O primeiro Resident Evil foi lançado em 22 de março de 1996 para o PlayStation. Ali começou uma das maiorias franquias de videogames já existentes, abordando o Survival Horror em uma nova fórmula em um cenário macabro como a mansão Spencer com vários puzzles (quebra-cabeças), personagens caricatos, inimigos carismáticos e história intrigante.
Ao longo de todos estes anos já foram lançados vários produtos de Resident Evil (jogos, livros, filmes em live-action, filmes em CGI, gibis, mangás, peças de teatro, revistas, action-figures, cadernos, camisas, bonés, entre outros inúmeros produtos). E é por isto que em 2019 a Editora Europa lançou um livro chamado “Old!Gamer Classics: Resident Evil” com um conteúdo maravilhoso sobre o primeiro jogo da série. A revista traz tudo sobre Resident Evil (1996), inspirações, inspirados, inimigos, personagens, cenários, história e ilustrações MARAVILHOSAS.
Pontos positivos do livro: Mesmo com o advento da internet, muitos fãs não sabem até hoje onde Resident Evil se inspirou para ser o que é hoje, e o livro aborda esse conteúdo de uma forma extremamente intuitiva e direta; com o uso de linguagem não verbal e verbal, o leitor pode ficar maravilhado e se sentir vivendo na época dos anos 90, uma verdadeira fonte de nostalgia.
O livro também traz informações muito importante de Lore (história), afinal a série atualmente anda tão “desleixada” no quesito história, e com este livro vemos o quão importante é a história de Resident Evil e que a Capcom não deve ignorar de forma alguma o Canon da série. É nos contado sobre a história de cada personagem do primeiro Resident Evil (além de informações da equipe do Bravo Team dos S.T.A.R.S.), além disso, cada inimigo é muito bem detalhado, explicando até mesmo o nome científico dos monstros/armas bio-orgânicas, uma verdadeira aula de biologia (até porque um dos motivos da série existir é este mesmo).
As ilustrações são maravilhosas, ilustrações raríssimas que eram encontradas apenas em um livro lançado junto com Resident Evil de Sega Saturn chamado “The True Story Behind Bio Hazard” em 1997. Para quem tem curiosidade de vê-las e ter em suas coleções é uma ótima aquisição. As folhas do livro são folhas grossas, mais um ponto positivo. É muito ruim ler livros com folhas finas, correndo o risco de rasgar facilmente. Mas recomendamos guardar em local seco e livre de poeira.
Pontos negativos do livro: O único ponto negativo deste livro, são alguns erros de português em algumas palavras ou expressões. São erros que não prejudicam a leitura, mas mesmo assim fica registrado aqui este detalhe que é uma crítica construtiva para que a editora melhore ainda mais o já incrível trabalho que costumam fazer, em suas próximas edições.
Chegamos a conclusão que o livro é muito bom, uma verdadeira enciclopédia do primeiro Resident Evil (1996). Muito informativo e muito bacana para adicionar na coleção. Vale muito a pena adquirir o item!
Agradecemos a Editora Europa pela cópia cedida para esta análise e obrigado a todos que leram até aqui!
Compre seu livro no site da Editora Europa
Ficha técnica do livro:
•Número de páginas: 48
•Editora: Editora Europa
•Diretor Executivo: Luiz Siqueira
•Diretor Editorial: Roberto Araújo
•Edição:
Humberto Martinez
•Projeto Gráfico & Edição de Arte: Jeff Silva e Nabu Dias
Colaborou (texto): Gilsomar Livramento.
•Preço sugerido: R$ 30,0.
Editor e Redator do EvilHazard, mineiro, fanático pela série Resident Evil e fanático por Jill Valentine e Chris Redfield.