A série de remakes de Resident Evil tem prosperado, e prosperado tanto que a própria empresa já confirmou que pretende produzir mais remakes de jogos da franquia no futuro. Diante disso, o caminho mais óbvio é achar que a Capcom vai preparar remakes de jogos de maior destaque na série, como Resident Evil 5 ou Resident Evil CODE: Veronica, mas a empresa pode (e deve) querer olhar fora da série principal para seus próximos projetos de remake de Resident Evil.
Resident Evil permanece muito popular desde seu primeiro lançamento em 1996 até os dias de hoje, embora isso não queira dizer que não houve momentos difíceis na história da franquia. Depois de se tornar uma sensação em sua estreia em 1996, Resident Evil permaneceu incrivelmente popular durante toda a geração PS1. Então, graças a Resident Evil 4 e ao primeiro Resident Evil Remake, a franquia permaneceu imensamente popular em toda a 6ª geração de consoles, mas com Resident Evil 5 e Resident Evil 6 na 7ª geração de consoles, a popularidade da série começou a diminuir.
Já na altura de 2023, a franquia Resident Evil nunca foi tão popular. Depois que Resident Evil 7 ofereceu com sucesso algo familiar e novo, a Capcom entregou um dos maiores jogos de terror de sobrevivência de todos os tempos com Resident Evil 2 Remake, e agora a franquia manteve esse ciclo de “remake, sequência, remake” e as coisas parecem estar indo incrivelmente bem. Parece improvável que a Capcom interrompa esse ciclo tão cedo, embora possa querer olhar para jogos fora da série principal de Resident Evil para alguns remakes futuros.
Lançado em 2004 na América do Norte, Resident Evil Outbreak é frequentemente citado como uma das entradas mais subestimadas na longa história da franquia. Usando a jogabilidade de Resident Evil Remake como ponto de partida, Resident Evil Outbreak viu os jogadores embarcarem em várias jornadas em Raccoon City durante o surto do T-Virus, colocando-o na mesma época dos eventos de Resident Evil 2 e Resident Evil 3.
Havia uma grande coisa, entretanto, que diferenciava Resident Evil Outbreak do resto da série: sua funcionalidade online. Lançado no PS2, Resident Evil Outbreak tentou fazer uso do recurso de jogo em rede do console (limitadíssimo à época), permitindo que os jogadores se juntassem para viajar juntos por Raccoon City. Embora a experiência nunca tenha sido realmente suave ou consistente, Resident Evil Outbreak tinha muito potencial, potencial que abriria caminho para um excelente remake hoje.
Embora a Capcom tenha tentado jogos multiplayer de Resident Evil inúmeras vezes nas últimas duas décadas, nenhum deles realmente conseguiu capturar a mesma sensação de uma entrada regular de terror de sobrevivência para um jogador de Resident Evil, exceto Resident Evil Outbreak. Com gráficos modernos, jogabilidade e funcionalidade online (agora sim difundida e em máximo potencial), um Resident Evil Outbreak poderia ser um grande sucesso para a Capcom e renderia alguns pontos importantes aos fãs. Isso seria especialmente verdadeiro se a Capcom também refizesse Resident Evil Outbreak File #2, a sequência que adicionou vários novos cenários ao jogo original, alguns dos quais acontecem em um zoológico infectado de Raccoon City.
Normalmente comercializado como um console familiar, o Nintendo Wii tinha um punhado de videogames comercializados para públicos mais velhos, e a subsérie Resident Evil Chronicles trazia dois deles. O primeiro jogo da série, Resident Evil: The Umbrella Chronicles, foi lançado em 2007 para todas as regiões. Um shooter de armas leves sobre trilhos, Resident Evil: The Umbrella Chronicles mostra os jogadores abrindo caminho através de um punhado de cenários, três dos quais são recontagens resumidas de jogos anteriores da série, e um dos quais mostra o destino final da Umbrella Corporation.
Alguns anos depois, Resident Evil: The Darkside Chronicles foi lançado no Nintendo Wii. Uma continuação direta, Darkside Chronicles é outro jogo de tiro leve sobre trilhos, oferecendo outro punhado de cenários, novamente apresentando algumas recontagens de jogos anteriores e um cenário que conta uma história completamente nova. Este novo cenário, intitulado “Operação Javier”, está diretamente relacionado aos eventos de Resident Evil 4, vendo os jogadores assumirem o controle de Leon Kennedy enquanto ele luta por uma vila sul-americana com Jack Krauser.
Esses spinoffs de Resident Evil Wii definitivamente merecem o tratamento de remake também, com eles tendo alguns momentos muito importantes que afetam um pouco a história geral da série! Esperamos que a Capcom, neste seu desejo de produzir mais remakes da franquia, não deixe estes grandes jogos de lado, eles merecem e muito uma segunda chance!
Adaptado de GameRant
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.