Uma verdadeira avalanche de novidades sobre Resident Evil 4 Remake foi divulgada nos últimos dias, para delírio dos fãs! Com a chegada do Remake cada vez mais próxima, a Capcom divulgou mais coisas do que o título terá a oferecer, desde novas animações corpo a corpo com Leon, mudanças na jogabilidade de Ashley e mais surpresas! Há muitas coisas para os fãs ficarem entusiasmados. Apesar de apenas pequenas porções do jogo terem sido reveladas antes do lançamento do projeto, é o suficiente para sugerir que os desenvolvedores provavelmente fizeram um esforço total para tornar o remake atraente desde o início até o fim!
LEIA TAMBÉM – Veja 12 minutos de gameplay do Capítulo 5 de Resident Evil 4 Remake!
Dado o enorme avanço na fidelidade gráfica e nos recursos de jogabilidade com a RE Engine da Capcom, em comparação com o jogo original de 2005, a Capcom conseguiu reinventar e atualizar o gameplay e a IA (inteligência artificial) inimiga do jogo. Considerando que a gameplay mostrada mostrou apenas uma pequena parte do jogo com alguns dos Ganados e um tipo de inimigo totalmente novo, os fãs devem antecipar uma infinidade de surpresas na ocasião do lançamento do jogo.
LEIA TAMBÉM – Por que a Capcom decidiu mudar Ashley em Resident Evil 4 Remake?
Neste texto, adaptamos um artigo do Gamerant que nos mostra quais foram as principais mudanças notadas até aqui na gameplay e na IA dos inimigos de Resident Evil 4 Remake.
Ataques consecutivos/múltiplos
Uma das maiores surpresas e grandes mudanças na IA dos inimigos, conforme mostrado em novos segmentos de remake, é a capacidade do Ganado de formar ataques em cadeia. Isso é muito diferente do jogo original, já que muitas vezes era um ataque seguido por um curto período que permitia aos jogadores se recompor e voltar à frente. Na luta de camarote ao lado de Luis Sera, um dos Ganados parece estar balançando constantemente em direção ao jogador, sem pausas. Se isso for uma característica consistente entre os inimigos do jogo, especialmente o número esmagador de Ganados prontos para atacar Leon, então quase certamente tornará a experiência muito mais difícil do que antes. Ataques consecutivos de inimigos, se não posicionados corretamente, podem causar uma grande quantidade de dano, levando ao Game Over. Isso também é bastante adequado, com a mudança da Capcom de permitir que os jogadores se movam enquanto miram, então esta é uma adição adequada para manter os jogadores alertas e na ponta de seus assentos.
Inimigo da serra elétrica “atualizado”
Aqueles que estão familiarizados com o modo ‘Mercenaries’ do jogo original estarão cientes do ‘Super Salvador’, que é uma versão atualizada e muito mais agressiva do homem da serra elétrica do jogo principal. Em vez de caminhar sobre os inimigos na tentativa de decapitar Leon, este inimigo balança a arma sem parar enquanto corre em direção ao jogador. Embora o inimigo de Resident Evil 4 Remake possa não ter a mesma aparência física em termos de altura e presença intimidadora, parece que a animação implacável de balanço foi colocada no Dr. Salvador do jogo base. Pelo que os fãs viram, isso sugere que este inimigo da motosserra será muito mais cruel e agressivo do que nunca, e ele parece muito mais desesperado para acabar com a jornada do jogador. Como não há confirmação do retorno dos Mercenários (por enquanto), ainda há uma chance de outra versão do ‘Super Salvador’, ou uma versão aprimorada, aparecer ao lado do que já foi revelado.
Movimento mais rápido
A mudança mencionada nos controles de permitir que os jogadores façam movimentos enquanto miram aparentemente foi acompanhada por inimigos também se movendo para atacar em um ritmo mais rápido. No original, considerando a falta de mobilidade em combate, os inimigos costumavam correr a uma distância maior do jogador, mas de repente diminuíam a velocidade quando estavam perto o suficiente para atacar. Pela filmagem divulgada, os inimigos não mais atacam e param, mas sim atacam com força total e em números. Isso pode significar que dificuldades mais altas, como a Professional, caso ainda estiver presente, estarão em uma escala brutal completamente diferente em comparação com o original. Os jogadores não apenas terão que pensar duas vezes antes de sempre fazer ataques corpo a corpo após atordoamentos, mas também garantir que todos os cantos e pontos cegos sejam cobertos por qualquer ataque recebido.
Conversa constante
Enquanto o original definitivamente teve seu quinhão de inimigos gritando insultos para Leon e alguma comunicação entre si, nesta ocasião, parece ser muito mais comum e muito mais ameaçador. Não apenas algumas das linhas de voz originais e clássicas dos Ganados ainda estão presentes, mas também há uma conversa constante do que parece ser algo relacionado a Osmund Saddler e atividades de culto. Isso também está presente no trailer da história, que dá aos fãs uma espiada em alguns dos fanáticos inimigos cultistas realizando um ritual com uma mulher não identificada. Como a atmosfera do jogo foi renovada para um estado aterrorizante para realmente capturar o horror do Las Plagas, esta é uma adição muito adequada ao comportamento dos inimigos, pois servirá ao propósito de os jogadores terem a sensação de anormalidades dentro do vilarejo.
Conter companheiros (Luis Sera)
Uma das perguntas sem resposta da gameplay divulgada é se o companheiro de Leon durante a luta na cabana, Luis Sera, é capaz de morrer e causar o fim do jogo para os jogadores. Embora Luis pudesse ser visto derrotando os inimigos no título original, o remake mudou isso, pois sugere que os jogadores devem ajudá-lo uma vez agarrado por um Ganado. Assim como os inimigos agora podem segurar Leon para que o inimigo da motosserra o elimine, isso também pode se repetir durante a luta na cabana, que inclui o novo tipo de inimigo. Se for como muitos pensam, será outra camada de dificuldade, especialmente se agora houver novas seções que incluam Luis como companheiro.
Resident Evil 4 Remake chega no dia 24 de março para PlayStation 4, Playstation 5, Xbox Series S|X e PC.
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!