A lendária atriz Cassandra Peterson completou 72 anos de idade! Este fato foi muito celebrado ao redor do mundo por fãs do gênero do terror e que admiram a atriz, esta que deu vida a uma personagem que se tornou um dos grandes ícones do gênero e da cultura pop: Elvira, A Rainha das Trevas!
No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco sobre quem é Cassandra Peterson e vamos saber mais sua personagem que marcou o cinema e se tornou amada por várias pessoas!
Cassandra Peterson nasceu em 17 de setembro de 1951, na cidade de Manhattan no estado do Kansas, e desde criança ela sempre demonstrou uma afinidade maior por brinquedos com uma temática mais voltada para o terror em vez de divertir-se com bonecas mais convencionais, como a Barbie por exemplo. Aos 17 anos ela encantou-se com o mundo dos musicais após assistir a atriz Ann-Margret no filme “Amor a Toda Velocidade” (1964) estrelado por Elvis Presley. Após isso, Peterson conseguiu assinar um contrato com uma trupe de dança em Las Vegas logo após formar-se no ensino médio. Já como dançarina, ela se apresentou junto com a trupe no The Dunes, um conhecido cassino em Vegas, onde ela conheceu Elvis Presley e teve um encontro romântico com o lendário astro!
Antes de emplacar o sucesso com a personagem Elvira, Cassandra Peterson fez uma participação pequena no filme 007 – Os Diamantes São Eternos (1971) e também no filme Roma (1972) após sua curta estadia na Itália, onde também trabalhou como cantora em bandas como I Latins 80 e The Snails. Após retornar aos EUA, ela começou a se apresentar em boates e resorts operados pela empresa Playboy, empresa a qual também serviu como apresentadora e modelo.
O grande estouro na carreira de Peterson, no entanto, veio no ano de 1981, quando ela recebeu o convite para ser a apresentadora de um programa de horror e ficção chamado Fright Night, que exibia filmes de terror de baixo orçamento. A produção do programa decidiu que queria uma apresentadora e após Peterson ter sido aprovada nas audições, eles deixaram a cargo dela a possibilidade de criar a caracterização da personagem que iria interpretar.
Após a produção rejeitar a ideia inicial de Peterson, que era uma personagem inspirada na imagem de Sharon Tate em ”A Dança dos Vampiros” (1967), a atriz e seu amigo Robert Redding criaram “Elvira” com base no conceito de uma vampira gótica sensual, e adicionaram inspiração da maquiagem das máscaras Kabuki da cultura Japonesa e o cabelo baseado nas Ronettes, grupo musical feminino que atuou do final da década de 50 até meados dos anos 70.
O resultado foi um sucesso absoluto! Elvira se tornou um sucesso enorme por seu visual incrível e personalidade sarcástica e marcante. Ela fez sucesso não só apresentando filmes e curtas, como também em seus próprios filmes como os aclamados longas de terror e comédia ”Elvira: A Rainha das Trevas” (1988) e ”As Loucuras de Elvira” (2001). A personagem se tornou um ícone nos anos 80, sendo associada a fantasias de Halloween e diversos produtos afins, além de aparições em diversas revistas, se tornando um símbolo de sensualidade e humor ácido.
Além dessa parte mais comercial, vale lembrar que Elvira também é um grande símbolo dentro da cultura LGBTQIA+ e também para a cultura das Drag Queens, inclusive, Cassandra Peterson já atuou como Drag Queen e já foi jurada no programa RuPaul’s Drag Race. Elvira também é muito reverenciada na subcultura gótica e entre várias pessoas que se inspiram nela como forma de se sentirem empoderadas e felizes por serem do jeito que são.
O sucesso de sua personagem ultrapassou fronteiras e gerações e segue vivo até os dias de hoje! Há rumores de que a atriz está preparando a sequência de “Elvira: A Rainha das Trevas” e ainda de que está produzindo um projeto de animação com base em sua personagem. Mais recentemente, em 21 de setembro de 2021, Peterson lançou seu livro de memórias, “Yours Cruelly, Elvira: Memoirs of the Mistress of the Dark”. Ela revelou no livro que mantém um relacionamento com uma mulher, Teresa “T” Wierson, desde 2002. Eles começaram seu relacionamento romântico após a separação de Peterson do marido. No livro, ela também acusou o jogador de basquete Wilt Chamberlain de agredi-la sexualmente durante uma festa em sua mansão em Bel Air, na década de 1970. A atriz é mãe de uma filha e se declara “vegetariana”.
Deixada aqui nossa homenagem para essa atriz e personagem sensacionais, queremos saber de você caro(a) Partner: você já assistiu os filmes de Elvira? Se sim, o que acha da personagem e o que ela representa para você?
“Pra vocês, sonhos terríveis!”
Alagoano, Redator do EvilHazard, fã do universo do Terror e apaixonado por Resident Evil