Leon é um dos principais protagonistas da saga Resident Evil, e um dos personagens favoritos dos fãs, aparecendo atualmente em sete games da série. Sua estréia foi no Resident Evil 2 “original” (o de 1998), em seguida aparece em Resident Evil Gaiden (2001), Resident Evil 4 (2005), Resident Evil: The Umbrella Chronicles (2007), Resident Evil: The Darkside Chronicles (2009) e mais recentemente em Resident Evil 6 (2012). Em 2019 chegou às lojas a nova versão de Resident Evil 2, que traz a “re-estreia” de Leon na franquia, ao lado de sua eterna parceira de aventuras, Claire Redfield.
Nome: Leon Scott Kennedy
Nascimento: 1977
Tipo Sanguíneo: A
Altura: 1,80m
Peso: 70,2kg
Status: Vivo
Primeira Aparição: Resident Evil 2 (1998)
Leon Scott Kennedy decidiu se candidatar à uma vaga no Departamento de Polícia de Raccoon City logo após sua formadura na academia de polícia, devido a seu interesse no caso dos desaparecimentos e incidentes nos arredores da cidade. Apesar de possuir pouca experiência prática, Leon se destaca por sua juventude, suas habilidades e sua coragem. Possui um forte senso de justiça e muito orgulho em ser um policial, então seus esforços estão sempre voltados ao resgate e ajuda às vitimas.
Em 29 de setembro, em seu primeiro dia como um policial em Raccoon City, Leon cometeu o erro de dormir demais e não saiu para trabalhar até o final da tarde. Vestiu seu novo uniforme, entrou em seu jeep e dirigiu até Raccoon City. Ironicamente, foi este erro que acabou por salvar a sua vida; pois toda a cidade, inclusive o Quartel General onde ele deveria estar, estavam completamente tomados por uma multidão de monstros.
O motivo de seu atraso para o trabalho foi uma noitada na noite anterior. Leon bebeu demais em seu quarto de hotel após sua namorada ter terminado o relacionamento. Se não fosse por esse evento (pé na bunda), Leon poderia ter se tornado um cadáver ambulante como os outros policiais. Ao chegar em Raccoon City, encontra um zumbi na rua , e em seguida com Claire Redfield, que estava procurando por seu irmão mais velho, Chris.
Sendo um policial, Leon torna a proteção de Claire e da garotinha Sherry, seu maior foco. Sempre muito responsável, Leon luta desesperadamente para ajudar Claire, mesmo que descontente com o fato de ela se colocar em risco com suas próprias decisões. Enquanto buscam uma rota de fuga de Raccoon City, descobrem os planos secretos da Umbrella, o que dá início à uma longa batalha contra a coorporação.
Não podemos esquecer que por trás da ações de Leon neste momento, está uma outra mulher: Ada Wong. Leon tenta esconder a princípio, mas fica claro que seu coração partido passa a bater mais forte pela misteriosa Ada, que depois acabamos descobrindo ser uma cúmplice de Albert Wesker com o intuito de roubar o G-Virus. Então, após a (suposta) morte de Ada, o espírito de luta de Leon se reacende, e o jovem policial jura se vingar da Umbrella.
Após a fuga de Raccoon City, Leon se despede de Claire, que parte em busca de seu irmão, Chris. Um agente da inteligência recruta Leon para que inicie os treinamentos e se torne um agente do governo americano, pois acredita que um sobrevivente do caos de Raccoon City possui as aptidões físicas e mentais necessárias para o cargo. Naturalmente, seu treinamento na Academia de Polícia não bastava, e Leon passa então por um intenso período de treinamento, melhorando suas habilidades antes de se tornar um agente. Foi nesse espaço de tempo que Leon descobre que Ada ainda está viva, e que se juntou à organização de Albert Wesker.
Com seu treinamento já completo, Leon é enviado para a América do Sul com a missão de encontrar um Senhor do Tráfico com conexões com um antigo pesquisador da Umbrella. Seu parceiro na operação era Krauser, um ex membro da US SOCOM. Krauser possuía um excelente histórico de serviço, mas acaba sendo superado pelo novato Leon. Com o sucesso da missão, Krauser é dispensado, e logo em seguida é dado como morto em um acidente.
Quando a filha do presidente americano, Ashley Graham, é sequestrada, Leon é enviado para a Europa em uma missão solo de resgate. O depoimento de uma testemunha o leva à uma pequena vila no interior da Espanha, a qual Leon descobre se tratar de base para um culto conhecido como “Los Illuminados”.
Durante suas investigações, fica claro para Leon que esse é mais do que um caso de sequestro e resgate. O fundador da seita, Osmond Saddler planeja usar um organismo parasita chamado “Plagas” para obter controle sobre pessoas e líderes de diversos países e assim, dominar o mundo.
No combate contra os Illuminados, Leon vê com seus próprios olhos que Ada ainda está viva, e fica em choque ao ver que Krauser também não estava morto. Após vencer uma batalha dramática com Krauser, Leon se vê enganado mais uma vez por Ada, que consegue fugir com uma amostra das Plagas.
Retornando aos Estados Unidos com Ashley e a missão cumprida, Leon escreve o “Kennedy Report” (Relatório Kennedy), no qual relata em detalhes tudo o que descobriu sobre os Ganados. O arquivo é classificado como confidencial, para conhecimento apenas do governo norte-americano e da BSAA.
Cerca de um ano depois, um surto de T-vírus ocorre no aeroporto de Harvardville. Cabe a Leon liderar uma equipe especial para lidar com a crise, e ao chegar no aeroporto acaba se encontrando com Claire. Os dois enfrentam os zumbis e salvam os sobreviventes, mas logo em seguida se vêem envolvidos em uma série de atentados terroristas envolvendo a WilPharma, companhia que assumiu o lugar da Umbrella na liderança do mercado farmacêutico mundial.
Anos mais tarde, precisamente em 2013, Leon agora é amigo pessoal do presidente dos Estados Unidos, Adam Benford, e membro da recém-formada DSO – Division of Security Operations. O presidente vai à Ivy University para um discurso sobre bioterrorismo, no qual pretende revelar informações ultra-secretas que provam o envolvimento do próprio governo americano no incidente que resultou na destruição de Raccoon City há quase quinze anos atrás. Porém, antes de conseguir realizar o discurso, o local é atacado por bioterroristas, que liberam uma nuvem de C-Virus no sistema de ventilação da universidade, infectando centenas de pessoas.
Leon é chamado com urgência para partir em socorro ao presidente, porém o encontra já transformado em zumbi, consumindo o corpo de uma das vítimas. Quando o monstro se levanta, e prestes a atacar a parceira de Leon, a agente do Serviço Secreto Helena Harper, Leon se vê forçado a atirar e matar seu amigo. Sentindo-se culpada pela morte do presidente, Helena leva Leon até a Catedral de Tall Oaks, prometendo revelar maiores informações sobre os ataques quando chegarem, e com a intenção de salvar sua irmã Deborah. Quando conseguem chegar a Deborah, a história se repete e Helena acaba sendo forçada a matar a própria irmã, que havia sido infectada.
No caminho, os dois encontram-se com Ada, e Helena revela a Leon que havia sido chantageada por Derek Clifford Simmons, assessor de Segurança Nacional, para que o auxiliasse no assassinato do presidente Benford. Helena também revela que Simmons e a Neo-Umbrella estavam trabalhando juntos. Pouco depois de escaparem da Catedral, Tall Oaks, assim como Raccoon City, é destruída por um ataque aéreo. Leon e Helena então decidem forjar as próprias mortes para poderem perseguir Simmons até a cidade de Lanshiang, na China.
Após uma longa perseguição, os agentes conseguem encurralar Simmons em cima de um comboio, onde este confessa seus planos: eliminar o presidente antes que ele pudesse revelar a verdade sobre Raccoon City, levando os Estados Unidos a perderem sua autoridade mundialmente. Leon e Helena conseguem derrotar Simmons, mas ao tentarem escapar da cidade, são informados por Chris que um míssil foi lançado em direção a Lanshiang, e não há como impedir a destruição da cidade. Helena e Leon entram novamente em conflito com Simmons, e com a ajuda de Ada conseguem finalmente matá-lo, enquanto escapam com provas sobre os crimes de Simmons, que também inocentam Helena.
O traficante de armas Glenn Arias desenvolve uma nova arma viral, e passa a ser investigado por Chris Redfield e sua equipe. Quando a célula terrorista comandada por Glenn ataca a universidade onde Rebecca Chambers conduzia estudos sobre este mesmo vírus, chamado Animality Virus (ou A-Virus), a ex-S.T.A.R.S. vê grande parte de sua equipe ser assassinada por um novo tipo de zumbi, agora capaz de receber comandos. Após ser salva pela equipe de Chris, Rebecca o alerta sobre a semelhança com o vírus Las Plagas, por isso, os dois partem em busca de Leon, que vive agora no Colorado. Mesmo tendo de enfrentar seus fantasmas do passado, e ainda se culpando pela morte de seu amigo e presidente, Leon termina ajudando Chris, após Chambers ser sequestrada pelo vilão. Em uma luta na cidade de Nova Iorque, os dois conseguem deter Glenn e impedir seus planos.
Além da participação constante nos jogos da série Resident Evil, Leon também marcou presença como personagem desbloqueável em Trick’n Snowboarder (para PS1) e SNK vs. Capcom: Card Fighter’s Clash (para Neo Geo Pocket).