Filmes de terror são extremamente famosos, principalmente os com fantasmas, espíritos e demônios. Já vimos várias vezes uma casa assombrada onde os moradores tentam se livrar de fantasmas e assombrações, mas.. e se o contrário acontecesse? E se os fantasmas quisessem exorcizar sua casa dos humanos? Foi isso que Tim Burton pensou em 1988 e assim acabou criando um dos maiores clássicos do cinema: Os Fantasmas se Divertem, ou como é conhecido mundialmente, BEETLEJUICE!
Na trama seguimos o casal Adam e Bárbara Maitland, que após falecerem repentinamente. ficam presos a sua casa, que é vendida para uma nova família que quer reformá-la por completo. Agora o casal quer desesperadamente assustar a família para expulsá-los de lá, e para isso vão pedir ajuda ao demônio Beetlejuice! Mas o casal acaba se apegando a Lydia, a filha do casal que se mudou para a casa e percebem que talvez conviver com eles não seja tão ruim.
Escrito e dirigido por Tim Burton, Os Fantasmas se Divertem é um filme muito sutil. Burton é incrível em entregar vários detalhes da trama e dos personagens através apenas de gestos, interações, formas de agir e de se vestir, como ao mostrar a excentricidade de Délia, madrasta de Lydia, a fazendo usar uma luva como uma bandana, ou com Lydia usando roupas pretas, de funeral, diariamente, mostrando sua relação com a morte, e ainda como exemplo temos uma aranha saindo da versão pequena da casa na maquete de Adam, mostrando que o mal está naquela casa. Simplesmente genial da parte do diretor.
Burton traz também sua famosa estética gótica para o projeto. Todo o mundo do pós-vida é colorido, expressionista, as coisas têm tamanhos e formatos que não fazem sentido. Tudo isso junto, visualmente, é incrível. Precisamos lembrar também de toda a parte de maquiagem e stop-motion. Os mortos estão todos ridiculamente bem feitos, todos os efeitos práticos se seguram sem problema algum até hoje. O verme do deserto, feito totalmente em stop-motion, é incrível e brilha aos olhos mesmo nos dias atuais.
O roteiro é até simples, mas funciona perfeitamente. Tem uma ou duas conveniências? Tem, mas nada que não faça sentido acontecer. A trama, toda a ideia de vermos uma casa assombrada da perspectiva dos fantasmas e de fato torcemos para eles tirarem os humanos de lá, é muito bem conduzida. Faz sentido, os personagens são interessantes e nós nos apegamos a eles. Adam e Barbara, interpretados por Alec Baldwin e Geena Davis, são ótimos protagonistas. Lydia, interpretada por Wynona Ryder, é uma personagem interessante e bem construída. Quem brilha mesmo, entretanto, é Beetlejuice, interpretado brilhantemente por Michael Keaton. Atuação essa tão brilhante que marcou o cinema com apenas míseros 14 minutos de tela.
Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice) é um clássico do cinema e um filme que todos devem ver. Um filme muito bem conduzido e funcional em todos os aspectos! Assistam!
Nascido em 1996 em Bauru (SP). Redator e Editor de Vídeos do EvilHazard. Escritor publicado. Diretor e roteirista de cinema.