A franquia Resident Evil sempre foi conhecida por inovar e se adaptar ao longo dos anos. Cada entrada ajustou a mecânica de jogo, o combate e até mesmo o tom da narrativa. Talvez o mais substancial sejam os diferentes ângulos de câmera que a série usou até aqui.
Os jogos Resident Evil originais introduziram o icônico estilo de ângulo de câmera fixo, que durou vários jogos (com exceção de Resident Evil: Survivor) até a moderna visão por cima do ombro de Resident Evil 4. Esse estilo durou vários jogos adicionais, até que outra reformulação veio em Resident Evil 7, quando a série foi (na verdade retornou) para a câmera em primeira pessoa – uma decisão que recebeu críticas mistas dos fãs, mas ainda foi transportada para a sequência do jogo, Resident Evil Village.
Resident Evil 7 e Resident Evil Village foram ambos feitos do zero com um ângulo de câmera em primeira pessoa em mente. Ambos os jogos apresentam momentos que são melhor vistos de perto e pessoalmente, mas isso não quer dizer que os jogos não funcionariam com uma abordagem de terceira pessoa mais reduzida. Isso foi comprovado quando Resident Evil Village trouxe para o jogo o tão solicitado modo de terceira pessoa, permitindo aos jogadores a opção de escolher entre os dois ângulos de câmera. Agora que a escolha entre diferentes ângulos de câmera foi adicionada, os jogos futuros deverão considerar as possibilidades desse recurso.
Como Resident Evil Village, um jogo principalmente em primeira pessoa, foi capaz de adicionar um modo de terceira pessoa e fazê-lo funcionar bem, os jogos de Resident Evil em terceira pessoa deveriam ter um modo de primeira pessoa. Isso funcionaria bem como uma opção predefinida no jogo ou até mesmo como um modo desbloqueável após vencer o jogo uma vez. Futuros remakes de Resident Evil podem ter a oportunidade de implementar esse recurso no lançamento, mas não precisa parar por aí. Um modo de primeira pessoa poderia ser adicionado retroativamente a jogos como Resident Evil 4, Resident Evil 2 Remake e Resident Evil 3 Remake. Em RE4 Remake, inclusive, podemos ter uma amostra de como seria o gameplay em primeira pessoa ao jogar o modo VR do título.
Os fãs já adicionaram esse recurso a vários jogos Resident Evil do passado por meio de mods. Através do impressionante trabalho da comunidade, os jogadores puderam vislumbrar como seria um recurso oficial, caso empregado. Seria legal ver um modo de primeira pessoa adicionado aos jogos Resident Evil de terceira pessoa com todo o suporte e polimento pelos quais os jogos são conhecidos. Como seria apenas uma configuração opcional, os fãs poderiam escolher seu ângulo de câmera preferido.
A escolha entre um modo de terceira pessoa por cima do ombro e um modo de primeira pessoa seria ótima, mas na verdade há mais um ângulo de câmera de Resident Evil que também pode ser uma opção. O clássico ângulo de câmera fixa seria muito interessante de ter como modo selecionável em títulos modernos de Resident Evil. Também houve mods para Resident Evil 2 Remake mostrando como essa visão poderia funcionar com o estilo moderno do jogo. Experimentar jogos como Resident Evil Village, RE7 ou mesmo RE4 Remake com a câmera fixa original daria a eles ainda mais uma sensação clássica de terror de sobrevivência, renovando completamente a forma como o jogo é jogado. Fica a dica, Capcom!
Adaptado de GameRant.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.