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EvilFiles – Silent Hill 2

A série Resident Evil da Capcom foi, durante vários anos, incontestável no quesito horror, até que Silent Hill da Konami apareceu para competir. Enquanto Resident Evil focava em uma narrativa bioterrorista e em jumpscares pontuais, Silent Hill criava uma atmosfera que não era apenas sinistra, mas também psicologicamente desconcertante, como como Twin Peaks, de David Lynch, combinada com o visual de um vídeo de Marilyn Manson. Silent Hill 1 trouxe excelentes sustos e construiu a necessidade do jogador de conhecer os segredos por trás dessa cidade tranquila e turística que se tornou um inferno, mas também trouxe um final que não só era duramente anti climático, mas também que os jogadores teriam que repetir várias vezes para fazer alguma aparência de sentido.

Esperava-se que a sequencia do PlayStation 2 fornecesse um enredo mais satisfatório para além das melhorias gráficas esperadas desde o salto da série para um sistema de jogo da próxima geração. Silent Hill 2 é bem sucedido, em certo sentido, mas perde um pouco do apelo do jogo original ao longo do caminho.

Ano de lançamento: 2001
Publicadora: Konami
Desenvolvedoras: Konami (KCET)
Gênero: Survival Horror
Diretor: Masashi Tsuboyama
Número de jogadores: Single-player

Com seu elenco completamente novo de personagens, Silent Hill 2 exige que você se esqueça de tudo que já conheceu sobre Silent Hill, exceto pelo fato de que é uma cidade enevoada e que há coisas lá fora naquela névoa. Você joga como James Sunderland, um homem que vem a Silent Hill depois que ele recebe uma carta misteriosa de sua esposa morta, pedindo-lhe para encontrá-la lá. Logo após você chegar, você percebe que há algo seriamente errado com a cidade – as únicas pessoas que você encontra são visivelmente retardadas mentais, e monstros saem da névoa. Como no original, você logo se arma com uma arma improvisada de madeira e pregos, e um rádio que emite estática quando as criaturas estão próximas, aventurando-se para desvendar os muitos segredos que Silent Hill possui.

Espere passar a maior parte do tempo resolvendo quebra-cabeças, que é o foco principal do jogo. Alguns quebra-cabeças exigem que você colete e combine itens-chave, outros fazem a varredura de notas e documentos encontrados para certos números se aplicarem a quebra-cabeças de estilo de combinação mais tarde, e alguns estão lá aleatoriamente para você descobrir. Os quebra-cabeças de Silent Hill 2 são bem feitos – resistentes o suficiente para fazer você pensar um pouco sobre como resolvê-los, mas não é difícil o suficiente para forçá-lo a buscar um detonado. As poucas vezes em que você pode ficar preso no jogo provavelmente se devem a um item ou quebra-cabeça perdido, recorrendo à maneira de “abrir a porta da geladeira várias vezes” para verificar todos os quartos até encontrá-lo.

O excelente sistema de mapeamento do jogo ajuda muito com isso porque mostra quais salas você visitou, quais portas não podem ser desbloqueadas e onde os quebra-cabeças que você já encontrou estão localizados, bem como marcá-los quando você tiver resolvido eles. Outra característica interessante é que, quando você entra em um cômodo ou na rua, a cabeça do seu personagem vira para qualquer item notável naquela área, o que economiza uma quantidade significativa de tempo enquanto você procura em cada canto um objeto na cidade.

Os monstros do jogo raramente representam uma grande ameaça para você. A jogabilidade oferece muitas oportunidades para pegar munição e kits médicos, e as criaturas quase sempre aparecem tão longe que você pode matá-las antes que elas cheguem perto o suficiente para atacar. Dentro de casa, você deve destruí-los para você passar, mas do lado de fora, eles são lentos o suficiente para apenas passarem. Basta dizer que, o combate não é muito desafiador e é repetitivo às vezes. As poucas lutas que se assemelham vagamente a encontros com chefes são fáceis para quem já jogou um jogo de Resident Evil, por exemplo.

Os melhores aspectos do Silent Hill 2 são seus gráficos e som. Os poucos monstros únicos que você encontra no jogo são soberbamente projetados. O primeiro, por exemplo, parece um homem amarrado em uma camisa de força, coberto por uma camada de verme brilhante. Outra é uma montagem bizarra de peças de manequim. Muitos, se não todos, são perturbadores em nível subconsciente e visual, fazendo deste um jogo que definitivamente não é para crianças.

As criaturas em Silent Hill 2 soam tão assustadoras quanto parecem. A raça mais inofensiva de monstro soa como um cão montado a partir de partes quebradas do relógio. Uma vez que você realmente o localiza, ele não o preocupa mais, mas até então, você se entreterá com alguns momentos nervosos, imaginando de onde esse barulho estranho está vindo. A partitura musical do jogo é ambientalmente escassa e, em alguns pontos, quase imperceptível, mas cresce apropriadamente em momentos-chave com grande efeito. A sólida trilha sonora e efeitos sonoros são apenas levemente enfraquecidos pela atuação do dublador, o que se deve mais à escrita desajeitada do que à má atuação.

Os visuais impressionantes também têm algumas desvantagens. Embora haja um grande grau de variedade nos obscuros ambientes internos do jogo, os exteriores escuros e nublados raramente pressionam as capacidades gráficas do PlayStation 2 – e mesmo se o fizessem, seria muito nebuloso para vê-los. Um efeito de neblina repassa os visuais do jogo para fazer com que o processo pareça mais sinistro, mas no final ele não aumenta e nem diminui muito o jogo.

O controle padrão de Silent Hill 2 é semelhante ao da série Resident Evil da Capcom, em que você deve virar seu personagem para encarar a direção que você quer que ele se mova antes que ele possa avançar. Críticos condenaram esse recurso em Resident Evil, mas é menos problemático aqui porque você liga e responde com maior rapidez. Aqueles que não concordam com esta função podem alterar a configuração de controle de modo a se mover sem a curva direcional, como em Onimusha da Capcom, mas essa configuração parece um acréscimo de última hora e parece estranha.

Além de oferecer configurações diferentes para o controle, Silent Hill 2 também oferece várias opções de dificuldade para quebra-cabeças e monstros. Escolha a dificuldade para iniciante em Monstros e você pode se afastar do jogo por 15 minutos, sendo atacado por vários monstros e ainda estar vivo quando você retornar. Da mesma forma, as configurações mais difíceis tornarão o jogo mais desafiador para os fãs obstinados de terror de sobrevivência. Já o enredo do jogo faz mais sentido no final desta sequência do que no original, mas ao contrário do jogo, nunca cria a necessidade premente de entendê-lo em primeiro lugar. É uma narrativa desarticulada que vai encontrar muitos dizendo “Oh, é disso que se trata” no final. (Como no Silent Hill original, existem vários finais, mas é muito mais fácil conseguir um bom que no seu antecessor).

O enredo é importante para este tipo de jogo, já que muitos virão apenas para o elemento de terror progressivo e a possível revelação horrível de uma verdade terrível no final – como encontrado em filmes com temas semelhantes. Aqueles que procuram este tipo de emoção devem saber que Silent Hill 2 é mais “estranho” do que o primeiro jogo, mas não é mais assustador. Por exemplo, um dos monstros no original era um meio cachorro / metade homem que te persegue através da névoa e solta uma casca áspera capaz de fazer o cabelo na parte de trás do seu pescoço se levantar. Já as criaturas de Silent Hill 2 podem parecer tão perturbadoras, mas você tende a destruí-las porque elas estão no seu caminho e você está carregando muita munição, não porque você está com medo ou lutando por sua vida.

Como muitos filmes de terror, Silent Hill 2 começa devagar, aparecendo como uma tentativa de criar suspense. Mas uma vez que a ação começa, ela imediatamente se estabiliza e concentra-se na resolução de quebra-cabeças, em vez de uma luta ou um suspense de tirar o fôlego que se poderia esperar, tendo esgotado a configuração. Dito isto, os quebra-cabeças são bem feitos, há pouco em termos de retrocesso, e o jogo parece e soa muito bem, então um definitivo dar e receber acontece.

Silent Hill 2, portanto, é um excelente jogo, muito mais bonito, mais inteligente, mas menos atraente do que o original. Aqueles que esperavam que a sequência melhorasse todos os aspectos de Silent Hill ficarão desapontados, porque isso não acontece. Mas altas expectativas de lado, você ainda é deixado com um jogo robusto. Simplesmente obrigatório para qualquer fã de survival horror que se preze!

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