2 são jogos muito queridos pela comunidade, talvez seria interessante uma remasterização em HD para a geração atual, assim seria muito mais fácil dos fãs jogarem as campanhas online, visto que na época do PlayStation 2 a internet era muito restrita e poucos jogaram online!
Para quem se interessar, o jogo estará disponível junto com Resident Evil Village no dia 07/05/2021 no PlayStation 4, Xbox One e PC (você poderá jogar no PlayStation 5 com a versão de PlayStation 4 e no Xbox Series X|S com a versão de Xbox One)!
Editor e Redator do EvilHazard, mineiro, fanático pela série Resident Evil e fanático por Jill Valentine e Chris Redfield.