Após muito mistério, The Last of Us Part 2 foi finalmente exibido na E3 deste ano, e derrubou muitos queixos mundo afora. Mesmo com toda a (certíssima) cautela dos produtores em divulgar detalhes, o site GamesRadar conseguiu uma entrevista com os co-diretores Kurt Margenau e Anthony Newman, da Naughty Dog. Juntos do já conhecido Neil Druckmann, o trio comanda esta sequência. Abaixo há 16 perguntas, resumidas pelo EvilHazard:
1 – Ellie não quer que ninguém saiba que ela é imune … mas por quê?
A tatuagem no braço de Ellie nos diz muito não só sobre ela, mas também sobre sua vida atual. Margenau confirma que o desenho “está cobrindo a cicatriz, a marca de mordida em seu braço, porque ela não quer que as pessoas saibam de sua imunidade, então ela está meio que encobrindo isso.” Se descobrissem que ela é imune e que os Vaga-lumes talvez pudessem salvar milhares com uma cura apenas por sacrificá-la, as coisas poderiam ficar feias para Ellie e Joel. Ainda, se os Vaga-lumes ouvissem uma patrulha falando disso, eles poderiam persegui-la novamente e erradicar o acampamento, deixando apenas Ellie (e Joel?) viva. Daí um porquê de ela matar “cada-um-deles”!
2 – Ellie está mais “malvada” e criativa quando se trata de matar
A demo, em que ela esfaqueou um cara na garganta e cortou outro com um facão, mostra que Ellie é mortal. E ela não está se segurando. Perguntados se Ellie é alguém a se temer, os diretores não hesitam: “Ela não é alguém para provocar”, diz Newman. “Ela é intensamente capaz, e aprendeu truques novos… E por causa de seu tamanho menor, ela não age como um ‘Hulk’ igual a Joel. Ela tem que ser mais engenhosa e criativa para superar tamanhas adversidades “. Aliás, falando de Joel…
3 – Joel está chegando – e ele será uma grande parte do jogo (de alguma forma…)
A dupla foi questionada sobre como a Naughty Dog planejava responder às centenas de perguntas dos fãs sobre ele. A maior delas é, certamente, “onde ele está”? Embora ainda não possam contar, Newman diz: “com o material promocional do jogo, estamos montando uma narrativa quase paralela, porque queremos saber quais informações revelamos por vez sobre o enredo. Então, tudo o que estamos fazendo é intencional, para levar [o público] à própria experiência de jogar o jogo. Quanto a onde está o ‘texano’ [Joel], estamos meio que nos mantendo quietos sobre isso”. Isso implica que o que vimos de Ellie até agora é apenas um lado da história, então poderíamos jogar como Joel em uma seção completamente diferente do jogo. Já Margenau confirma que “as perguntas que todos têm sobre depois dos eventos do primeiro… você terá de mergulhar neste jogo… mas isso é uma grande parte da história, o relacionamento de Joel e Ellie”. Independentemente de Joel estar morto, vivo ou ausente, sua influência será sentida.
4 – O game começa em Jackson, cinco anos depois dos eventos do primeiro, e os Estaladores ainda estão por aí
Cinco anos se passaram, com Ellie e Joel no condado de Jackson, presumivelmente no assentamento de Tommy. Os sobreviventes têm uma rotina e regularmente realizam patrulhas. Margenau explica que, apesar dessa rotina “eles ainda estão tendo que se esquivar da ameaça dos infectados. Eles ainda são muitos lá fora, nós ainda iremos interagir com eles e… há um senso de normalidade que Jackson construiu para si mesmo, por causa do constante patrulhamento e da eliminação dos infectados da área”. Então o grupo de Tommy pode parecer seguro, mas algo nos diz que não esse não será o caso por muito tempo.
5 – Joel e Ellie não estão numa boa
Então, sabemos que Joel e Ellie ainda estão no assentamento de Tommy e que as coisas se tornaram tão normais quanto podem ser em um cenário pós-apocalíptico. Mas o relacionamento “pai e filha” não floresceu, exatamente. As repercussões das ações de Joel são “definitivamente assunto que são tratados neste jogo”, segundo Margenau. A razão pela qual é chamada de Parte 2, nas palavras de Newman, é porque “não é um jogo separado que está apenas na franquia – é realmente uma continuação da história de Ellie e Joel do primeiro jogo”. Então, veremos o quanto a ligação deles mudou. E nem tudo para a melhor, já que segundo Margenau veremos “o que Ellie aprendeu com Joel, o que ela rejeitou sobre Joel e como ela pode formar relacionamentos com as pessoas. Nós sugerimos um pouco disso aqui [na demo], e como ele [Joel] parece estar micro gerenciando sua vida com as patrulhas e tudo mais. Então, sim, nós definitivamente vamos ver essa evolução do relacionamento deles”. Quando Margenau falou sobre Ellie rejeitar alguns dos valores de Joel, Newman entrou em cena para enfatizar seu ponto. Então, não esperaremos ver Ellie e Joel tocando violão juntos…
6 – O Stealth mudou para refletir a letalidade de Ellie… Bastante
Ellie é totalmente diferente em combate. Com seu corpo mais magro, ela não pode absorver tanto dano quanto seu “pai”. Newman diz que mudaram as regras do primeiro jogo quando se trata de se esgueirar, então na Parte 2 eles “adicionaram a vegetação furtiva e o sistema analógico furtivo, onde uma combinação de vegetação que você está usando influencia o ‘quanto’ os inimigos podem ver você”. E a folhagem espessa que Ellie estava se escondendo no começo da demo? Elas protegem bem mais que a grama mais fina, de quando ela é flagrada pelos bandidos.
7 – Os inimigos são mais inteligentes, mais mortais e te caçam com assobios
Os humanos comuns se foram: desta vez, Newman diz que há “novas classes de inimigos, como o peso pesado com uma picareta que tem golpes devastadores, e o arco-e-flecha” e até mesmo novas condições que acontecem ao jogador. Quando há uma flecha presa em você, ela o impede de usar o modo de ouvir, e também atrapalha a mira. “Você não vai temer só os ataques, pois eles também se comunicam em uma linguagem secreta [como os assobios da demo] para ‘propagar o conhecimento’ de sua localização entre diferentes inimigos. Quando um novo inimigo chega, os outros passam o conhecimento [para ele com assobios]“. Simplificando, os inimigos são MUITO mais inteligentes. Margenau explica que “tiveram que repensar em como os inimigos se comportam no ambiente, pois há muito mais coisas que o jogador pode fazer, então eles têm que reagir a tudo isso. Nisso, eles têm vários graus de alerta baseados na espessura da vegetação que você se esconde (que nós chamamos de stealth analógico) e a forma que esse alerta se propaga. Sabe, não é simplesmente ser visto e todos já saberem. Com a propagação de informações você vê novos inimigos se aproximarem, como na demo, e eles conferem uns com os outros [perguntando] ‘Onde ela está?’. E os padrões de busca – como se posicionam na entrada da loja e procuram de forma inteligente – foi reconstruído do zero.” Já estamos apreensivos…
8 – Os “Serafitas” são uma das principais facções inimigas
Aquelas pessoas que gostam muito de enforcar e estripar são chamadas de “Serafitas” (em homenagem aos nobres anjos Serafins). Newman explica como “eles são o mesmo grupo de pessoas que você viu no outro trailer [do martelo…]. E basicamente esse mundo é incrivelmente duro, e grupos diferentes de pessoas se uniram e descobriram como sobreviver de maneiras diferentes. Assim, as pessoas em Jackson vivem de forma cooperativa e saudável. Os Seraphites são um grupo mais fanático, e centralizam suas vidas em torno da fé e da espiritualidade de uma maneira que se tornou fanática e hostil e agressiva para pessoas de fora. Eles são super mortais, e da maneira que eles se comunicam com os assobios, são capazes de coordenar uns aos outros sem revelar ao jogador exatamente o que estão fazendo. Então você pode prestar atenção, mas obterá apenas informações parciais sobre seus planos. Isso os torna muito mais assustadores de se lidar”. Eles também têm suas próprias expressões, por isso chamam Ellie de “Lobo”. Margenau brinca que “a profundidade e o significado serão revelados mais tarde”. Eles já conhecem Ellie, ou ela é apenas um dos muitos lobos que eles foram ensinados a tomar cuidado? Dúvidas e mais dúvidas…
9 – O combate com infectados vai ser diferente. Muito diferente.
A dupla estava muito contida quando se tratava dos Estaladores e como você lutaria contra eles, mas Margenau confirma que eles estão “expandindo o combate com os infectados também. Eu não posso falar sobre isso hoje, mas nós expandiremos sim.” Talvez tenhamos novas maneiras de lidar, ou – a possibilidade mais provável – a I.A. terá uma grande reformação, assim como a dos inimigos humanos.
10 – O “pulo” adiciona uma nova dimensão ao combate
Por ser menor e mais rápida que Joel, Ellie é bem mais ágil quando se trata de combate, em parte pela habilidade de pular e lutar ao mesmo tempo. Newman não entrou em muitos detalhes, mas menciona que eles “introduziram uma tonelada de novas mecânicas como ter um botão de pulo, então ser capaz de pular lacunas adiciona muita verticalidade ao combate.” Parece que ela será capaz de atacar no meio do salto ou realizar quedas em inimigos desavisados atacando-os de cima. Se você fizer certo, esses inimigos não saberão o que os acertou.
11 – Não existia um final alternativo para o primeiro jogo
Joel sempre foi destinado a salvar Ellie. Fim da história.
12 – A cura ainda é uma grande parte da história … e eles não disseram nada sobre isso
Quando perguntados se ainda havia alguma esperança de cura, os dois fizeram uma pausa (por um longo tempo) e se olharam com um pequeno sorriso. “Acho que você terá que perguntar a Neil [Druckmann] sobre isso”, diz Newman. Dá a entender que a cura terá um grande papel no jogo. Margenau entrega um pouco mais, dizendo que “os eventos do primeiro jogo definitivamente estarão influenciando os eventos deste, então isso é tão vago quanto eu vou ser sobre isso”.
13 – Eles estão mantendo tudo isso em segredo, porque sabem que iremos descobrir
Se você leitor está triste por não terem sido reveladas mais informações sobre Joel ou os Estaladores, não fique – isso é ótimo! A razão pela qual a Naughty Dog está mantendo tanto segredo é porque eles sabem que os fãs iriam descobrir. Newman diz: “realmente gostamos de ver as pessoas especulando. Essa é uma das razões pelas quais somos muito contidos com as informações que liberamos, porque há muito mais atenção [do público] e teorias do que está acontecendo do que se simplesmente contarmos tudo. É fantástico vermos o quanto as pessoas se importam – as pessoas realmente se importam com o que acontece com Ellie e Joel, e com o que está acontecendo com o mundo”. Esse entusiasmo significa que mesmo as menores pistas podem ser decifradas pela comunidade de fãs, por isso não espere que os outros teasers sejam divulgados em breve.
14 – Há reviravoltas que você nem imagina
Eles mantêm toda essa informação em segredo por uma boa razão. “Embora na mente de alguns, eles ‘conheçam toda a história e já descobriram tudo…’, há coisas que ninguém vai saber até o jogo sair”, diz Margenau. Então, prepare-se para o inesperado.
15 – Você não vai odiar seus inimigos tanto quanto você pensa
Sim, você obviamente odiará seus inimigos por eles tentarem matá-lo. No entanto, grande parte do trabalho que foi empregado nos inimigos é, segundo Margenau, “tudo voltado para fazer os inimigos se sentirem reais, como pessoas reais. Eles se chamam pelo nome, têm seus próprios rituais e coisas que fazem e cada lado dessas facções que existem neste mundo tem suas próprias motivações … não há certo e errado, em preto e branco. E nós falamos sobre isso, The Last of Us fala sobre esse assunto, e isso é mais desenvolvido neste caso”. Parece que Ellie encontrará situações envolvendo outros sobreviventes que não terão uma resposta clara, ou errada.
16 – Haverão situações de emergência que te farão esquecer que está em um jogo
Embora Ellie tenha conseguido virar o jogo e sair em segurança daquela loja de maquiagem no final da demo da E3, a situação poderia ter ido a qualquer lugar. Existem dezenas de maneiras que jogo pode acontecer nesse breve momento em que Ellie é vista, e você tem que escolher como lidar a situação, de acordo com Newman. Ele diz que as pessoas vão se surpreender com “a amplitude do jogo, as interações sistêmicas que você pode ter com a IA, muito humana e inteligente. Acho que as pessoas vão se surpreender com as situações emergentes em que eles se encontram e no quão orgânicas e intensas, e ainda cinematográficas, elas serão”. Soa absolutamente aterrorizante … da melhor maneira possível!
E você comrade, já tem muitas teorias formadas sobre a presença de Joel e o desenvolver da história dessa super produção? Deixe seu comentário.
Adaptado do GamesRadar.
Redator do EvilHazard, paulista, administrador, viciado em jogos de aventura e cultura nerd, com uma queda pelo mundo do Survivor Horror