Joe Baker é um dos personagens do sétimo jogo da franquia Resident Evil, jogo esse em que somos apresentados à família Baker, uma família caipira que vive em Dulvey, na Louisiana, Estados Unidos.
Essa família é composta pelo pai (Jack), a mãe (Marguerite), o filho (Lucas) e a filha (Zoe), que antes dos eventos de Resident Evil 7 eram até que uma família normal e simpática. Quem jogou o game e as DLCs já deve saber o que aconteceu com eles, mas o tema desse artigo é sobre o irmão mais velho de Jack, o famosíssimo Joe Baker.
Nome: Joe Baker
Ano de nascimento: Desconhecido.
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.
Aparições em títulos da série: Resident Evil 7 biohazard
Como citado anteriormente, Joe é o irmão mais velho de Jack e aparentemente é um homem solitário, que prefere viver uma vida isolada do resto das pessoas, inclusive de sua própria família; pelo que parece ele é um homem robusto e possui um temperamento muito forte, e sabe usar muito bem os seus punhos em sua defesa por já estar acostumado com brigas punho a punho.
Além disso ele também é um homem bem rústico, e durante sua luta pela sobrevivência da sobrinha Zoe Baker na DLC “End of Zoe” ele demostra não ter problemas em se alimentar, consumindo larvas ou outros insetos encontrados na natureza.
O ano de 2017 foi a data em que ocorreram os eventos de Resident Evil 7, onde Ethan Winters vai em busca de sua esposa Mia Winters que estava desaparecida a mais de 3 anos; sua última localização conhecida foi na propriedade dos Bakers, e ao chegar no local Ethan acaba se envolvendo em uma trama bizarra, onde a arma biológica Eveline, em forma de garotinha, coloca os membros da família Baker sob o seu controle. Dentre todos eles, somente a filha, Zoe Baker, sobrevive ao horror de Eveline.
Depois que Ethan escolhe injetar o soro curativo em Mia em vez de Zoe, ela segue pela região do pântano onde seu tio morava, e ela acaba desmaiando sabendo que o seu destino seria o mais trágico de todos. Semanas passam e ela acaba sucumbindo ao vírus de Eveline, sendo encontrada por agentes da New Umbrella (Umbrella Azul). Joe então chega logo em seguida, e acreditando que eles eram os responsáveis pelo estado de Zoe, ele decide partir no soco e entra em confronto com eles.
Em seguida, ele leva a garota para a sua cabana, junto com um dos soldados da New Umbrella. Chegando ao local ele o amarra e decide interrogá-lo e fica exigindo explicações sobre o estado de Zoe. O homem conta que eles estavam tentando salvar a garota e revela a localização de uma amostra da vacina que a “curaria”. Joe vai ao local, mas encontra somente uma seringa com metade da dose. O agente então diz que esta quantidade não teria qualquer efeito de recuperação em Zoe, e antes que ele possa ajudar mais, ele acaba sendo puxado por uma criatura deveras “familiar”.
Joe então foge com Zoe em um barco, e decide continuar a sua busca por uma cura. Ele então descobre a existência de uma base provisória próxima de onde está, e em seguida segue para o local, mas acaba se deparando com diversas ameaças pelo caminho. Uma criatura diferente dos Mofados ressurge constantemente, como se estivesse tentando impedir Joe de salvar Zoe, mas ele consegue combatê-la e voltar para Zoe com a cura. A criatura, no entanto, mais uma vez leva a garota, e seu rastro leva diretamente à propriedade dos Baker.
É aí que vem o plot-twist dessa história: ele descobre que a criatura é ninguém mais, ninguém menos que seu irmão, Jack Baker, que havia sofrido uma nova mutação e sobrevivido à tentativa de ser eliminado por Ethan. Antes de chegar ali, Joe havia encontrado uma espécie de mão biônica pertencente à New Umbrella, um dispositivo de nome AMG-78. Ele se equipa com o aparelho e consegue, finalmente, dar um fim digno a Jack. Depois disto, ele injeta a cura em Zoe e a salva. e a DLC finaliza com helicópteros chegando ao local para abrigar e ajudar Joe e Zoe depois desse caos todo.
Apaixonado por survival horror, Redator do EvilHazard, sou Editor e Escritor amador.