ANUNCIE AQUI!

EvilFiles – Until Dawn

Um grupo de adolescentes se reúne para passar as férias escolares na casa da montanha dos pais de três deles. Entre a turma, tem uma estudante séria e amiga de todos, a líder de torcida superficial, o casal de melhores amigos nerds que estão apaixonados mas nenhum toma a iniciativa, e, claro, o atleta do time de futebol. Essa parece a história mais clichê de um filme americano, certo? Nem um pouco…! Until Dawn reúne todos esses elementos e os combina de uma maneira que torna a jornada apreensiva, assustadora e imprevisível.

Ano de lançamento: 2015
Publicadora: Sony Computer Entertainment
Desenvolvedora: Supermassive Games

Gênero: Adventure
Plataforma: Playstation 4 (exclusivo)
Número de jogadores: Single Player

O jogo é um exclusivo para PlayStation 4 e foi produzido pela empresa inglesa Supermassive Games, conhecida por uma parceria de quase exclusividade em seus lançamentos com a Sony e produtora de séries como Little Big Planet. Ele adota o mesmo conceito de “filme interativo” iniciado em Heavy Rain e aqui, com o desenvolver da história acompanhamos a perspectiva de oito diferentes personagens. O jogo conta com múltiplos finais, sendo possível desde a morte de todos os personagens principais até a sobrevivência de todos.

A proposta do jogo é a seguinte: um ano após o desaparecimento de duas irmãs gêmeas que faziam parte do grupo, os amigos decidem se reunir mais uma vez na cabana, localizada na fictícia Montanha Blackwood, no Canadá. Pouco após sua chegada, uma série de acontecimentos estranhos tem início, e alternamos entre os oito amigos ao longo de sua tentativa de sobreviver até a manhã seguinte. Desde o começo, o jogo apresenta o “Efeito Borboleta”, que mostra que cada ação no jogo gera uma consequência adiante. Uma determinada resposta dada a um personagem, uma ação tomada (ou de repente não tomada), além de dilemas morais – como decidir sacrificar um personagem para proteger outro – definirá quem sobrevive e quem morre.

Os oito personagens são feitos com base em atores reais, utilizando escaneamento facial e captura de movimentos. Os dois principais são a estudante pacifista Sam (feita pela atriz Hayden Panettiere, conhecida pela personagem Claire da série Heroes) e Mike, o atleta (Brett Dalton, famoso pelo personagem Grant Ward da série Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.). Além deles, temos o irmão das gêmeas desaparecidas e dono da cabana Josh (Rami Malek, protagonista da série Mr. Robot), Chris e Ashley, melhores amigos e secretamente apaixonados um pelo outro, Emily (ex-namorada de Mike e uma “megera”) e seu atual namorado Matt (jogador de futebol americano), e Jessica (namorada atual de Mike, a “sexy e superficial”). Além deles, o jogo conta com personagens secundários, como o psicólogo Alan Hill (feito pelo ator Peter Stormare).

Além do sistema de escolhas, que aumenta consideravelmente o fator replay, a grande jogada da produtora foi misturar diversos subgêneros do terror na narrativa. Ao longo do jogo temos porções de suspense, filmes Slash, com um assassino perseguindo os personagens, elementos sobrenaturais, terror psicológico e uma dose de ficção científica. Algumas referências remetem ao jogador obras como Jogos Mortais, A Casa da Colina, Halloween, e vários outros. Ao juntar todos esses gêneros, a história foge de ser clichê e o jogador não sabe ao certo, em meio de tantos indícios diferentes, o que é a causa dos eventos até que chegue ao final da campanha, que dura uma média de 8 horas. A campanha se passa no tempo presente, mas apresenta flashes de eventos passados ou relances do que está por vir, que ajudam na compreensão da trama. Uma forma encontrada pelos produtores de prevenir que o jogador saia do jogo e refaça qualquer escolha que se arrependa é o sistema de salvamento contínuo. Caso você escolha algo, o jogo já salva automaticamente, sendo preciso escolher diferente numa próxima jogada.

O jogo foi anunciado na Gamescom 2012, para PlayStation 3. Ele seria em primeira pessoa e usaria o PlayStation Move como controle. Chegou a ter um trailer e jogabilidade mostrados ao público, e recebeu previsão de lançamento para 2013. Contudo, novos detalhes não foram divulgados e com a aproximação do final de 2013, acreditava-se que havia sido cancelado. Depois, no mesmo ano, a produtora declarou que ainda trabalhava no título. Ele foi novamente apresentado na Gamescom 2014, agora para o PlayStation 4, com a perspectiva mudada para terceira pessoa e substituição do PS Move pelo sensor de movimento do Dual Shock 4, o que deu tempo para retrabalhar a história e criar uma experiência mais cinematográfica. Em maio de 2015 foi confirmada a finalização do título, e o lançamento ocorreu em agosto do mesmo ano.

O jogo teve uma boa recepção, ganhando pontuação 79 no Metacritic e 80,37% de aprovação no GameRankings. O número de cópias vendidas é impreciso, mas sabe-se que o jogo vendeu mais do que os produtores esperavam, ainda mais considerando o baixo investimento de marketing e de se tratar de um exclusivo. Com isso, o título rendeu um spin-off (Until Dawn: Rush of Blood, em 2016) e uma prequela (The Inpatient, de 2018).

E você, amigo comrade, já jogou Until Dawn? Curtiu a proposta de terror que ele oferece? Deixe seu comentário abaixo!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us