Resident Evil 4 Remake foi a principal atração do RE Showcase do dia 20 de outubro, transmissão que foi recheada de informações e surpresas incríveis! No tocante a RE4 Remake, tivemos a revelação de um vídeo de gameplay, um segundo trailer de história e algumas imagens adicionais com novas informações!
Resident Evil 4 Remake terá duração semelhante ao original e quase nenhum “quick time event”!
Obviamente, muitos pontos chamaram atenção em relação à fidelidade com o material original, personagens, a qualidade visual e gameplay, e neste artigo pretendemos debater as questões mais interessantes, reveladoras e curiosas acerca dos novos conteúdos apresentados!
Primeiramente, sobre a gameplay, é possível perceber adições em relação ao combate, o retorno das mecânicas do chute do jogo original e um sistema de stealth que lembrou The Evil Within, obra do mesmo criador de RE4, Shinji Mikami. Entre as mecânicas de combate do remake incluem-se a possibilidade de resistir e tentar se desvencilhar do agarrão do inimigo ao apertar o botão de comando e afastar o ganado com um chute, além do retorno do sistema de defesa com uso de facas, que os remakes desde o primeiro têm implementado!
Como mencionado anteriormente, assim como no antigo RE4, Leon pode chutar um ganado após atordoar o mesmo com um tiro na cabeça e atingir outros ao redor, esta era uma das mecânicas mais inovadoras no quesito de combate para o jogo clássico, assim como o famoso “suplex” que ainda não foi confirmado se irá retornar para o remake!
Ainda em relação ao combate, novos recursos foram implementados, incluindo um novo sistema de parry que rendeu uma cena muito inusitada de Leon parando a serra elétrica de Dr Salvador com uma faca! Provavelmente para aproveitar-se do intelecto superior dos Ganados em relação aos zumbis, agora eles podem fazer ataques coordenados, quando, por exemplo, um Ganado imobiliza Leon enquanto o Dr. Salvador avança com a serra.
O novo sistema de Stealth deverá permitir que Leon possa explorar mais, antes de ter que engajar-se em combate contra os ganados; essa mecânica pode cair como uma luva para RE4 Remake, que desde o antigo possui cenários mais amplos e menos claustrofóbicos que os antecessores! Essa mecânica vai ser muito interessante se levarmos em conta a questão do gerenciamento de inventário e recursos que serão mais escassos, de modo a forçar o jogador a passar por situações de maior ”aperto” e tensão mesmo em locais abertos, como quando o jogador está passando por uma área cheia de inimigos e precisar evitar ou minimizar situações de combate por estar com pouca vida.
Em relação aos personagens, todos são um espetáculo a parte de caracterização. Leon está muito mais frio, estóico e ácido do que em Resident Evil 2 Remake e obviamente isso é completamente compreensível devido a tudo que ele viveu, além de ele ter passado por treinamento militar rigoroso para poder servir ao governo dos Estados Unidos! Isso é bem consistente com o Leon do Resident Evil 4 clássico, ainda mais por, aparentemente, as piadinhas de humor seco canastrão terem retornado. O que se espera é que, devido ao tom mais sombrio do jogo, os problemas de Leon sejam mais aprofundados.
Sobre Ashley Graham, o foco da missão de Leon, a garota aparentemente terá mais destaque e desenvolvimento; uma cena no trailer mostra a filha do presidente, que sempre foi criticada por ser de pouca ajuda no jogo clássico, apontando uma arma de fogo numa situação de tensão absoluta. A expectativa é de que Ashley possua alguns segmentos a mais de gameplay devido a algumas imagens dela correndo sozinha na floresta desde o primeiro trailer! Se isso for verdade, poderemos ter momentos que remetam bastante à beta Resident Evil 3.5 e aos trechos desarmados de Resident Evil 2 Remake, RE7 e RE Village.
Em relação aos personagens que mais ajudarão Leon em sua aventura, Luis Sera e Ada Wong, sabe-se o quanto esses personagens brilharam no antigo jogo e o quanto os fãs os adoram, por conta disso a Capcom parece ter caprichado bastante nos dois! Luis aparece com uma caracterização muito mais próxima de um homem hispânico, uma tendência muito positiva que já era aguardada desde a reimaginação de Carlos Oliveira para o remake do terceiro jogo, no geral suas roupas lembram bastante as do antigo jogo!
A mulher de vermelho, Ada Wong, está lindíssima! Nitidamente a Capcom quis fazer com que ela parecesse mais com uma agente secreta e as roupas que ela usa agora estão muito mais em conformidade com a situação em que ela se encontra. Com vestes táticas, e o visual ainda bem próximo do que vimos em RE2 Remake, Ada deve entregar a mesma personalidade cativante, misteriosa e sem dúvida traiçoeira!
Os inimigos do jogo também parecem ótimos, os Ganados estão mais diversos, e Dr. Salvador em especial está assustador e intimidador como era de se esperar! Inimigos monstruosos como El Gigante e Del Lago também apareceram no trailer de história, o último segue bastante similar ao que foi visto no jogo original pelo vislumbre em que apareceu, já El Gigante parece ainda mais grotesco e repulsivo: em uma das cenas do trailer é possível ver o crânio de uma dessas criaturas em uma espécie de altar.
Os três principais chefes do jogo fizeram aparições no trailer, começando por Bitores Mendez: o prefeito e sumo sacerdote do vilarejo está mais intimidador do que nunca, ele foi redesenhado para parecer-se mais com um clérigo e por consequência acaba portando uma semelhança maior ainda com o Tyrant T-103! Tal como o Mr X, espera-se que Bitores faça o papel de perseguidor durante os segmentos da vila, e um cenário em particular em que ele aparece no trailer parecer ser sua residência, que foi ampliada e deixada mais obscura!
Referente ao grande alcaide do castelo da região, Ramon Salazar, o pequeno e cruel tirano, parece ainda mais esquisito de se olhar! Ladeado por dois Verdugos encapuzados, Salazar faz uma breve aparição no trailer em que é possível sentir toda a potência de sua personalidade excêntrica! O castelo de Ramon Salazar parece possuir um aspecto mais lúgubre nesse remake, enfatizando os ambientes mais góticos e sombrios.
A participação de Osmund Saddler no trailer foi nebulosa, restringindo-se apenas a alguns vislumbres e frases relacionadas aos dogmas e crenças dos Los Illuminados! Entretanto, todo o aspecto de terror cultista desse jogo, construindo uma certa mística em torno do culto e de Saddler, feito com base nas ambientações, está impecável, é uma atmosfera muito próxima de Resident Evil Village e das novas levas de terror cultista no cinema, um sentimento que o jogo original não transmitiu com a mesma densidade.
É possível ver logo no começo do trailer de história algumas pinturas na parede de uma caverna (provavelmente a mesma em que os ganados tentaram executar Ada no mini game Separate Ways) remetendo a sacrifícios humanos datados de muitos anos atrás; logo em seguida, um homem não identificado é presumivelmente sacrificado pelos cultistas.
Uma curiosidade é que as pinturas em si podem se relacionar com o passado medieval pagão da vila, anterior à conquista da região por Salazar, ancestral do pequeno lorde do castelo, que liderou uma cruzada em nome dos reinos católicos ibéricos para destruir os povos pagãos da região que cultuavam o Las Plagas e implantar o catolicismo romano.
Também foi possível observar no trailer, o retorno do Mercador! O carismático comerciante agora retorna com um sotaque carregado e a novidade de um sistema de trocas: Leon poderá trocar gemas e itens valiosos achados no cenário por equipamentos únicos, e há ainda a possibilidade de craftar (construir) itens, como munições, algo inexistente no jogo original.
Em termos de ambientação, as gameplays e o trailer cinemático de Resident Evil 4 Remake passam uma densidade incrível para os cenários, é possível sentir a influência de RE7 e RE Village nas casas e no modo como sente-se medo ao descer nos porões, o nível de degradação e abandono dos locais. A fidelidade visual do trecho da luta na vila é algo de cair o queixo com a exatidão do posicionamento das casas, e as cutscenes muito próximas do que foi visto no jogo anterior e com adições! Em suma, essas imagens mostram tudo que um remake deve fazer, manter a fidelidade ao material original e seguir acrescentado coisas novas.
Lembrando que Resident Evil 4 Remake terá dublagem em Português Brasileiro e será lançado em 24/04/2023 para PS4/PS5/PC e Xbox Series.
Estamos absolutamente ansiosos para jogar Resident Evil 4 Remake e queremos saber de você querido(a) amigo(a) comrade: qual parte do trailer ou do gameplay te chamou mais atenção? O que alimentou seu hype nessas novas revelações? Não esqueça de comentar, curtir e compartilhar!
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil