Caro comrade, tudo bem? Você que nos acompanha sabe que aqui no EvilHazard buscamos reunir tudo aquilo que é relacionado a Resident Evil, Silent Hill e demais obras do survival horror e do mundo do terror/suspense em geral. Acontece que o universo dos jogos é muito amplo e de certo igualmente interessante não só para nós, mas também para nossos leitores.
Pensando nisso, apresentamos para vocês a coluna EvilPlus+, onde traremos, periodicamente, publicações sobre outros jogos de outros estilos alheios ao terror e ao survival horror. ATENÇÃO: o foco do EvilHazard permanece sendo a franquia Resident Evil e o mundo do survival horror, mas trazendo também este Plus+ para todos que nos acompanham.
No EvilPlus+ de hoje, trazemos uma análise do lançamento Street Fighter 30th Anniversary Collection, game cedido ao EvilHazard (versão Xbox One) pelos amigos da Capcom Unity Brasil.
No ano passado, a Capcom lançou no Nintendo Switch mais uma versão do clássico Street Fighter II. Chamado de Ultra Street Fighter II: The Final Challengers, o jogo lembrava muito o antigo Super Street Fighter 2 Turbo HD Remix, com a adição de alguns extras, o que deixou os jogadores um pouco insatisfeitos. Parecia que faltava algo mais, afinal de contas, Street Fighter é mais que um jogo, é um ícone da indústria dos games, um fenômeno mundial, e a Capcom certamente sabe disso. Tanto sabe, que ela repensou e acertou em cheio com Street Fighter 30th Anniversary Collection, desta vez lançado para todas as plataformas.
A coletânea lançada pela Capcom no final de maio de 2018 dá à série todo o respeito que ela merece, e ainda traz um modo online eficaz e que deixa o Ultra Street Fighter II do Switch na sombra do esquecimento. SF 30th Anniversary Collection traz nada mais nada menos que doze jogos completos da franquia e com ports excelentes, que nos leva de volta a uma jornada que começa no longínquo 1987 com o desconhecido “Street Fighter”, passa pela glória de Super Street Fighter II, Street Fighter Alpha, até terminar em 1999 com o aclamado “Street Fighter 3rd Strike”.
São 12 ótimos jogos de luta em sua mais pura essência, e até mesmo o “estranho” Street Fighter original vale muito a pena ser conferido. A coletânea nos relembra como era bom passar horas e horas jogando Street Fighter II, sozinho ou com amigos lado a lado, onde quem “fazia rodinha” vencendo uma partida após a outra era o verdadeiro rei do bairro! SF 30th Anniversary Collection reúne ainda toda a série Alpha e todos os exemplares da série “SFIII”, em versões praticamente idênticas às versões dos arcades, mostrando que estes jogos realmente são atemporais e se parecem com bons vinhos: só melhoram à medida que envelhecem.
A Developer Digital Eclipse, responsável também pelo ótimo trabalho nas recentes coletâneas “Mega Man Legacy” fez um belíssimo trabalho também em SF 30th Anniversary Collection. Além dos memoráveis jogos, a Capcom reuniu aqui diversos materiais extras referentes aos ditos jogos, aos personagens que cada jogo traz, imagens com resolução 4K que podem receber zooms inimagináveis, rascunhos de lutadores até suas versões finais aprovadas, diversos conteúdos de “making of” de Street Fighter II e materiais contendo curiosidades – você sabia que antes de se tornar “Final Fight”, o jogo era um Street Fighter?
A Capcom incluiu ainda na coletânea a biografia de cada personagem, enriquecida por detalhes: aqui você saberá, por exemplo, como o Hadouken de Ryu foi evoluindo ao longo dos anos e como a postura de vitória do icônico personagem foi ganhando novos contornos com o passar do tempo. Para os fãs, um delicioso material para apreciação!
Esse “passar do tempo” pode ser sentido ao analisarmos a própria linha do tempo dos jogos trazidos pela Capcom nesta coletânea, onde notamos cinco versões diferentes de um mesmo jogo, Street Fighter II, dando espaço posteriormente a jornadas mais enxutas, como as da série “Alpha” e “SFIII”. A Capcom ainda trouxe várias opções estéticas, como a opção de jogar Street Fighter III Double Impact em resolução 16:9, e filtros para jogar os games com aparência de TV antiga ou Arcade, esta última em especial, esplêndida!
Talvez o melhor aspecto de todo esse belo trabalho que a Capcom fez em SF 30th Anniversary Collection foi permitir que alguns jogos sejam experimentados online! Você pode medir suas forças com gamers ao redor do mundo em Street Fighter II Hyper Fighting, Super Street Fighter II Turbo, Street Fighter Alpha 3 e Street Fighter 3rd Strike, em lobbies privados ou públicos, ou em partidas casuais e rankeadas. Na versão testada pelo EvilHazard no Xbox One em uma conexão de 120mbs, as partidas online decorreram sem maiores problemas, especialmente em SF Alpha 3 e SF 3rd Strike.
Para os amantes dos jogos de luta, em especial àqueles jogadores “oldschool” que viveram a febre dos fliperamas nos anos 80/90 e o “boom” de games de luta para o SNES e PlayStation 1, Street Fighter 30th Anniversary Collection é mais do que obrigatório e vale sim o investimento! Ao trazer doze icônicos jogos da franquia SF para os consoles atuais, recheados com inúmeros extras e materiais exclusivos, e oferecendo ainda um bom modo online em quatro destes jogos, a Capcom nos fez relembrar por que Street Fighter, de forma incontestável, é a maior série de lutas da história dos videogames!
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.