Dias atrás, a Capcom lançou em caráter oficial a “Raccoon City Demo” do novo Resident Evil 3, para PlayStation 4, Xbox One e PC/Steam. A demo se passa em Raccoon City, uma cidade fictícia no interior dos Estados Unidos da América, lar da famosa Umbrella, um cenário clássico e muito importante no universo de Resident Evil. A análise a seguir foi escrita pelo Redator membro do EvilHazard Yan Santos!
O nível de detalhamento de Raccoon City no novo Resident Evil 3 é gigantesco, desde cartazes nas portas e janelas de estabelecimentos até itens espalhados por todo o cenário. Segundo a própria Capcom, é a maior e melhor representação já feita da cidade. Também não podemos descartar a presença de inúmeras referências espalhadas por ela.
O principal inimigo que Jill Valentine, protagonista do game, enfrenta durante sua trajetória, Nemesis, também marca o game com sua ilustre presença. Nemesis T-Type, a arma biológica mais forte e mortal já criada pela Corporação Umbrella, foi refeito também, apesar de alguns fãs não terem aprovado seu novo modelo. No novo Resident Evil 3, Nemesis está forte e implacável. Ele persegue Jill por algumas áreas/trechos de Raccoon City, mas será limitado pelas save room, fazendo com que Nemesis fique vagando por perto da sala onde o jogador se encontra. Com uma mobilidade alta e novos golpes, Nemesis está muito diferente de seu “irmão”, o Tyrant T-103, mais conhecido como Mr.X, o inimigo que persegue Leon S. Kennedy e Claire Redfield na delegacia de polícia de Raccoon City no novo Resident Evil 2 (mas algo os aproxima: ambos podem ser “tonteados” e, assim como Mr. X., dependendo do golpe proferido por Jill na demo, ele se ajoelha no chão e demora algum tempo para se recompor).
A demo do novo Resident Evil 3 não possui um tempo limite como a demo donovo Resident Evil 2 (One-shot Demo), que possuía um tempo limite de 30 minutos. Graças a isso, o nível de exploração da demo e o fator replay são altos. A demo é acompanhada de dois níveis de dificuldade, o Facilitado e o Padrão. O jogador já inicia a demo no Padrão com 8 slots no inventário, uma faca de sobrevivência e uma pistola (G16). Após morrer pela primeira vez, o jogador tem a opção de trocar para o modo Facilitado, onde o jogador ganha mais 4 slots no inventário, um fuzil de assalto (CQBR) junto de 64 munições, a assistência de mira é ativada, a vida é recuperada ao ser gravemente ferido, os inimigos ficam levemente mais fracos e a mistura de pólvora produz munição extra. Ao ser ativado, o modo Facilitado não pode ser desativado naquela gameplay. Somente na próxima o jogador poderá jogar no Padrão novamente.
Apesar de ser uma reimaginação, na Raccoon City Demo, a Capcom não deixou de adicionar um pequeno toque de nostalgia: a música original da Save Room, desta vez rearranjada. Como se trata de uma demo, o progresso não pode ser salvo, mas há uma sala segura na demo que se assemelha às famosas Save Rooms. Ao adentrá-la, o jogador é recebido com um trecho (em novo arranjo) da música tema das Save Rooms de Resident Evil 3: Nemesis, clássico de 1999. Mesmo sendo um trecho, faz com que a nostalgia da versão clássica do game seja grande! No quesito gráfico, a RE Engine novamente se mostra uma excelente criação da Capcom: a demo do novo RE3 exibe gráficos incríveis, realistas, e as representações de Jill, Carlos, Mikhail, zumbis e do próprio Nemesis beiram a perfeição! Tudo isso complementado por efeitos de luz e sombra que tornam a experiência ainda mais imersiva e intensa!
Para completar, além de alguns Files que podem ser encontrados durante seu gameplay, a demo contém uma espécie de “colecionável” também: os Mr. Charlies, bonecos semelhantes aos Mr. Raccoon do novo Resident Evil 2, e Mr. Everywhere de Resident Evil 7. Na demo, o total de Mr. Charlies que podem ser encontrados são 20, sendo 15 em locais fixos e 5 que aparecem mediante recompensas por fazer uma determinada ação, como, por exemplo, executar 25 esquivas perfeitas. O guia completo para encontrar os 20 bonecos já está disponível em nosso site.
A Raccoon City Demo do novo Resident Evil 3 consegue deixar o fã de Resident Evil com ainda mais vontade de jogar o jogo final, que será lançado no dia 3 de abril deste ano, para PlayStation 4, Xbox One e PC!
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.