Anunciado durante o último State of Play, o trailer de Resident Evil 3 traz não apenas muitas novidades a se esperar no jogo, mas também diversas referências ao clássico de 1999. O jogo foi oficialmente revelado pela Capcom nesta semana e tem lançamento agendado para dia 3 de abril de 2020, para PS4, Xbox One e PC.
[ LEIA TAMBÉM | Confira detalhes da Edição de Colecionador de Resident Evil 3 Remake! ]
Confira conosco, neste artigo exclusivo do EvilHazard, cada detalhe que encontramos no trailer!
O início:
Bem, antes do início propriamente dito, já é explicado na revelação da State of Play que o jogo será “a campanha de Resident Evil Resistance”. Ou seja, REsistance não será um jogo por si só, mas será um modo extra do jogo Resident Evil 3, assim como foi O 4º Sobrevivente em RE2, mas dessa vez com um foco no multiplayer. Isso é bom para os que estavam preocupados com a ligação que o projeto teria com o resto da série, além de aumentar a vida útil do jogo, que originalmente possuía apenas uma campanha. Certo, agora vamos ao trailer em si.
O trailer começa com o mesmo contador usado no anúncio de RE2, relembrando a jornada de Leon e Claire, que se inicia em 29 de setembro e termina na manhã do dia 30. O interessante é que agora dá pra estimar o horário em que aconteceram alguns pontos principais da história.
Ele avança até às 6:35hr (talvez a hora do término de RE2, quando os dois, acompanhados de Sherry saem do túnel).
Porém, logo voltamos na contagem de todo o dia anterior, até chegarmos ao famoso “September 28th” (Sim, essa é a parte que deixou a gente realmente arrepiado). Mais precisamente: voltamos às 20:07 daquele dia…
Começamos com uma perseguição intensa – em primeira pessoa – em um prédio em chamas. Logo descobrimos o motivo do desespero: Nemesis.
Após descer a escada de incêndio e se jogar na rua, vemos enfim a protagonista Jill!
Jill está bastante parecida com a personagem do jogo icônico de 1999!
Após alguns flashes da cidade, com pontos vistos também em RE2 e diversos prédios reconhecíveis para os fãs mais atentos, a cena vai para o bondinho, e vemos Mikhail Victor. Reparem nesse trecho como é visível de cima o cinema da cidade, que no original fica na mesma rua do restaurante. Além disso, há a loja de licores (presente no original).
Em seguida, vemos outro membro da U.B.C.S., Murphy Seeker, que no original é morto por Nicholai na sala em que Jill assiste a uma propaganda na TV (enquanto busca as peças do bondinho).
A partir daqui, o trailer mostra alguns pontos fora de ordem cronológica, e bastante interessantes:
Temos o visual completo de Brad Vickers, usando-se o mesmo ator que apareceu em RE2 como um easter egg. Nessa mesma cena, podemos ver civis fugindo – o que indica que a cena foi em algum momento anterior aos vistos no game original.
Voltamos à cena do jovem Murphy ferido, e já temos um vislumbre da personalidade – de traidor – de Nicholai Ginovaef. Nesse ponto, também é possível ver várias escoriações nas costas de Jill, sinais de confrontos anteriores com Nemesis.
Carlos aparece acompanhado pelo agente Tyrell Parick (que morria por uma bomba plantada por Nicholai em um cofre no hospital, mas não sem antes revelá-lo como traidor). A dupla está na escadaria externa do R.P.D. (em que encontrávamos o pôster de Brad no cenário B de RE2).
Eles estão se dirigindo ao escritório dos S.T.A.R.S. no RPD. Seria um novo trecho jogável, mostrando mais detalhes da jornada dos mercenários? É possível vermos bem o novo visual de Carlos, com destaque à mudança drástica nos cabelos (antes lisos e castanho-claros).
Aqui, temos flashes do apartamento de Jill, que aparecia na introdução do original. É entendido que ela ficou um tempo abrigada ali, enquanto o caos tomava conta da cidade e essa fica sob Lei Marcial.
Nessa cena rápida, vemos de fundo uma torre da estação de energia, provavelmente a mesma em que buscávamos um componente para o bonde no original.
Embora esse mural não nos dê certeza de sua localização, talvez esteja no apartamento de Jill, e mostre sua luta por obter provas contra a Umbrella desde o incidente na Mansão Spencer, em julho do mesmo ano.
Aqui, vemos parte da perturbação de Jill (que é mais explorada ao final do trailer). Porém, é interessante também ver a vaidade da moça (para se manter tão linda…), com alguns cosméticos na pia. Esses detalhes, apesar de pequenos, dão mais vida à personagem.
Algo interessante: chamam Jill para entrar num helicóptero, que mais tarde veremos que foi abatido. Porém, esse não é o final do game, no aterro sanitário. Parece ser em cima de um estacionamento. Provável que esse seja um trecho inédito, mostrando uma tentativa de saída frustrada da U.B.C.S. O helicóptero, aliás, pode ser o mesmo que está danificado na delegacia do novo Resident Evil 2, pois seus números de série são iguais. (obrigado ao leitor Matheus Silva por esta observação, via página do Facebook).
Temos um trecho de gameplay, em que vemos que a terceira pessoa será mantida, no mesmo estilo de RE2 – e vemos mais das torres de energia ao fundo.
Durante o caos, ela recebe a ajuda de Brad dessa vez, que talvez tenha um destaque maior e a acompanhe no começo da jornada (não sendo encontrado apenas no restaurante já ferido e depois na delegacia, sendo morto).
Aqui, a situação fica ainda mais rápida, ressaltando o caos:
Temos a explosão do helicóptero em que Jill entraria mais cedo, mas que (por sorte) ela não teve tempo. Provavelmente, devamos agradecer a um míssil da bazuca de Nemesis por essa…
Há um momento muito rápido com uma criatura gigante. Seria isso um Hunter visto de perto, ou o verme do cemitério? Reparem embaixo: podem ser garras ou dentes grandes… O que acham?
Nicholai satisfeito. Talvez após armar alguma armadilha para os próprios companheiros?
Jill escapa por pouco de uma grande explosão, em uma cena muito rápida – e sem uma grande definição (talvez possa não ser a mesma cena do helicóptero… Posto de gasolina Stagla, talvez?).
Aqui temos Jill num veículo que capotou. Em princípio poderia ser o bondinho, mas reparem no painel, em que há um volante… Jill teve uma outra tentativa de fuga, que acabou como em quase todas as tentativas de Leon na direção?)
Vemos mais da perturbação psicológica de Jill após a mansão, indicando sinais de stress pós-traumático. O trecho também parece ser em primeira pessoa, pois reparem como os dedos dela aparecem próximos à câmera (à direita nas imagens) enquanto ela se olha no espelho.
O logo dessa vez não se mostra rachado como o de RE2. Ao invés disso, parece ter umas veias se formando. Isso pode ser uma alusão tanto a Nemesis quanto ao estado psicológico da Jill, que se vê transformando em um zumbi no espelho.
Após isso, há uma cena extra, mostrando a criação e o transporte de Nemesis em uma área que parece ser um hospital da Umbrella. A cena toda até lembra trechos do segundo filme em live action (não odeiem o autor do artigo nessa parte, mas é verdade…). Será interessante ver de uma maneira mais detalhada como a B.O.W. mais lembrada da série foi desenvolvida. (e sim – dessa vez ele possui um nariz).
Então, temos a grata surpresa da data de lançamento. Não é citado nada quanto à próxima geração – até porque, os novos consoles ainda não foram anunciados. Porém, especula-se (vamos deixar claro que essa parte é um RUMOR) que ele receba uma versão aprimorada para os próximos consoles, a serem anunciados no ano que vem.
Por fim, há mais um anúncio de REsistance, para reiterar a ideia de que ele é uma parte de Resident Evil 3 – que possui agora um modo multiplayer.
E assim como em RE2, teremos a versão clássica das roupas, oferecidas aqui como um bônus de pré-venda. O visual de Jill não muda drasticamente, tendo a diferença maior em sua roupa. Já em Carlos, a diferença é mais visível. Reparem que no traje ele terá de volta o cabelo liso e mais claro, assim como era no original.
O trailer ainda guarda algumas surpresas, como o visual completo de Nemesis (já que temos apenas um vislumbre nesse trailer de anúncio), todas as suas mutações, e as outras criaturas do jogo. Além disso, não vimos Barry Burton, que está presente no final canônico. Apesar de conhecermos a história, é muito bom deixarem algumas surpresas apenas para quando jogarmos.
Esperamos que tenham curtido nossa análise, e permaneçam ligados para mais informações sobre o título!
Colaborou com este texto o membro do EvilHazard Gerson Ashford.
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.