Durante o seu lançamento original em 2005, a experiência de Resident Evil 4 foi digna de ser vista pelos olhos de seus fãs, proporcionando um equilíbrio entre ação e terror de sobrevivência, e mesmo que a jornada com Leon S. Kennedy e Ashley Graham tenha sido memorável, foi a DLC Separate Ways que permitiu aos jogadores ver o horror e o caos se desenrolando através da perspectiva de Ada Wong.
Apesar de sua curta duração, a Capcom conseguiu oferecer aos jogadores uma experiência boa e valiosa, à qual muitos poderiam retornar para jogar novamente. Já nos dias atuais, a Capcom elevou a nova DLC Separate Ways de Resident Evil 4 Remake a outro nível completamente, não apenas no valor de produção desta DLC com suas cenas completas e conhecidas da história, mas também no domínio do conteúdo recém-adicionado e diferente do que os fãs experimentaram inicialmente!
Entre os fãs, porém, uma pergunta vem se repetindo: quais conteúdos do Separate Ways original foram modificados neste novo Separate Ways de Resident Evil 4 Remake? É o que você vai conferir neste artigo!
Infecção de Ada
Sem entrar em spoilers, o trailer do novo Separate Ways mostra um novo obstáculo no caminho da missão de Ada de garantir o Amber para Wesker, com o que parece ser a mesma infecção de Las Plagas da qual Leon e Ashley sofrem. Este é um aspecto completamente novo desta DLC, já que o minijogo original consistia em Ada Wong saindo ilesa na maior parte do tempo, mas a tensão e os riscos estão muito acima e além do que os fãs estão acostumados, desta vez. Com a ajuda de Luis Serra, como visto na campanha base após a luta na cabine com Leon e no trailer do novo Separate Ways, os jogadores trabalharão de mãos dadas com Luis por vários motivos, incluindo a remoção do parasita por Ada.
Cooperação de Luis
Falando em Luis Serra, os jogadores poderão mais uma vez viajar por regiões com o pesquisador ampliando ainda mais o tempo de tela do personagem. Isso representa uma grande vitória para os fãs que ainda estavam frustrados com a falta da presença de Luis no jogo base, e também uma grande melhoria para Separate Ways, pois abriu a porta para mais espaço para histórias e pontos de trama, e como isso tudo se conecta ao jogo principal. Dada a falta de desenvolvimento ou aparições de Luis Serra no DLC do título original, especialmente na história principal, a Capcom aproveitou a oportunidade perfeita para estabelecer e dar corpo ao personagem e permitir que os jogadores testemunhem suas diferentes interações com Ada, em oposição a Ashley e Leon, apesar de sua eventual morte. Apesar do destino de Luis no remake de Resident Evil 4, muitos fãs já estão torcendo por uma DLC de história com o carismático personagem como protagonista.
Aparência de Wesker
Uma grande surpresa revelada nos trailers do novo Separate Ways é a aparição de Albert Wesker, no que se sugere ser a Ilha no final da experiência base. Novamente evitando spoilers como mencionado acima, o trailer sugere alguma forma de traição, desacordo ou mal-entendido entre Ada e Wesker, deixando os fãs com a expectativa de um aumento de tensão e suspense nos estágios finais deste novo Separate Ways. Esta é uma mudança completa em comparação com o original, já que as aparições de Wesker em 2005 foram apenas através de uma fonte de videochamada comunicando com Ada qual seria seu próximo passo. Quer este cenário no trailer ocorra antes do que os fãs podem prever ou nos últimos estágios, ele promete abalar a narrativa e fornecer um novo nível de profundidade ao relacionamento e dinâmica de Ada com Wesker, assim como pode insinuar o que a Capcom pretende para os futuros remakes da franquia.
Verdugo/U3
Aqueles que estão familiarizados e acostumados com o Resident Evil 4 original de 2005 estarão cientes do encontro com o chefe de Salazar, que vê ele mesmo e um dos Verdugos se fundindo para se tornar um grande inimigo para Leon eventualmente derrotar. Com o remake base omitindo isso completamente, uma das notas nas últimas fases do título sugere que o Verdugo é de fato o U3, que é um chefe que muitos fãs ficaram chateados ao ver cortado da campanha de Leon. Agora, os jogadores poderão vivenciar o terrível chefe através dos olhos de Ada Wong, e o trailer sugere que haverá vários encontros com o Verdugo/U3, partindo para uma experiência semelhante aos desentendimentos de Leon com o Chefe Mendez.
Cortar conteúdo do jogo básico para inserir nesta DLC
A mudança mais agradável em todos os esforços da Capcom para renovar a experiência do novo Separate Ways nesta ocasião é que o conteúdo que os fãs inicialmente pensavam ter sido totalmente cortado de Resident Evil 4 Remake agora estará presente em sua DLC. Embora muitos dos elogios de Resident Evil 4 Remake venham do fato de que as grandes e mais populares áreas do jogo foram mantidas e não omitidas, houve algumas sequências que os fãs esperavam ver presentes. Isso inclui o mencionado encontro com o chefe U3, o segmento do teleférico com jogadores enfrentando inimigos e ainda a sala de lasers, e tudo isso agora acontecerá no novo Separate Ways controlando Ada, para a alegria de muitos jogadores. Juntamente com a DLC canônica, as frustrações dos fãs foram abandonadas, já que Ada e Wesker agora podem ser jogados no modo Mercenários de Resident Evil 4 Remake, o que não era o caso no momento de seu lançamento, levando à tristeza de muitos.
Com o conteúdo original da campanha de Leon agora presente na campanha de Ada, o nível de re-jogabilidade aumentou para um status ainda maior, e este novo Separate Ways procura continuar a forma positiva da Capcom não apenas no reino de Resident Evil, mas em todas as suas franquias. O DLC Separete ways de Resident Evil 4 Remake já está disponível no PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series S|X e PC.
Adaptado de Gamerant
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!