A Capcom tem lançado lançamentos de sucesso a torto e a direito nos últimos anos, e Resident Evil 9 esperançosamente continuará essa tendência. Embora a internet tenha visto seu quinhão de especulações e rumores sobre história, cenário, perspectiva e foco do jogo de Resident Evil 9, praticamente nada oficial foi revelado sobre o jogo até o momento. Embora a falta de informação possa ser frustrante para alguns fãs, também é bastante emocionante, pois parece que essencialmente tudo é possível para este futuro título.
Resident Evil 9 será o primeiro jogo Resident Evil “não-remake” desde Resident Evil Village de 2021. RE Village e sua DLC encerraram a história da família Winters, que posiciona o próximo jogo para apresentar um novo protagonista ou voltar atrás dando luz a personagens clássicos como Chris Redfield e Jill Valentine. O final do enredo dos Winters também sugere que Resident Evil 9 poderia marcar um retorno à perspectiva tradicional de terceira pessoa dos jogos originais. Independentemente do protagonista, perspectiva ou premissa da história, existem alguns recursos de jogo e considerações de design que beneficiariam enormemente Resident Evil 9.
Os jogos da franquia Resident Evil quase sempre podem fazer os jogadores tremerem de medo em um momento e rirem de uma frase brega e autoconsciente no momento seguinte. Esta é uma parte central da identidade da franquia, e RE9 deve mantê-la, mas também há espaço para mais introspecção e desenvolvimento de personagens. Quer o nono jogo apresente um novo herói ou relembre um antigo, aprimorar os elementos de terror psicológico de Resident Evil pode não apenas tornar o jogo mais assustador, mas também abrir a porta para uma narrativa poderosa. Resumindo, o próximo Resident Evil numerado não deveria ter níveis perturbadores no nível de Silent Hill, mas poderia se dar ao luxo de ter menos medo do escuro, mostrando aos jogadores um crescimento sério dos seus personagems e conceitos de terror mais intensos e maduros.
O combate de Resident Evil foi polido para algo brilhante, sem dúvida atingindo o pico com o remake de Resident Evil 4, que existe no espaço satisfatório entre lento e metódico, e frenético e tenso. Dito isto, as batalhas contra chefes da franquia nunca foram tão fortes, já que muitas vezes adotam uma estrutura mais rígida que não aproveita os pontos fortes dos sistemas de combate. Quando se trata de chefes e outros tipos de inimigos importantes em Resident Evil 9, a Capcom deve enfatizar a liberdade do jogador, oferecendo vários caminhos para a vitória, em vez de seguir a abordagem tradicional e restritiva de atirar em pontos fracos específicos, derrubar o inimigo e repetir.
O “chutador” Leon Kennedy e o “socador de pedras” Chris Redfield aproximam-se dos níveis de competência dos super-heróis e, embora isso leve a uma jogabilidade divertida, pode custar o terror. Resident Evil 7 e Resident Evil Village conseguiram fazer o jogador se sentir mais vulnerável, colocando-o no lugar de uma pessoa normal, sem treinamento avançado ou preparo físico quase sobre-humano, o que aumentou a tensão e o terror desses jogos. Mesmo que Resident Evil 9 apresente um herói impressionante como Chris Redfield, isso poderia colocá-los contra ameaças nunca antes vistas, nunca permitindo que eles e, por extensão, o jogador, se sentissem seguros.
Concluindo, Resident Evil 9 pode ainda tirar notas de outras franquias de terror de sobrevivência quando se trata de terror psicológico, combate e tom, mas também deve permanecer fiel ao espírito da franquia Resident Evil. Se conseguir evoluir a fórmula da série enquanto aprimora o que já funciona, então Resident Evil 9 certamente será mais um sucesso da série!
Adaptado de GameRant
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.