ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial – A História de Raccoon City

Raccoon City era uma pequena cidade industrializada localizada no condado de Arklay, um condado isolado nas montanhas do meio-oeste dos Estados Unidos. Foi destruída durante o surto do T-Virus em 1998. Atualmente, a área está isolada para o resto do mundo por uma instalação do governo dos EUA.

[ CLIQUE AQUI E SEJA UM APOIADOR DO EVILHAZARD! CONFIRA NOSSAS RECOMPENSAS! ]


História

A urbanização disparou rapidamente no final da década de 1960, seja como resultado da mudança da Umbrella Pharmaceuticals para a área, ou por coincidência. Durante esta década, a cidade viu a construção de uma linha de bonde ligando-a a Stone-Ville e às montanhas Arklay, enquanto a Kite Bros. Railway construiu um sistema de metrô, inaugurado em 1969. Também neste ano ocorreu a criação do Departamento de Polícia de Raccoon (R.P.D.) como uma força policial municipal, e ainda houve a construção da Delegacia de Polícia de Raccoon, embora o Departamento do Xerife do Condado de Arklay (ASD) seguiu com uma presença contínua na área.

Com o boom econômico auxiliado pelo investimento contínuo da Umbrella na cidade na década de 1980, a cidade de Raccoon havia se expandido muito além dos seus limites da década de 1950 e estava rapidamente se tornando um ponto turístico, recebendo turistas de fora do estado, e o metrô se expandiu para abranger oito estações. Uma doca fluvial também foi estabelecida ao longo do rio da cidade, após a chegada da Umbrella.

A cidade sofreu com a recessão de 1990-1991, entretanto, isso foi em parte revertido pelo Plano Raccoon 21 do Prefeito Michael Warren, um projeto de revitalização da cidade que foi financiado pesadamente pela Umbrella. O Raccoon General Hospital foi construído em 1992 como parte desse projeto, enquanto outro hospital nas montanhas foi fechado no ano seguinte devido a um escândalo ligado à empresa. Ganhando o controle da cidade, a Umbrella financiou a criação de uma agência independente de aplicação da lei conhecida como Special Tactics and Rescue Service (S.T.A.R.S.) em 1996. Esta organização consistia em reunir veteranos militares e especialistas científicos, e tinha como objetivo realizar investigações criminais que o R.P.D. não foi capaz de lidar, como contraterrorismo ou controle de distúrbios.

Incidente na mansão

O ano de 1998 viu uma série de eventos que mais tarde destruiriam a própria Raccoon City. Uma B.O.W. conhecida como “Queen Leech”, começou um ataque às instalações da Umbrella nas Montanhas Arklay como vingança pela morte de seu criador, Dr. James Marcus, dez anos antes. Ao atacar o Laboratório Arklay e infectar seu pessoal, eles foram incapazes de gerenciar as instalações, levando à fuga de um bando de cães Cerberus. Os cães começaram a atacar os habitantes do local, seguidos por grupos de até dez zumbis caçando na floresta; a primeira vítima relatada foi uma mulher encontrada em 20 de maio, tendo sido atacada nas montanhas e arrastada pelo rio Marble.

Em meados de julho, 20 pessoas já haviam morrido, consistindo em treze moradores de Raccoon City atacados em suas casas, e outros sete turistas de fora do estado mortos em cinco ataques separados. O R.P.D. explorou a teoria de que os atacantes eram um culto baseado em um esconderijo nas montanhas que ritualisticamente assassinavam e comiam suas vítimas após consumir narcóticos, mas eles chegaram a um beco sem saída quando nem o Raccoon General Hospital ou as farmácias locais relataram clientes incomuns. Não mais confiante na solução do caso, o R.P.D. fechou as estradas que levavam a Arklay e entregou o caso aos S.T.A.R.S. na quinta-feira, 9 de julho.

À frente da missão da Equipe Bravo, o helicóptero foi sabotado pelo agente da Umbrella, Dr. Albert Wesker, que eles colocaram no comando do S.T.A.R.S. A intenção da Umbrella era destruir o Laboratório Arklay usando os S.T.A.R.S., que então seriam mortos pelas B.O.W.s da empresa para provar sua viabilidade contra uma unidade treinada militarmente. Com o Bravo Team fora de contato, Wesker tinha motivos para enviar o Alpha Team em uma missão de emergência. Ao longo da investigação de dois dias, Kevin Dooley, Edward Dewey, Forest Speyer, Joseph Frost, Kenneth J. Sullivan e Richard Aiken foram mortos por B.O.W.s e mutantes bizarros.

O capitão Enrico Marini foi baleado pelo próprio Wesker quando ficou claro que ele havia descoberto a intenção da Umbrella. Wesker se infectou com uma amostra experimental do t-Virus momentos antes de ser empalado pelo Tyrant T-002; isso permitiu a ele manter os dados da missão para si mesmo e convenceu a Umbrella de que ele havia morrido. No entanto, as ações de Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Rebecca Chambers, bem como do coronel executivo da Umbrella, Sergei Vladimir, impediram que isso fosse alcançado, e Wesker foi forçado a abandonar as instalações sem nada enquanto o T-002 era destruído.

Surto viral

O retorno dos quatro S.T.A.R.S. veteranos e seu piloto Brad Vickers causou um sério problema ao controle da empresa farmacêutica de Raccoon City. A Umbrella foi capaz de retardar qualquer investigação policial oficial devido ao seu controle sobre o prefeito e ainda sobre o chefe de polícia Brian Irons; a empresa fez planos para assassinar os S.T.A.R.S. se fosse descoberto que eles estavam conduzindo uma investigação não oficial. A divisão S.T.A.R.S. em si foi encerrada e substituída pela Raccoon S.W.A.T. Após estes eventos, Redfield, Chambers e Burton deixaram a cidade por suas próprias razões, enquanto Valentine continuou sua investigação dentro da cidade.

Ao longo de setembro, o T-Virus chegou a Raccoon City, em grande parte devido ao Dr. William Birkin ter permitido que as instalações da Umbrella nas proximidades fossem contaminadas na tentativa de impedir a entrega do G-Virus experimental aos militares dos EUA. Em 16 de setembro, o Raccoon General Hospital tinha enfermarias fechadas para desacelerar a disseminação do T-Virus, que era conhecido pelo nome local como “Doença Canibal”.

Na noite de terça-feira, 22 de setembro, Dr. Birkin foi atacado por uma equipe do Serviço de Segurança da Umbrella enviada para recuperar a amostra do vírus G. Isso levou a uma série de eventos que culminaram na contaminação do T-Virus no Lago Victory por meio de ratos infectados, e na entrada do abastecimento de água. A cidade foi colocada sob lei marcial pelo Departamento de Defesa dos EUA em 24 de setembro, quando dezenas de milhares de habitantes se transformaram em zumbis.

O Exército dos Estados Unidos, a Guarda Nacional do Exército e o Umbrella Biohazard Countermeasure Service (UBCS) foram enviados para complementar os esforços do ASD, do R.P.D. e do Corpo de Bombeiros de Raccoon City (RFD) na evacuação de civis. Apesar dos esforços, a infecção continuou sem grande oposição. O Exército dos EUA e a Guarda Nacional do Exército na verdade colocaram os soldados estacionados nos arredores da cidade para impedir que alguém descobrisse o acordo do governo com Birkin. Na noite de terça-feira, 29 de setembro, a cidade estava sobrecarregada e a própria delegacia de Raccoon foi abandonada.

Após uma reunião de emergência no Congresso sobre o que fazer para controlar o surto, o presidente tomou a decisão altamente controversa de disparar um míssil termobárico experimental na cidade. A operação começou após o amanhecer da sexta-feira, 1º de outubro, destruindo toda a cidade. O número oficial de mortos foi de mais de 100.000. O presidente renunciou após este evento, confrontado com a indignação pública após sua decisão de destruir a cidade.

O que restou de Raccoon City e da área ao redor foi bloqueado para conter qualquer material de risco biológico sobrevivente. Um posto avançado de pesquisa do governo foi construído no centro da cidade em ruínas, no qual o material sobrevivente poderia ser catalogado para pesquisa.

Legado

A destruição de Raccoon City teve ramificações globais. Não mais comprometido com seus investimentos ilegais em armas biológicas da Umbrella, o governo dos EUA se voltou contra a corporação e proibiu a Umbrella USA de conduzir negócios antes de liquidá-la. A Umbrella também teve que pagar uma indenização às famílias das vítimas. A corporação contestou esses processos no que se tornou os “Julgamentos de Raccoon”. Como o governo dos EUA desempenhou um papel no surto e fez uma política de negar a existência de BOWs por uma questão de segurança nacional, a evidência real contra a Umbrella era contestável e os julgamentos continuaram em 2003, apenas concluídos quando Dr. Albert Wesker forneceu uma amostra dos dados de pesquisa da própria Umbrella, provando sua culpa. A perda do julgamento levou a corporação à falência, enquanto seu CEO, Dr. Oswell E. Spencer, se escondeu para escapar de um mandado de prisão dos Estados Unidos e da Federação Russa. A natureza real desses dados foi classificada, e o público em geral não tinha conhecimento das B.O.W.s até o Pânico de Terragrigia em 2004.

A WilPharma, a TRICELL e outras empresas da indústria farmacêutica também enfrentaram reações adversas quando foi descoberto que a pesquisa de armas biológicas da Umbrella foi indiretamente auxiliada por eles através da compra de produtos químicos. Para evitar um colapso financeiro, a Federação das Companhias Farmacêuticas forneceu aos promotores evidências adicionais para serem usadas contra a Umbrella, após ser oferecida anistia. A Aliança de Avaliação de Segurança de Bioterrorismo (BSAA) foi fundada para conter as ameaças potenciais de bioterrorismo enfrentadas pelo colapso da Umbrella. Em 2005, Dr. Curtis Miller participou de uma série de ataques bioterroristas em Harvardville e arredores como vingança pela morte de sua esposa e filha em Raccoon City. Mais tarde, foi descoberto que ele havia sido radicalizado pelo Dr. Frederic Downing, um ex-pesquisador da Umbrella dentro da WilPharma, como um meio de fingir sua morte em um ataque terrorista e escapar com armamento viral. Este escândalo levou ao colapso da WilPharma e subsequente compra pela TRICELL.

Raccoon City surgiu novamente como uma questão política em 2013, quando o presidente Adam Benford tomou a decisão de revelar publicamente o envolvimento dos EUA com a Umbrella. No entanto, a Família instigou um ataque bioterrorista em Tall Oaks no dia de seu discurso para silenciá-lo. Se seus sucessores deram continuidade à política de Benford, não se sabe.

Em 2017, sobreviventes e transeuntes da destruição de Raccoon City e seus descendentes foram notados pela cobertura e documentação da mídia de massa, e ainda enfrentam dificuldades sociais, incluindo estigmas e discriminação de dentro dos Estados Unidos devido à infâmia em relação ao surto viral de 1998 e suas ramificações amplamente difundidas.

Economia

Devido a suas associações com a Umbrella e sua proximidade com as montanhas Arklay, a economia de Raccoon City era uma mistura de indústria e turismo. Em termos de indústria, a Umbrella operava uma fábrica de produtos químicos a leste do Rio Circular, que fornecia empregos para centenas. Com suas subsidiárias consideradas, a Umbrella empregou direta ou indiretamente até 40% da força de trabalho de Raccoon City. A Umbrella tinha grande reputação no Condado de Arklay, e fornecia pesados ​​investimentos em infraestrutura, como a construção do Raccoon General Hospital como parte da iniciativa “Bright Raccoon 21”. Provavelmente fora do controle da Umbrella estava a Represa de Raccoon, localizada no Lago Vitória. Essa barragem pode ter fornecido eletricidade para a cidade, com o próprio Lago Vitória sendo usado como reservatório de água potável da cidade. Os barcos também usavam os rios para transporte, e a Umbrella operava um cais de onde o transporte de B.O.W.s secretamente ocorria.

Em termos de turismo, a Torre do Relógio de St. Michael estava localizada no centro de Raccoon City e era um tesouro local, apresentado em cartões postais. Em algum lugar da cidade ficava o Warren Stadium, casa do time de futebol “Raccoon Sharks”. O Zoológico de Raccoon foi inaugurado na década de 1970 e permaneceu uma atração turística popular na década de 1990, e adquiriu financiamento para novos projetos de construção, como uma grande estufa de flores, embora isso tenha se tornado objeto de controvérsia quando o presidente foi acusado de envolvimento na compra e venda ilegal de orquídeas para o zoológico. Fora da própria Raccoon City, a Raccoon Forest e as montanhas Arklay eram populares entre os habitantes. A renda para a comunidade local também foi provavelmente gerada com a abertura da Raccoon University, a leste do Rio Circular.

Amarrando a indústria e o turismo estavam as rotas de transporte de Raccoon City. Um bonde foi construído na década de 1960, o que facilitou o transporte por Raccoon City e para a comunidade montanhosa de Stone-Ville. A ferrovia subterrânea Kite Bros. foi inaugurada em 1969 e fornecia transporte adicional. Na década de 1990, ele transportava regularmente dezenas de milhares de passageiros entre oito estações. No entanto, ele sofreu com a recessão do início dos anos 90 e, em 1998, estava praticamente abandonado fora do horário de trabalho. O financiamento parece ter sido ruim o suficiente para que eles não pudessem apoiar reparos estruturais, já que os túneis durante o Incidente de Destruição de Raccoon City em 1998 estavam abandonados.

Geografia

Raccoon City era em grande parte, senão totalmente, cercada por uma cordilheira conhecida como Montanhas Arklay, que estavam dentro de uma região maior chamada Floresta de Raccoon. As extremidades setentrionais da cidade ficavam particularmente próximas a este deserto, começando no Vale Lynn. Vários rios fluíram das montanhas, incluindo o Marble, Aimes e o Circular, o último dos quais fluiu pela própria Raccoon. A floresta não era totalmente desprovida de vida humana, entretanto. Aldeias como Stone-Ville e Cedar estavam localizadas nesta área, junto com a Umbrella Chemical Plant e um hospital que foi fechado em 1993.

A cidade a oeste do Rio Circular foi separada em Uptown Raccoon City, cobrindo o sul, e Downtown Raccoon City, cobrindo o norte, com a Ennerdale Street e a Delegacia de Polícia de Raccoon formando a fronteira. Não se sabe muito sobre Raccoon City a leste do rio, além de ser o local da Raccoon University e, ao norte, a zona industrial que abriga a planta de descarte de incineração P-12A.

No âmbito dos jogos, os eventos ocorridos na cidade de Raccoon City e seus arredores, como as Montanhas Arklay, podem ser vistos em: Resident Evil (2002), Resident Evil 2 (1998 e 2019), Resident Evil 3 (1999 e 2020), Resident Evil Outbreak File #1 e File #2, Resident Evil Operation: Raccoon City, Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil: The Darkside Chronicles e Resident Evil REsistance.

Adaptado de RE Wiki.

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us