A ESA (Entertainment Software Association) anunciou que o clássico evento anual E3 (Eletronic Entertainment Expo) está oficialmente morto. A ultima E3 presencial aconteceu em 2019 antes da pandemia do Covid-19, e a partir daí outras complicações impediam a volta do evento. Apesar dos problemas, a ESA tentou trazer a E3 de volta de várias formas.
O evento foi cancelado em 2020 por causa da pandemia. Em 2021, a E3 foi um evento totalmente digital. Em 2022, o evento foi cancelado e a tentativa desse ano com a PAX Organizer foi cancelada também.
“Depois de mais de duas décadas apresentando um evento que tem servido como palco principal para os Estados Unidos e a indústria de vídeo games de todo o mundo, a Enterteinment Software Association decidiu encerrar a E3 definitivamente” Contou o presidente e CEO da ESA Stanely Pierre-Louis para o The Washington Post. “Nós sabemos que toda a indústria, jogadores e criadores tem uma paixão pela E3. Nós compartilhamos dessa paixão. Nós sabemos que é difícil dizer adeus a um evento tão amado, mas é certo dar as novas oportunidades que a nossa indústria tem para alcançar os fãs e parceiros”
— E3 (@E3) December 12, 2023
Pierre-Louis disse ao The Washington Post que o fim da E3 significa que vídeo games e os negócios relacionados “têm crescido em diferentes formas”, notando que muitas das grandes companhias de jogos tem criado seus próprios palcos e apresentações individuais. Ele está falando do formato popularizado pela Nintendo com o Nintendo Direct, e que outros publicadores, como Xbox e PlayStation, utilizam agora. “Isso é excitante para a nossa indústria e significa uma oportunidade para eles explorarem como engajar novas audiências de diferentes formas”.
Nascido em 1996 em Bauru (SP). Redator e Editor de Vídeos do EvilHazard. Escritor publicado. Diretor e roteirista de cinema.