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EvilSpecial | Confira mitos e lendas reais por trás de alguns inimigos da franquia Resident Evil

Desde o seu primeiro lançamento em 1996, a franquia Resident Evil nos apresenta diversos inimigos marcantes a cada novo jogo — que possuem histórias de origem e nomes próprios, entretanto você conhece as inspirações e referências por trás desses inimigos?

Desde o primeiro Resident Evil até o último jogo numerado, Resident Evil Village, é possível identificar diversas referências mitológicas e literárias escondidas nos puzzles, designes de personagem e nomes de inimigos — implementados sempre com muita maestria.

Dos clássicos zumbis até a poderosa Mãe Miranda, confira a seguir os mitos e lendas reais por trás desses dezoito inimigos da franquia mais amada do Survival Horror!

Zumbi:

Zumbi ou zombie é o nome atribuído, segundo peças da literatura e da cultura pop, a uma criatura “morta-viva” de hábitos noturnos e canibais. Geralmente, possui o corpo em estado de decomposição, uma movimentação lenta e um nível baixo de inteligência, agindo totalmente por instinto e fome.

Quanto à etimologia da palavra, acredita-se que “zumbi” provém do termo nzumbi, que significa “defunto ou cadáver” em quimbundo — um dos idiomas falados na Angola, um país localizado no sul da África. Algumas histórias e crenças do povo haitiano também podem ser a origem dos seres que hoje chamamos de zumbis.

Segundo algumas crenças populares antigas, o vodu haitiano seria capaz de trazer uma pessoa morta de volta à vida, para que ela se vingue daqueles que já lhe fizeram algum mal. Historicamente, os primeiros haitianos a praticarem vodu no país foram os descendentes de escravos africanos, reforçando a relação entre esses mitos de “morto-vivo” e o termo nzumbi.

Aparições na franquia: Resident Evil (1996); Resident Evil 2 (1998); Resident Evil 3 (1999); Resident Evil: Survivor (2000); Resident Evil CODE: Verônica (2000); Resident Evil: Survivor 2 (2001); Resident Evil Gaiden (2001); Resident Evil 1 Remake (2002); Resident Evil Zero (2002); Resident Evil: Dead Aim (2003); Resident Evil: Outbreak (2003); Resident Evil: Outbreak File #2 (2004); Resident Evil: Deadly Silence (2006); Resident Evil: The Umbrella Chronicles (2007); Resident Evil Degeneração (2008); Resident Evil: The Darkside Chronicles (2009); Resident Evil: Operation Raccoon City (2012); Resident Evil 6 (2012); Resident Evil: Condenação (2012); Umbrella Corps (2016); Resident Evil: Vendetta (2017); Resident Evil 2 Remake (2019); Resident Evil 3 Remake (2020); Resident Evil: Resistance (2020); Resident Evil: Ilha da Morte (2023).

Cerberus:

Assim são chamados os cães pertencentes à raça dobermann treinados pela Umbrella e infectados com o T-vírus, que marcam presença em diversos jogos da franquia. Os Cerberus ignoram a presença de zumbis e outros inimigos, mas atacam os vivos. Vale lembrar que os cães que são infectados de outras formas (sem o envolvimento direto da Umbrella) recebem um outro nome: Zombie Dog ou, em português, Cachorro Zumbi.

Na mitologia grega, Cérbero (ou Cerberus, em inglês) era o nome de um cão monstruoso de três cabeças, o cruel guardião do submundo conhecido como Hades, o reino dos mortos. Ele permitia a entrada das almas dos mortos e impedia que saíssem, mas sempre atacava os vivos que tentavam adentrar o seu território, os aniquilando. Certamente, essa distinção entre vivos e “mortos-vivos” também está presente em Resident Evil, tal qual a fúria do cão Cerberus.

Aparições na franquia: Resident Evil 1 (1996); Resident Evil Remake (2002); Resident Evil Zero (2002); Resident Evil: Deadly Silence (2006); Resident Evil: The Umbrella Chronicles (2007); Umbrella Corps (2016).

Neptune:

Esse é o nome dado aos tubarões brancos infectados com o T-vírus presentes nas instalações subterrâneas da Mansão Spencer, em Resident Evil 1. Provavelmente, esse foi o nome escolhido para batizar essas armas biológicas graças ao deus romano Netuno (ou Neptune, em inglês). Segundo a mitologia, Netuno habita o mar e é capaz de provocar tempestades temíveis, sendo associado principalmente aos mares, fontes de água e terremotos — o que combina muito bem com as criaturas criadas pela Umbrella.

Aparições na franquia: Resident Evil 1 (1996); Resident Evil 1 Remake (2002); Resident Evil Outbreak (2003); Resident Evil: The Umbrella Chronicles (2007).

Chimera:

Em Resident Evil 1, são criaturas rápidas e ágeis presentes no final do jogo, resultado da combinação do DNA de moscas, DNA de seres-humanos e o T-vírus. São capazes de andar pelo teto e de se esconderem nas tubulações.

Na mitologia grega, quimeras são criaturas geradas a partir da combinação de dois ou mais animais, fato que se evidencia em sua aparência monstruosa e híbrida. O exemplo mais popular de quimera é: cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente — inclusive, essa figura é utilizada em um puzzle presente no Castelo Salazar, em Resident Evil 4.

Na ciência moderna, existe ainda o termo “quimerismo”, que define uma condição genética rara onde o mesmo indivíduo possui dois tipos diferentes de DNA em seu corpo. Com certeza, esse nome reflete muito bem a origem (e a aparência) da criatura criada pela Umbrella.

Aparições na franquia: Resident Evil 1 (1996); Resident Evil 1 Remake (2002); Resident Evil: The Umbrella Chronicles (2007).

Deimos:

Em Resident Evil 3, Deimos são pulgas que se infectaram com o T-vírus ao sugar o sangue de pessoas ou animais contaminados e, devido a isso, sofreram mutações e um grave aumento de tamanho. São verdadeiros pestinhas que rendem muitas dores de cabeça à Jill, pois são muito ágeis e parasitas natos. Segundo a mitologia grega, Deimos é o deus do terror e, em grego, seu nome significa “pânico” — uma descrição digna para essas criaturas.

Aparições na franquia: Resident Evil 3 (1999); Resident Evil 3 Remake (2020).

Nemesis:

O incrível Nemesis dispensa apresentações! Esse Tyrant com inteligência aprimorada foi desenvolvido pela Umbrella e enviado até Raccoon City com a missão de encontrar e eliminar os membros remanescentes do esquadrão de elite S.T.A.R.S. e, ao longo do jogo, faz jus ao seu nome. Na mitologia grega, Nêmesis é a deusa da vingança, também chamada de “a inevitável”. Na atualidade, essa palavra se tornou sinônimo de “rival temível e imbatível”, justamente o que a arma biológica Nemesis T-Type representa para Jill.

Aparições na franquia: Resident Evil 3 (1999); Resident Evil: Survivor 2 (2001); Resident Evil: The Umbrella Chronicles (2007); Resident Evil: Operation Raccoon City (2012); Resident Evil 3 Remake (2020); Resident Evil: Resistance (2020); Resident Evil RE:Verse (2022).

Hypnos:

Em Resident Evil: Survivor, esse é o nome de um Tyrant T-Type. Já na mitologia grega, Hypnos é o deus da sonolência, irmão de Thanatos, meio-irmão de Nêmesis e um dos filhos da deusa Nyx. Não existem muitas semelhanças ou referências entre a criatura dos jogos e o deus grego, apenas os nomes de seus “irmãos”, os outros Tyrants e B.O.W. (sigla em inglês para “arma biológica”) feitos pela Umbrella.

Aparições na franquia: Resident Evil: Survivor (2000).

Thanatos:

Esse é o nome do inimigo final em Resident Evil: Outbreak e, também, nome de um deus grego. Segundo a mitologia grega, Tânato ou Thanatos é a própria personificação da morte, filho de Nyx e irmão e Hypno (outros deuses da mitologia e também nomes de armas biológicas da Umbrella). Além disso, Tânato era meio-irmão de Nêmesis, pois tinham a mesma mãe. No jogo, Thanatos é uma variação do Tyrant T-103 (o Mr. X de Resident Evil 2).

Aparições na franquia: Resident Evil: Outbreak (2003); Resident Evil: Outbreak File #2 (2004).

Nyx:

É o nome dado ao boss final de Resident Evil: Outbreak File #2. Já na mitologia grega, Nix ou Nyx é uma divindade, conhecida por ser a personificação da noite e mãe de outros deuses bem conhecidos, como a deusa Nêmesis, Hypno e Tânato. É representada como uma mulher jovem, de vestes pretas e que possui um par de asas negras, respeitada pelos deuses e mortais. Já o inimigo de Resident Evil não preserva muito essas características, possuindo apenas algumas formas levemente semelhantes à asas em suas costas.

Aparições na franquia: Resident Evil: Outbreak File #2 (2004).

Bitores Mendez:

Mendez (ou Mendes) é um sobrenome muito comum na Espanha, país onde Resident Evil 4 se passa — mas que possui uma origem pouco conhecida. Acredita-se que esse sobrenome possa ter se originado na cidade de Mendes, no Egito Antigo, o que causa também uma relação com o deus egípcio Mendes, cultuado na região.

Também chamado de Banebedjedete (que significa literalmente “carneiro de Mendes”), esse deus egípcio é frequentemente associado a Bafomete, o “falso deus” que os Templários (uma ordem religiosa da época) foram acusados de adorar, de forma pagã. O que as pessoas não perceberam até hoje, no entanto, é a semelhança incrível entre a história do deus Mendes e a relação de Bitores com Osmud Saddler, dois dos antagonistas em Resident Evil 4.

Bitores Mendez é o chefe de Valdelobos, a Vila presente logo no início do jogo. Fazendo uso de sua influência, ele convenceu os aldeões a adorarem Osmud Saddler — que pode ser interpretado como uma espécie de “falso profeta”, segundo a lore do jogo — proporcionando a ele dezenas de seguidores devotos. Também vale mencionar que, segundo a mitologia egípcia, Mendes teria a aparência de um homem com quatro cabeças de carneiro (ou de bode). No jogo da Capcom, Bitores não possui quatro cabeças mas, em sua luta de boss, quatro “braços” adicionais crescem em suas costas.

Já o nome Bitores, não parece possuir nenhum significado em específico, podendo se tratar de uma brincadeira com a palavra em inglês beatless, que significa “imbatível”. Ambas as palavras, Bitores e beatless, são escritas da mesma forma em japonês: ビトレス (bitoresu, em romanji).

Aparições na franquia: Resident Evil 4 (2005); Resident Evil 4 Remake (2023).

Adjule:

São os cães de Resident Evil 5. A palavra adjule (ou kelb-el-khela, que significa “cão de arbusto”) é utilizada no Norte da África para nomear os cães selvagens que, segundo um mito popular, circulam a região do Deserto do Saara. Segundo o mito local, o adjule de trata de uma espécie de “chupacabra” ou “lobisomem”, um cão ou lobo nunca antes domesticado, reportado pela primeira vez em 1928.

Aparições na franquia: Resident Evil 5 (2009).

Ndesu:

Esse é o nome do “El Gigante” de Resident Evil 5. Segundo uma lenda da África Central, Ndesu também é o nome de um ogro gigante e coberto de cabelos, que se alimenta de pessoas (principalmente viajantes, mulheres e crianças). Ele pode ser interpretado como uma espécie de “pé-grande” dos mitos locais. Certamente, esse foi o nome escolhido para batizar o ogro gigante desenvolvido pela Tricell tendo como base a lenda — principalmente a sua aparência física e o apetite por carne humana.

Aparições na franquia: Resident Evil 5 (2009).

Fenrir:

É o nome dos lobos presentes em Resident Evil: Revelations e também nome de um lobo gigante da mitologia nórdica. Segundo as lendas, Fenrir ou Fenris era uma criatura muito temida e assustadora que infernizava os deuses, até que decidiram prendê-lo com correntes mágicas. No dia do Ragnarök, Fenrir foi liberto e, posteriormente, morto. Ele era capaz de aumentar de tamanho e de ferir deuses como o próprio Thor.

Aparições na franquia: Resident Evil: Revelations (2012).

Vârcolac:

Em Resident Evil Village, esse é o nome dado a uma versão quadrúpede de Licano, que se assemelha a um grande e feroz lobo com rosto humano. Já no folclore romeno, Vârcolac é o nome de uma criatura híbrida entre vampiros e lobisomens, possuindo características de ambos. Segundo o mito, o Vârcolac surge quando ocorre algum desvio na ordem natural estabelecida em uma comunidade — como, por exemplo, o falecimento de alguma criança que não havia sido batizada previamente ou a realização de atos contra a própria vida.

Conforme a lenda, o Vârcolac seria uma manifestação natural que acomete cadáveres, podendo ser considerado como uma espécie de “morto-vivo” animalesco. Ele é muito veloz e se alimenta de sangue humano, tal qual um vampiro, preferindo sair à noite. Vale mencionar que Licano ou Lycan também é uma palavra usada em vários idiomas e culturas para se referir a um lobisomem mais “clássico”, um predador feroz e silencioso que usa seus dentes e garras afiados para atacar suas presas.

Aparições na franquia: Resident Evil Village (2021).

Moroaicã:

Moroaicã é a palavra feminina utilizada no folclore romeno para se referir a fantasmas ou vampiros que saem de suas tumbas para atacar os vivos e sugar sua energia vital — é a versão feminina de um Moroi. Assim como a maioria dos conceitos de criaturas da mitologia romena, as Moroaicãs podem ser consideradas como uma espécie de zumbi ou morto-vivo. Em Resident Evil Village, esse é o nome dado às subordinadas de Alcina Dimitrescu, que protegem seu castelo contra intrusos.

Aparições na franquia: Resident Evil Village (2021).

Samcă:  

Este ser maligno também é oriundo da mitologia romena. Ao todo, existem dezenove nomes diferentes para se referir a essa criatura (entre eles Prava, Sina e Grompa), que também possui diversas descrições distintas para a sua aparência. É mais comumente retratado como uma mulher nua de cabelos compridos, que possui unhas longas e afiadas, uma boca grande e língua de chicote.

Foi descrito em 1900 pelo estudioso Moses Gaster, associado ao roubo de crianças e perdas gestacionais e, mesmo na atualidade, o nome Samcă é associado ao sumiço de viajantes e andarilhos em estradas rurais, como uma espécie de “chupacabra” romeno. Em sabino, sancus significa “o céu”, sendo associado ao nome do deus romano Sanco. Já em Resident Evil Village, esse é o nome dos inimigos alados que sobrevoam o Castelo Dimitrescu, que de fato possuem línguas longas e garras afiadas.

Aparições na franquia: Resident Evil Village (2021).

Alcina Dimitrescu:

Segundo os comentários do diretor presentes nas artes conceituais de Dimitrescu, essa personagem teve várias inspirações — que vão desde atrizes famosas nos anos 1990 até mitos e lendas japonesas. Uma dessas lendas é a Hasshaku-sama, ou “mulher de oito pés de altura”, uma espécie de espírito do folclore japonês que assume a forma de uma mulher pálida e alta, de uma forma que seria impossível para humanos comuns.

Geralmente, Hasshaku-sama (ou Hachishaku-sama, na escrita formal) é retratada como uma mulher pomposa e de poucas palavras, sempre vestida inteiramente de branco e com um chapéu grande. Sua pele é extremamente pálida e seus cabelos são compridos e pretos. Segundo a lenda, o espírito observa crianças que, logo em seguida, desaparecem. Seus passos podem ser ouvidos pela noite e, embora seja muito grande, pode sumir muito rapidamente quando quer, sem deixar rastros.

Essas características certamente estão presentes no design final da personagem em RE8, assim como a sua maestria ao perseguir Ethan e o som arrepiante de seus passos ecoando pelos aposentos de seu castelo. Vale mencionar, ainda, que suas três filhas (Bela, Cassandra e Daniela) são chamadas de “bruxas” ao longo do jogo, uma palavra um tanto vaga utilizada para nomear figuras que se vestem inteiramente de preto e que utilizam de forças sobrenaturais para causar algum mal ou realizar feitiços.

Aparições na franquia: Resident Evil Village (2021).

Mãe Miranda:

Mãe Miranda é a principal antagonista de Resident Evil Village, que desde o princípio se infiltra na residência da família Winters para raptar Rose. Graças à sua forte conexão com o mofo Mutamiceto, é capaz de manipular grandes massas negras conforme a sua vontade e assumir a aparência física que desejar — inclusive, a de uma velha muito suspeita.

Suas características e habilidades podem ter sido inspiradas em Muma Pădurii, ou “Mãe da Floresta”, uma figura da mitologia romena (mitologia essa muito utilizada na construção de diversos aspectos e inimigos presentes no jogo). Segundo o mito, essa é uma espécie de bruxa que habita o interior das florestas e que utiliza de sua “magia negra” para mudar sua forma física e persuadir crianças, para depois as raptar e devorar.

É frequentemente tratada como um tipo de “entidade neutra”, que apenas age na hora de defender seus territórios e interesses. É dito que aqueles que entram em seus domínios ficam loucos depois de tanto vagar pela escuridão. Para atrair crianças com mais facilidade, assume a aparência de uma mulher bela e jovem, mesmo que a sua própria existência seja muito antiga.

Todos esses aspectos estão presentes na construção da personagem Mãe Miranda, desde suas habilidades e objetivos até os elementos visuais. Tendo em vista que a mitologia romena foi muito utilizada em Resident Evil Village, é possível que isso tenha ocorrido de forma proposital. Além disso, vale mencionar que as asas negras de Miranda e suas roupas também se assemelham às da deusa grega Nix, mencionada anteriormente.

Aparições na franquia: Resident Evil Village (2021).

Você já conhecia algum desses mitos? Nos diga nos comentários!

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