A Sony revelou oficialmente o design e nome do controle do PlayStation 5, que descarta o nome DualShock para se apresentar como “DualSense”. A Sony já tinha falado sobre as suas funcionalidades, como o motor de feedback novo que permitirá um nível de interação superior, mas agora temos imagens do design e o inesperado novo nome.
Segundo revelado por Jim Ryan, este é o design final do controle do PS5, um comando sem fios cujas “funcionalidades, juntamente com o Tempest 3D AudioTech no PS5, vão entregar uma nova sensação de imersão aos jogadores.” O DualSense foi construído com o desejo de melhorar sobre o que foi feito no DualShock 4 e a Sony diz que manteve o que os jogadores mais gostaram no DS4 no comando do atual console, mas adicionou novas funcionalidades e refinou o design.
Ryan declarou:
“Baseado nas nossas conversas com os criadores de jogos, percebemos que a sensação de toque dentro do gameplay, tal como o áudio, não tem sido um grande foco em muitos jogos. Tivemos uma boa oportunidade com o PS5 para inovar ao oferecer aos criadores de jogos a capacidade para explorar como podem realçar a sensação de imersão, através do novo comando.”
Jim Ryan diz que essa é a origem do feedback háptico, que te dará várias sensações enquanto joga, tal como sentir quando um carro acelera pela lama. Os gatilhos adaptáveis nos botões L2 e R2 também te vão ajudar nessas seções, sendo o exemplo dado o uso de um arco e flecha. Os engenheiros da Sony dedicaram muito tempo para melhorar a forma como o controle se coloca nas suas mãos, com ajustes sutis para maior ergonomia e diz ainda que a bateria será forte e que o controle será leve, apesar das novas funcionalidades.
O DualSense perdeu o botão Share, mas ganhou o botão Create, que a Sony descreve como uma forma pioneira de criar conteúdo gameplay para compartilhar com o mundo. Além disso, o DualSense tem um microfone embutido no seu interior, o que te permitirá conversar com amigos sem usar headset. Já sobre as cores, o DualSense chegará numa combinação de duas cores e a barra de luz foi reposicionada, estará agora nas laterais do painel tátil.
Fonte: Eurogamer
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!