Excluindo o próprio lançamento de 24 de março, a liberação da demo de Resident Evil 4 Remake era o momento mais aguardado durante o hype para o jogo nas últimas semanas, e finalmente, durante o Capcom Spotlight da última quinta-feira (9), a demo foi finalmente ao ar e trouxe um gostinho de como será o início do primeiro ato do tão aguardado remake, quando Leon chega ao vilarejo espanhol em busca de Ashley e confronta os aldeões infectados.
LEIA TAMBÉM:
Mídias físicas de Resident Evil 4 Remake começam a aparecer em lojas!
Preço de Resident Evil 4 Remake sobe na Steam brasileira e deixa fãs insatisfeitos
Resident Evil 4 Remake (mídia física) já se encontra disponível em pré-venda na Amazon
Produtor de Resident Evil 4 Remake quer que o jogo “traia” as expectativas
Abaixo, você conferirá as primeiras impressões do EvilHazard sobre a Chainsaw Demo de Resident Evil 4 Remake (jogada no PS4 PRO), em seus mais diversos aspectos!
A cutscene inicial abre a demo com Leon falando sobre sua vida desde os eventos em Raccoon City, e dessa vez não é contada a história da falência da Umbrella após os eventos dos tribunais de Raccoon e a exposição pública do envolvimento da empresa com o desastre biológico. Ao que tudo indica, a história se mantém, porém a Capcom resolveu abrir o jogo de forma mais intimista, falando sobre os pensamentos e a dor de Leon. É interessante observar a presença de Krauser treinando combate com facas junto a Leon em uma das cenas da abertura, certamente em algum momento anterior aos eventos da Operação Javier.
LEIA TAMBÉM:
Suposto easter egg em gameplay de RE4 Remake pode sugerir conexão entre Los Illuminados e Umbrella!
O que é a “Operação Javier” citada em Resident Evil 4 Remake e por que ela é importante?
A partir do trecho inicial na floresta escura já é possível ter alguns insights sobre a movimentação de Leon. A câmera é um pouco mais distante que a do Remake de Resident Evil 2, porém a movimentação é mais ”solta” e o pique de Leon ao correr é bem mais intenso (pelo menos ele andou fazendo cardio regularmente durante o treinamento), algo que também se reflete na transição de Resident Evil 7 para Resident Evil Village, sendo o primeiro um jogo mais claustrofóbico e com movimentação mais restrita, e o último contando com uma movimentação mais fluída e uma câmera adaptada para espaços mais abertos.
A construção até o trecho da cabana com o primeiro Ganado é muito efetiva em exibir as principais diferenças desse jogo para o original: é possível notar animais eviscerados pelo chão, penduricalhos e símbolos construídos com ossos, crânios de animais, e várias vezes a insígnia do culto Los Illuminados aparece presente e espalhada pelos ambientes. A combinação desses elementos perturbadores com a atmosfera cria um clima de “folk horror” muito bom e que faltou mais ao jogo original. Neste remake, os cenários são mais recheados de elementos e ajudam a contar a história e dar um vislumbre da vida e da degradação psicossocial causada pelo parasita e a lavagem cerebral do culto de Saddler no vilarejo.
No tocante ao trecho da cabana, é interessante como ele dá uma bela surpresa a quem joga, já que todos os que jogaram o original esperam ver o primeiro Ganado junto à lareira e não exatamente do seu lado ao abrir a porta! Isso cria um excelente gosto de subversão de expectativas e é um belo susto, agora que o jogador não sabe pelo que esperar e até que ponto está seguro achando que pode prever os eventos e sustos baseado na experiência prévia com o RE4 original.
O combate com os ganados nesse trecho é bastante agoniante, já que o jogador ainda estará pegando o jeito da gameplay e eles são rápidos, porém já é possível ter um gosto de como serão as lutas no geral. O parry é bastante efetivo e a faca é uma excelente arma, o que incomodou de certo modo é que se você acertar um ganado que está mais longe na cabeça e der a opção de chutar, Leon pode demorar para chegar nesse Ganado e ele irá se recompor, o que causa uma bela frustração seguida de uma possível perda de HP.
A partir daí, segue-se um trecho curto por um caminho mais iluminado que vai levar até o icônico combate na vila com a grande horda de Ganados. Nesse ponto, ficam mais evidentes alguns defeitos do jogo na edição de PS4 PRO: a renderização apresenta alguns bugs, é possível ver as silhuetas dos aldeões tremendo enquanto Leon observa de longe, além de que algumas texturas de personagens, chão e objetos apresentam demora para ficarem completamente carregadas, o que causa um certo incômodo. No entanto, o desempenho geral desta versãoé muito bom, o jogo não apresenta lentidão e o framerate é bem consistente; é possível jogar normalmente e apreciar boa parte da beleza do game sem levar em conta estes bugs ao renderizar.
Retornando ao ponto da batalha do vilarejo, esse trecho continua frenético e tenso assim como no jogo clássico, e algo que pode ajudar bastante é aguardar os inimigos se acumularem e atirar na cabeça de um ganado, quando ele ficar atordoado o jogador deve chutar um deles e por consequência derrubar os outros (algo que também é muito efetivo no jogo clássico). A abordagem Stealth também é bem efetiva até certo ponto nesse trecho; o abate dos inimigos de forma silenciosa é bastante satisfatório, porém assim como o parry, essa estratégia desgasta a faca e é preciso ser devidamente cadenciada. Claro, é impossível mencionar esse trecho sem falar do clássico inimigo cuja arma nomeia essa demo, Dr. Salvador, o ganado da motosserra está mais do que presente!
No jogo clássico, é possível evitar esse inimigo se o jogador não entrar na cabana da shotgun, porém nesse remake ele aparece de qualquer jeito, ele virá se o jogador entrar na dita cabana ou se passar um tempo abatendo os aldeões. Dr. Salvador continua muito resistente e se seu golpe não for aparado com a faca, já era, é Game Over igual no original! Felizmente, ainda é possível pegar a shotgun na cabana e uma granada de mão que pode ser muito efetiva para controlar a horda de ganados e ajudar a derrotar Salvador.
Para aqueles que estavam preocupados com a ausência de “gore” neste remake (uma vez que no jogo original as mortes eram bem “explícitas”), segue o vídeo abaixo:
Leon sendo.. decapitado.. na Chainsaw Demo.. é isso.
(Via rezeer11 – Reddit) #ResidentEvil pic.twitter.com/4tZ4PJL8rJ— EvilHazard (@EvilHazardBR) March 10, 2023
Assim como no clássico, eventualmente, o sino vai tocar e os aldeões passarão a se dirigir para a igreja com o intuito de orar para Lord Saddler, e sim, a piada do bingo está presente, para alegria do EvilHazard e de uma legião de fãs das piadas do Leon. Infelizmente, nesse ponto a demo é encerrada, entretanto alguns jogadores, ao re-jogar, conseguiram desbloquear uma dificuldade nova chamada ”Motosserra furiosa” que é exclusiva de demo. Para desbloquear esta nova dificuldade é muito simples: basta selecionar “New Game”. voltar ao menu principal. e selecionar novamente “New Game” até que apareça a mensagem oferecendo a nova dificuldade. Nela, você precisará enfrentar mais inimigos, e um Dr. Salvador mais letal.
A impressão que fica de RE4 Remake com esta Chainsaw Demo é muito boa! Existiram sim coisas que não foram muito positivas, como os bugs visuais e a dificuldade em alguns pontos para executar o chute, porém a performance geral está bem consistente, os visuais estão belíssimos (mesmo no PS4 PRO) e tudo indica que este será o melhor remake de Resident Evil já feito até o momento!
E você caro(a) Partner? Jogou a demo de RE4 Remake? Queremos saber a sua opinião e não se esqueça de comentar e compartilhar nosso post para seus amigos fãs do survival horror! Abaixo, confira algumas screenshots capturadas diretamente da demo:
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil