A Capcom está mandando muito bem no trabalho referente ao ressurgimento da franquia Resident Evil há mais de 5 anos. Desde que Resident Evil 7 deu início à reinicialização da era moderna da franquia de terror de sobrevivência e retornou às suas raízes em 2017, a franquia teve uma série de lançamentos de sucesso que foram elogiados pela crítica e altamente lucrativos comercialmente. Junto com Resident Evil 7 e Resident Evil Village, os remakes de Resident Evil 2, Resident Evil 3 e Resident Evil 4 contribuíram muito para sua ascensão e popularidade contínua, e os fãs estão esperando ansiosamente para ver como o estúdio continuará capitalizando com a sua maior franquia de todas.
A protagonista de longa data de Resident Evil, Jill Valentine, foi vista pela última vez nos jogos no remake de Resident Evil 3 de 2020. Durante os eventos do jogo, Jill encontra um agente especial e mercenário da Umbrella, o sargento Nikolai Zinoviev (Ginovaef em algumas versões). Servindo como uma espécie de vilão secundário, Nikolai bateu de frente com Jill e eventualmente mostrou sua verdadeira face ao ligar tanto ela quanto os membros de seu pelotão em nome da ganância e do egoísmo.
Dada a dinâmica exibida entre eles no remake, e com o enredo atualizado deixando aberta a possibilidade de seu retorno, sempre que Jill aparecer em um jogo novo de Resident Evil, Nikolai também deveria ser incluído como antagonista de alguma forma novamente!
O papel de Nikolai em Resident Evil 3: Nemesis e RE3 Remake é como um membro do Umbrella Biohazard Countermeasure Service (UBSC) designado para o esquadrão do Capitão Mikhail Victor que foi enviado para Raccoon City para conter o surto. Ele também é secretamente um Monitor da empresa, o que o torna essencialmente um espião da corporação dentro de suas próprias forças. Quando Jill cruza o caminho dele pela primeira vez, ele imediatamente parece suspeito com sua atitude rude e desdenhosa e está claramente escondendo algo. É revelado que os motivos ocultos de Nikolai (entre outros) incluíam destruir evidências do envolvimento da Umbrella no programa de pesquisa do T-Virus e observar e capturar imagens das capacidades de desempenho de Nemesis enquanto ele persegue Jill e os outros ex-membros dos S.T.A.R.S..
Nikolai é um mercenário, movido apenas por ganhos pessoais e recompensas monetárias acima de quaisquer outros deveres e responsabilidades ostensivos. Embora sua traição possa ser considerada bastante previsível, muito parecida com o curso nas histórias de Resident Evil, sua presença na tela e suas interações com Jill e outros companheiros de esquadrão adicionam uma boa camada narrativa à história principal das tentativas de Jill de ajudar na evacuação e escape de Nemesis e da cidade antes que ela seja destruída por uma bomba incendiária.
As representações do destino final de Nikolai no final de RE3 são um tanto conflitantes, mesmo no material canônico, com algumas variações afirmando que ele foi morto nos momentos finais, enquanto outras parecem contradizer isso. O remake de Resident Evil 3 parece sugerir que ele pode ter sobrevivido aos eventos, fazendo uma fuga escorregadia no último minuto e escapando de quaisquer consequências, aparentemente. Diante disso, ele poderia estar preparado para outra aparição, já que não seria a primeira vez que a Capcom teria a chance de incluir ou reintroduzir personagens secundários anteriores de Resident Evil no futuro.
Mesmo que seja em um papel reduzido ou simplesmente como uma participação especial, ainda faria muito sentido narrativo em uma história nova de Resident Evil envolvendo Jill, e seria fácil ver Nikolai retornando para reacender a centelha da rivalidade entre eles.
Adaptado de GameRant.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.