Steve Burnside foi um prisioneiro enviado para a Ilha de Rockfort com seu pai. Isso foi devido a atos de seu pai, um funcionário da Umbrella que estava vendendo os segredos da empresa em um leilão, mas ele foi pego. Ele e Steve são feitos prisioneiros enquanto a mãe de Steve foi morta.
Nome: Steve Burnside
Nascimento: 1981
Tipo Sanguíneo: AB
Altura: 173cm
Peso: 67,5kg
Status: Morto
Primeira Aparição: Resident Evil CODE: Veronica
Steve e seu pai estão presos na prisão da Ilha de Rockfort até que ela seja assumida pelo H.C.F.. Durante sua fuga, Steve e seu pai se separaram. No entanto, Steve conseguiu sobreviver ao ataque de zumbis causado pelo súbito surto do T-Virus experimental. Algum tempo depois, Steve conheceu Claire após atacá-la com a presunção de que ela era um zumbi. No entanto, Claire se defendeu. Essas ações fizeram com que Steve percebesse seu erro e a encontrasse cara a cara cordialmente. Steve deixou Claire para conseguir um avião para escapar da ilha.
Quando Steve foi encontrado novamente na sala do computador que era a sala após o dispositivo duplicador 3-D, ele estava pesquisando as informações sobre Chris Redfield. Quando Claire perguntou o que ele estava fazendo lá, Steve perguntou a Claire se Chris era seu parente. Claire perguntou a ele se ele se referia ao irmão dela e Steve percebeu o fato de que eles são irmãos. Ele bateu na alavanca que liberava a fechadura da porta, dizendo “Bem, parecia que seu irmão estava sob vigilância da Umbrella.” Depois que Claire mandou um e-mail para Leon para dizer a ele que Chris estava sendo monitorado, assim como as coordenadas da ilha, Steve disse que Chris não viria e Claire “simplesmente ficaria desapontada se dependesse de outras pessoas”. Steve saiu furioso da sala.
Steve pegou os Gold Lugers no palácio da ilha. Por causa de sua atitude, ele não percebeu que poderia colocá-los de volta e desativar a armadilha que havia armado. Quando Claire o liberou da armadilha, Steve reivindicou os Lugers, dizendo que os encontrou (embora Claire foi quem os encontrou primeiro) e ele os estava mantendo. Então, ele propôs um acordo a Claire, uma arma totalmente automática em troca dos Lugers. Quando Claire estava pensando, Steve saiu correndo da sala, deixando Claire sozinha mais uma vez.
Quando Claire quase foi morta por um Bandersnatch, Steve saltou por uma janela e atirou na criatura. Enquanto ele ainda estava olhando para Claire, ele atirou no Bandersnatch pelo menos cinco vezes. Depois que Steve chutou a B.O.W., ele atirou uma última vez antes que os Lugers ficassem sem munição. Como Claire estava com as Sub Metralhadoras, ela as deu a Steve em troca de suas Lugers. Ele descobriu que eles estão vazios e acusou Claire de traição. Quando Steve soube que havia um pente completo para as metralhadoras, Steve deu um empurrão em Claire para que ela pudesse recuperá-la. Depois que Steve pegou o pente, Alfred Ashford levou Claire e Steve para o andar B1, pensando que eles morreriam ali. No entanto, Steve limpou todos os zumbis de seu caminho para que Claire pudesse passar facilmente. Steve disse a Claire quando ela chegou que as metralhadoras são “muito mais confiáveis do que qualquer pessoa”. Depois que Claire perguntou a Steve onde estava sua família, ele ficou furioso. Quando chegaram ao segundo andar, Steve e Claire caíram de uma parte instável de uma passarela.
Após a queda, o pé de Claire ficou preso sob os escombros. Quando Steve se levantou, ele encontrou seu pai, agora infectado com o T-Virus. Incapaz de atirar nele, Steve não conseguiu agir. Justamente quando parecia que ele alcançaria Steve, Claire involuntariamente atraiu a atenção de seu pai. Steve atirou em seu pai infectado quando ele estava prestes a morder Claire. No entanto, ao atirar em seu pai, Steve esgotou completamente a munição carregada em suas submetralhadoras.
Depois de entender o que fez, Steve contou a Claire como ele e seu pai chegaram à ilha. Depois disso, Claire deixou Steve sozinho para continuar enfrentando sua perda.
Quando Claire estava prestes a ser morta por Alexia, Steve entrou furioso. Ele foi ferido por um tiro, mas abriu fogo e feriu Alexia. Enquanto ele e Claire verificam o quarto, eles são atacados por Alfred. Steve chutou Alfred para o chão e eles descobriram que Alfred, tendo uma personalidade dividida, estava interpretando Alexia. Eles escaparam da residência depois que o sistema de autodestruição foi ativado. Ambos evacuaram a ilha por meio de um avião que parecia um Transporte C-130. Steve pilotou o avião para fora da ilha, mas Alfred configurou o avião para piloto automático e ele voou para as instalações da Antártica.
Ao chegar à Antártica, seu avião pousou na Base Antártica, que estava infestada de infectados em outros aviões. Depois de uma busca nas instalações, os dois encontraram um Alfred armado. Claire foi mantida sob a mira de uma arma, mas Steve foi capaz de derrubar Alfred, atirando nele com suas metralhadoras. O impacto das balas fez Alfred cambalear para trás contra uma grade que se soltou e o fez despencar em um buraco.
Eles exploraram o lado de fora da instalação onde um fugitivo Alexander/Nosferatu os encontrou. Steve foi empurrado do telhado e quase caiu para a morte. Claire conseguiu colocá-lo em segurança após matar Alexander. Quando Claire começou a andar, ele disse: “Da próxima vez, eu protegeria você, Claire.” Os dois encontraram um caminhão que usaram para escapar da estrutura. No entanto, um Alfred moribundo conseguiu reviver sua irmã, que destruiu seu caminhão em vingança pela morte de Alfred.
Os dois são capturados por Alexia e Steve foi injetado com o vírus t-Veronica. Ele sofreu uma mutação na frente de Claire e tentou matá-la com um machado gigante. Quando ela se trancou em uma cela, um dos tentáculos de Alexia quebrou a parede e a agarrou.
Quando Steve entrou na sala, ele apontou seu machado para o alto, pronto para matá-la. Mas, seu corpo conseguiu lutar contra o vírus e sua consciência recentemente recuperada permitiu que ele atacasse o Alexia-Pod. O restante do Alexia-Pod fez com que ele batesse com força contra uma parede. Enquanto morria, Steve rapidamente voltou ao normal e disse a Claire que Chris manteve sua promessa, e disse ainda que a amava mas não podia mais lutar. Ele sucumbiu aos ferimentos. Ele tinha apenas 17 anos quando morreu.
O H.C.F. conseguiu coletar seu corpo para colher as amostras do vírus t-Veronica. Albert Wesker disse a Chris que seria possível reviver Steve e talvez até ver Claire novamente. Claro, isso foi claramente um golpe nas emoções de Claire que irritou Chris e Claire.
Quando contatado por Javier Hidalgo, Albert Wesker pegou uma amostra de t-Veronica do cadáver de Steve para fornecer o vírus para a filha doente de Hidalgo, Manuela Hidalgo. Em troca, Wesker recebeu uma grande quantia em dinheiro e uma participação na operação criminosa de Hidalgo.
Fonte: RE Wiki
Autor: Kauê Baumgartner
Perfil Admin.