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EvilSpecial – Confira 17 novidades de The Last of Us: Parte 2, comparado ao primeiro jogo!

Nos seis anos entre o lançamento original de The Last of Us e o iminente lançamento de The Last of Us Parte 2, a Naughty Dog teve muito tempo para repensar a jogabilidade e a mecânica em uso pela franquia e fazer mudanças e melhorias. Como era de se esperar, a Parte 2 reformula os sistemas do jogo original com todos os tipos de alterações, variando de pequenas a grandes reviravoltas, e praticamente tudo o que os fãs se lembram do original foi ajustado na sequência.

Analisando as diversas gameplays já divulgadas do título, percebe-se que as alterações vão desde novos tipos de inimigos e desafios até mudanças em como você desbloqueia novas habilidades para Ellie e modifica suas armas enquanto a guia em sua busca por vingança.

Confira abaixo 17 mudanças que o novo jogo trará, se comparado ao primeiro jogo, em um guia para ajudá-lo a se preparar melhor para retornar ao mundo pós-apocalíptico da Naughty Dog em fevereiro de 2020!

Agora, Ellie pode pular, escalar e se rastejar

Em comparação com Joel, Ellie é uma protagonista muito mais móvel e ágil, que é mais capaz de mudar de posição em combate e se livrar de problemas furtivamente. As grandes adições na frente do movimento são a capacidade de Ellie de escalar as coisas e rastejar por baixo delas. Há um botão de salto dedicado, então, em vez de procurar uma escada conveniente a qualquer momento que você precisar subir, Ellie pode pular e se transportar para objetos, desde que eles não sejam muito altos, adicionando muita verticalidade às suas capacidades. Ela também pode cair de bruços e engatinhar, permitindo que você deslize sob carros ou portas. Você usará essas habilidades para resolver quebra-cabeças, mas elas também são essenciais em combate e furtividade para ajudar Ellie a se esconder dos perseguidores.

Não parece haver muitas escadas e tábuas

Nas amostras de gameplay divulgadas, tem-se a impressão de que a Naughty Dog reformulou os fundamentos dos quebra-cabeças que você resolverá na Parte 2. Em vez de encontrar tábuas de madeira em todos os lugares para fazer pontes sobre lacunas e escadas para atravessar paredes, você precisa usar as habilidades de movimento de Ellie para encontrar caminhos a seguir. Uma coisa que está voltando de The Last of Us, no entanto: caçambas. Pelo menos uma vez, você estará empurrando uma caçamba cheia de lixo para ajudar a dar um passo que você pode subir para alcançar um lugar mais alto.

Sobre a visibilidade

A capacidade de rastreamento não é apenas para deslizar através de orifícios ou sob objetos. Também é útil em situações furtivas, pois Ellie pode rastejar pela grama alta para reduzir o som que ela faz e sua visibilidade. Os inimigos não podem ver Ellie à distância quando ela está rastejando pela grama, embora eles a vejam se ela chegar muito perto. Indo agachado, dá a você a chance de passar de uma posição para outra sem ser descoberto, desde que você tenha cuidado. Dá-lhe muito mais opções quando você está tentando ficar escondido, e em combate, pode permitir que você se esconda dos inimigos e se reposicione para flanquea-los.

Há um botão dedicado para se esquivar

Também contribuindo para o repertório de movimentos de Ellie, está a habilidade de esquivar, ligada ao toque no botão de sprint. A esquiva permite que Ellie escorregue atacando infectados ou evite ataques corpo a corpo de inimigos humanos, permitindo que ela siga com contra-ataques. Esquivar-se também pode ajudá-lo a sair da mira de um inimigo. Em geral, a agilidade de Ellie ajuda a mantê-la viva, e você precisará melhorar com a capacidade de esquivar para sobreviver a algumas das lutas mais angustiantes do jogo.

O Shambler é um novo inimigo infectado

Na Parte 2, você verá muitos dos mesmos inimigos infectados com os quais está acostumado desde o primeiro jogo, incluindo Runners e Clickers. A Naughty Dog, porém, adicionou um novo inimigo chamado Shambler. É difícil derrubar esses grandes infectados, absorvendo muitos danos. Porém, eles são principalmente perigosos por proximidade – eles pulverizam nuvens mortais e ácidas em todas as direções quando atingem, quando se aproximam de você e quando morrem. Parece que a melhor maneira de lidar com eles é armar armadilhas ou detoná-las de longe (matá-los furtivamente, por exemplo, é definitivamente uma má ideia); se eles te encurralarem, estará tudo acabado.

Inimigos humanos agora trazem cães de ataque

Os outros novos inimigos vistos na Parte 2 eram cães de ataque, que se juntaram aos humanos para caçar Ellie através de um dos níveis demonstrados nas gameplays. Os cães mudam muito sobre os encontros com os inimigos quando estão presentes. Primeiro, eles podem cheirar Ellie, o que significa que você não está seguro se estiver fora de vista ou escondido. Os cães que cruzam a trilha de Ellie pegam seu perfume e o seguem de volta para onde ela está, o que significa que você precisará continuar se movendo muito mais na Parte 2, mesmo quando esgueirando-se. Você pode perder cães jogando uma garrafa ou tijolo para distraí-los ou mantendo-se em movimento por tempo suficiente para que eles percam a trilha.

Em combate, os cães são um tipo diferente de grande ameaça. Eles vão apressar você, tentando derrubar Ellie e destruí-la. Eles são mais rápidos e mais baixos do que os outros inimigos, o que pode torná-los mais difíceis de atirar e mais difíceis de combater com armas brancas. Eles também são muito bons em distraí-lo, enquanto seus donos acabam com você com armas de fogo.

O modo de escuta inclui seu rastro pelo cheiro

A boa notícia é que você não ficará completamente surpreso quando um cachorro começar a rastrear você. A Parte 2 telegrafa esses momentos com o diálogo inimigo, para que você saiba quando um cachorro seguiu sua trilha. Você também pode ver a trilha e o caminho que levará o cão ao ativar o modo Listen, a habilidade de Ellie que permite ver inimigos através de paredes e outros objetos. O modo de escuta também sofreu outros ajustes; é menos eficaz e mais obscurecido a distâncias maiores, tornando mais difícil escolher inimigos que Ellie também não pode ouvir.

Todos os inimigos tem nomes agora

Um dos grandes temas de The Last of Us Parte 2 é como você pode perder sua humanidade na luta pela sobrevivência e na busca por vingança. As animações de morte são ainda mais brutais do que em The Last of Us para destacar o quão intensa e terrível a luta de Ellie por sua vida pode ser. A Naughty Dog também está vendendo o horror de outra maneira. Cada um dos inimigos humanos no jogo tem um nome, e você os ouvirá usando os nomes uns dos outros enquanto eles se coordenam para procurá-lo ou atacá-lo. Mate um inimigo, e seus amigos frequentemente gritarão seu nome com raiva e angústia. Isso vale para quando você mata cães também (e você mata muitos deles, ao que parece). Se isso parece perturbador, é algo proposital feito pelo estúdio – espere se sentir mal por matar inimigos, mesmo que eles também estejam tentando matá-lo.

Os encontros são maiores, com mais opções

A Naughty Dog expandiu bastante o tamanho e o alcance dos encontros inimigos e o design de níveis. Espere encontrar locais que misturam interiores e exteriores, com muitos furos, portas, janelas quebradas e passagens estreitas que permitirão que você deslize entre as posições. As habilidades de movimento de Ellie e os novos recursos dos inimigos para encontrá-la, o levarão a se movimentar muito mais, quer você esteja furtivamente ou lutando. A Parte 2 oferece muito mais opções para tornar o movimento viável, oferecendo muitos lugares para você se esconder atrás e atirar. Você também pode receber muitos ataques contextuais, como usar objetos na área contra seus inimigos para poder abri-los para desferir golpes.

Os inimigos são mais inteligentes, mas isso pode torná-los mais previsíveis

Como quase tudo na Parte 2, a Naughty Dog aumentou a IA inimiga para fazer com que os sobreviventes humanos que você luta pareçam mais humanos. Agora eles têm um novo estado de consciência entre não ter ideia de onde você está e saber exatamente onde está, que o co-diretor Anthony Newman chamou de “conhecimento vago”. Se você matar um inimigo de uma posição oculta com uma flecha, por exemplo, seus amigos próximos perceberão e intuirão vagamente de onde veio o ataque. Os inimigos então usarão essas informações para tentar localizá-lo, mas ainda não saberão sua posição exata. Você pode usar isso para sua vantagem; com os inimigos agindo mais como pessoas reais, os jogadores poderão prever melhor para onde irão e o que farão.

Aliados são mais úteis

Os inimigos são mais inteligentes na Parte 2, mas seus aliados também. Um dos gameplays disponíveis e com vídeo na internet conta com Ellie em patrulha com seu interesse amoroso, Dina, e as duas trabalham juntas para eliminar os infectados de uma cidade abandonada. Onde Ellie, de 14 anos, poderia contribuir em uma batalha em The Last of Us, ela acabou ficando fora do caminho, mas aqui, Dina é uma lutadora mais ativa capaz de executar suas próprias quedas silenciosas de inimigos. Newman também disse que Dina contribuirá em uma batalha com sua arma, e suas balas causam tanto dano quanto Ellie (ao contrário dos tiros de seus amigos em, digamos, Uncharted 4). Você também pode usar a ajuda dos aliados para sua vantagem estratégica – se Dina der alguns tiros em um corredor infectado enquanto estiver assistindo, por exemplo, você saberá que precisará apenas de mais um ou dois tiros para derrotá-lo.

As atualizações têm mais significado

Como em The Last of Us, você aprimora as habilidades de Ellie encontrando e usando as pílulas de suplemento que apanha do mundo do jogo. A Naughty Dog aprimorou esse sistema, e Ellie teve várias árvores de habilidades que desbloqueiam novas habilidades. Obter uma atualização pode abrir novas habilidades de criação, por exemplo, ou torná-la mais rápida enquanto rasteja. Você pode usar o sistema de atualização para adaptar os recursos de Ellie ao seu estilo de jogo.

Mods de armas também personalizam seu estilo de jogo

Além de atualizar Ellie, você também atualizará suas armas, usando bancadas e peças de máquinas que você descobrir no mundo. As atualizações de armas tendem a se concentrar em aprimorar suas capacidades e alterá-las de maneira bastante significativa – adicionar um escopo ao rifle de caça aumenta muito seu alcance, por exemplo, e ampliar a pistola aumenta sua munição e reduz seu balanço. Newman disse que a Naughty Dog quer que suas armas pareçam uma extensão da personalização do seu personagem, portanto, espere conseguir atualizações que se alinham ao seu estilo de jogo pessoal. As bancadas de trabalho também vêm com novas animações para fazê-las parecer menos com grandes menus, com Ellie desmontando rapidamente suas armas e adicionando novos componentes à medida que você as atualiza.

Manuais de treinamento podem abrir novas árvores de habilidades

Os manuais de treinamento estão de volta e você pode encontrá-los no jogo para ensinar novas habilidades a Ellie. Eles parecem ser um grande negócio na Parte 2. Em uma das demonstrações, o jogador encontra um manual sobre arco e flecha logo após Ellie adquirir um arco que abriu uma árvore inteira de habilidades dedicadas a arco e flecha que ela não possuía anteriormente. Parece que, se você for diligente o suficiente, você encontrará manuais no jogo que podem lhe dar acesso a novos conjuntos de habilidades.

Você pode fazer silenciadores para suas armas

Um grande novo item fabricável: um silenciador improvisado e descartável. Você precisará desbloquear a habilidade de construí-los a partir da árvore de habilidades de Ellie, mas eles tornam mais fácil se arrastar e derrubar inimigos. Os silenciadores são feitos de garrafas de plástico, então duram apenas alguns tiros, mas quando você tenta ficar quieto, eles são uma grande ajuda.

Nunca crie outra faca

Boas notícias: você não estará mais fabricando facas de pacotes de peças de tesoura quebradas. Embora eles fossem bastante essenciais para mortes furtivas em The Last of Us, especialmente contra os Clickers extremamente mortais, os itens desapareceram completamente na Parte 2. Em vez disso, Ellie carrega um canivete que lhe permite executar mortes furtivas relativamente rápidas contra seres humanos e infectados, incluindo Clickers. A faca, porém, não é suficiente para derrubar todos os inimigos que você encontrar.

Não há multiplayer.. por enquanto

A Naughty Dog revelou durante a sessão de pré-visualização que, ao contrário de The Last of Us, a Parte 2 não incluirá um modo multiplayer, contrariando o que o estúdio disse anteriormente. Há uma experiência on-line separada em andamento, embora tenhamos poucos detalhes sobre isso. Isso provavelmente decepcionará alguns fãs, mas faz sentido – o escritor Neil Druckmann disse durante o evento que The Last of Us Part 2 é o maior jogo que a Naughty Dog já fez, em termos de duração, alcance e ambição.

Adaptado de GameSpot

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