Em Dezembro de 1998, Claire Redfield se prepara para um dos maiores desafios que viria a ter em sua vida. Após sobreviver ao tenebroso Incidente em Raccoon City e descobrir que seu irmão, Chris Redfield, teria viajado para a Europa a fim de investigar a corporação Umbrella por conta própria, a jovem universitária vai então para Paris e invade uma base da Umbrella lá. Entretanto, seus planos caem por água abaixo ao ser identificada e perseguida. Um caos ocorre na base, mas um agente chamado Rodrigo consegue capturar Claire e prendê-la, levando-a para as Ilhas Rockfort onde fica em uma prisão.
[ LEIA TAMBÉM: EvilFiles – Resident Evil 3: Nemesis – História ]
[ LEIA TAMBÉM: EvilFiles – Resident Evil 2 (Remake): História ]
[ LEIA TAMBÉM: EvilFiles – Resident Evil (2002): História ]
[ LEIA TAMBÉM: EvilFiles – Resident Evil Zero: História ]
Após um breve momento adormecida nas Ilhas Rockfort, Claire acorda em uma cela da prisão já ouvindo explosões, gritos e tiros. É surpreendida por Rodrigo que entra na sala de celas e a libera. O homem parecia estar fraco e cansado. Claire então segue em frente e ao subir, se depara com um cemitério onde é atacada por zumbis. Sem saber o que estaria acontecendo, Claire corre e se depara então com alguém atirando contra ela. Com seus reflexos, Claire desvia dos tiros e contra-ataca ao achar uma arma pelo chão. O atirador logo se rende e então ele revela que pensou que Claire era, na verdade, um zumbi. O atirador se tratava de um garoto de 17 anos chamado Steve Burnside que ao ver Claire, seu coração começa a bater forte. Mas a jovem não dá muita bola para ele. Ela aconselha para que os dois se unam e arrumem um jeito de sair da ilha, visto que ela já tinha experiência em batalhar contra armas biológicas por estar em Raccoon City. Mas Steve recusa e segue em frente com ela achando que a garota iria apenas “lhe atrasar”.
Claire começa a investigar a ilha e encontra Steve novamente mexendo em um computador. Ele consegue encontrar dados que afirmavam que Chris Redfield não chegara a aparecer nas ilhas Rockfort. Claire aproveita o computador e manda um email de socorro para Leon S. Kennedy, o policial que ajudou Claire em Raccoon City. Claire continua em busca de um jeito de sair da ilha e se depara com cada vez mais aberrações maiores que zumbis. A jovem chega a salvar Steve de armadilhas na ilha, apenas aproximando mais os dois. Em um dado momento, Claire é surpreendida por Alfred Ashford, um dos netos de Edward Ashford (um dos criadores da Umbrella). Alfred entrega a Claire uma personalidade aguçada, estranha e perturbadora. Ele tenta matar Claire atirando vários projéteis de rifle, ameaçando a moça por “querer destruir o legado dos Ashford” além de dizer que foi ela quem atacou a ilha com o T-Vírus.
Claire continua sua jornada e permanece lutando contra Alfred. O homem acaba traçando uma armadilha para a garota e a põe em um local cheio de armas biológicas novas chamadas Bandersnatch. O confronto só acaba com a aparição de Steve que salva Claire dos monstros. Feito isso, os dois se juntam para passar por novas áreas da ilha até que caem de uma passarela do segundo andar e Claire fica com a perna presa abaixo de uma pedra. Um zumbi se aproxima para matá-la e quando Steve vai salvá-la, acaba congelando. Em uma fração de segundo antes do zumbi matar Claire, Steve consegue acordar e mata o zumbi. Ele explica o porque de ter parado e entrado em choque, o zumbi era o seu pai. Assim, Claire deixa o garoto no local para se despedir da figura paterna enquanto ela desvenda mais mistérios na Ilha e procurava por uma forma de sair dali. Claire consegue então ter acesso a um castelo infestado de zumbis e morcegos. É aqui onde ela se depara com Alexia Ashford, aparentemente, conversando com Alfred.
Mais a frente, Claire se depara com Albert Wesker, ex-capitão dos S.T.A.R.S em Raccoon City e até do seu irmão, Chris. Wesker reconhece a jovem logo de cara e revela que foi ele quem atacou a Ilha Rockfort com o T-Vírus. Wesker acaba também, de certa forma, insultando Chris o que faz Claire proteger seu irmão. Wesker então é tomado pela fúria pelo irmão de Claire e ataca a jovem ameaçando a morte dela e de Chris. Entretanto, Wesker recebe uma chamada inesperada e decide deixar Claire viva “por mais um tempo” e abandona a moça em frente a Mansão dos Ashford.
Após se recuparar da briga com Wesker, Claire procura por uma peça-chave para a sua saída da ilha e se depara com Alexia apontando um rifle para si. Alexia é impedida por Steve que surpreende o local e sofre um tiro de raspão de Alexia e contra-ataca com suas armas. Alexia cai e passa por uma passagem secreta em seu quarto. Claire e Steve a seguem e encontram uma peruca loira e até vários acessórios de maquiagem. Logo, são atacados por Alfred com o rifle, mas o homem sai correndo e foge ao se olhar para o espelho e perceber que não estava como Alexia refletindo mais ainda sua loucura e mente perturbada. Claire e Steve percebem que Alexia, talvez, nem existiria e que todas as suas aparições teriam sido Alfred se vestindo como a suposta irmã. Uma contagem regressiva começa após o sistema de autodestruição ser acionado por Alfred. Assim, Claire e Steve correm até uma aeronave que poderia tirá-los dali.
Chegando na aeronave, Steve percebe que uma passarela tomava o caminho. Assim, Claire corre para acioná-la e liberar a pista. Entretanto, Alfred libera um Tyrant do tipo T-103 para caçar a dupla. O Tyrant surpreende Claire no caminho de volta para a aeronave, mas a garota consegue derrotá-lo e continua em frente. Claire e Steve, então, conseguem decolar a nave e comemoram a fuga. Mas o pior acontece, o Tyrant invade o avião. Sobra a Claire combatê-lo e por fim, consegue matá-lo o jogando para fora do avião. Como se não fosse o bastante, Alfred teria saido também antes da ilha ser destruída e acionara um sistema de piloto automático da aeronave. Claire e Steve descansam.
Ao acordarem, Steve percebe que eles estavam no polo antártico. O avião faz um pouso forçado logo na base da Umbrella na Antártica que também estava tomada por zumbis e armas biológicas. Os dois passam a investigar o local. Durante a investigação, Claire encontra um trator que poderia ajudá-los a sair da base. A fim de encontrar uma forma de acionar o trator, Claire se depara com um monstro com o corpo todo amarrado e acorrentado a uma parede numa espécie de subsolo, uma sala isolada abaixo da base. O homem grita desesperadamente, mas Claire tenta não se preocupar com ele. Ela e Steve conseguem acionar o trator, mas bem na hora de abandonar o local, novamente se deparam com Alfred que troca tiros com a dupla. Alfred acaba caindo em um buraco muito fundo o que faz Claire e Steve pensarem que ele está morto e permanecerem com o plano.
Alfred, machucado e prestes a morrer, libera Alexander Ashford, seu pai que é o monstro acorrentado a parede da base e coloca a toda a sua energia para seguir até uma sala especial da base e acorda a sua irmã, a verdadeira Alexia Ashford, da hibernação. Alexia sai e se depara com Alfred morrendo a sua frente. Ela coloca o irmão em seu colo e despede-se dele jurando vingança aos responsáveis daquilo.
Claire e Steve são surpreendidos no caminho por Alexander. Steve é desnorteado pelo monstro e sobra a Claire combatê-lo e por fim consegue matá-lo após uma batalha, mas quando vai ajudar Steve, tentáculos gigantes de Alexia atacam aos dois.
Enquanto isso…. Chris Redfield! O irmão de Claire, ao receber o email de Leon de que a jovem teria ido atrás dele e fora pega pela Umbrella e mantida na ilha Rockfort, vai até o local investigar com o objetivo de salvar sua irmã. Ao chegar lá, encontra Rodrigo, o homem quem capturou Claire, mas que também a liberou da prisão quando a ilha foi atacada pelo T-Vírus. Rodrigo comenta que Claire, possivelmente, saiu da ilha e elogia a jovem por ter ajudado ele e ter bravura. Chris então segue a procura da irmã e investiga os restos da ilha.
No caminho, Chris acaba se deparando com Wesker. O ex-capitão ataca Chris com golpes, mas deixa de combater Chris ao receber uma mensagem de Alexia, mostrando um pouco do interesse de Wesker na ilha sobre Alexia. Chris descobre o paradeiro de Claire na Antártica e então pega um avião voa até o continente a fim de salvar a irmã.
Ao chegar na base da Umbrella no polo antártico, Chris passa a descobrir mais experimentos e segredos que a Umbrella mantinha. Ele consegue encontrar Claire grudada a uma teia orgânica de Alexia atrás de uma escadaria no hall da mansão de Alexia. Ao acordar, Claire dá um abraço grande por finalmente reencontrar o irmão e logo fala que precisa salvar Steve. Ao tentarem sair do hall, Alexia separa os irmãos atacando-os com seus tentáculos gigantes. Assim, Chris permanece no hall enquanto Claire corria para salvar Steve.
Claire consegue encontrar Steve preso a uma parede. Ao tentar libertá-lo, ele diz que Alexia o infectara com algo e logo começa a sofrer mutações constantes virando um monstro. Claire corre pela sua vida e acaba conseguindo passar por uma grade que se fechava aos poucos separando ela de Steve mutante. Ela tenta recuperar o fôlego enquanto Steve tenta arrombar a grade. Logo, os tentáculos de Alexia atacam Claire a seguram firme. Steve arromba a grade e passa para o outro lado. Ele logo ataca Claire, mas antes de sua arma encostar nela, ele recupera um pouco de sua consciência e então corta o tentáculo que segurava Claire. Feito isso, um dos tentáculos o atinge e faz com que Steve volte ao normal, humano. Claire vai socorrê-lo, mas o garoto apenas diz que ficou feliz de tê-la conhecido. Logo, ele fala que amava Claire e morre nos braços da jovem. Claire fica na sala chorando e lamentando a morte do parceiro.
Enquanto isso, Chris estara no hall apenas observando o encontro entre Wesker e Alexia. O ex-capitão pedia uma amostra do T-Veronica Vírus para a mulher, mas Alexia começa a sofrer mutações e uma pequena luta entre os dois acontece no hall. Wesker deixa o local sobrando para Chris enfrentar Alexia. Ele consegue derrotá-la e vai atrás de Claire.
Ao passar por um corredor, escuta a irmã chorando numa sala. Ele pergunta o que aconteceu e entende pelo pouco que Claire diz sobre Steve. Ela entrega a ele um cartão no qual ele poderia acionar a autodestruição do local e que pudessem sair dali. Chris corre e aciona o sistema de autodestruição colocando o código “VERONICA” no computador. Ao retornar, encontra não somente Claire, mas também Alexia. Claire deixa o local enquanto Chris luta contra a mulher. Ela se transforma em monstros horríveis, mas Chris consegue matá-la de uma vez por todas. Ele segue o caminho para sair da base, mas se depara de novo com Wesker e dessa vez fazendo Claire de refém.
Chris então fala para Wesker deixar Claire fora da batalha já que ela não tinha nada a ver com aquilo. Claire corre então até um avião e fica na espera de Chris. O irmão combate Wesker e aliás chega a levar muitas surras do inimigo. Após um grande combate, Chris consegue despistar Wesker e corre para o avião onde Claire esperava. Os irmãos Redfield conseguem sair da base da Umbrella segundos antes de ser destruída por completo.
LEIA TAMBÉM:
[ EvilFiles – Resident Evil CODE: Veronica (Análise) ]
Texto disponível também no site dos Parceiros do Resident Evil Project
Gabriel, 19 anos, de Brasília. Redator do EvilHazard e Administrador do Resident Evil Project. Ator e amante de cinema e videogames.