Resident Evil não é apenas uma série de videogames e filmes, a franquia também tem vários gibis e mangás que popularizam a série. A maioria das histórias contadas não são canônicas, são apenas histórias alternativas da série. Infelizmente muitos deles não chegaram ao Brasil e abaixo você vai conhecer todos eles.
Resident Evil Volume 1 #1:
Em Abril de 1996 a Marvel Comics lançou a primeira revista em quadrinhos de Resident Evil. O gibi traz a história do primeiro jogo em apenas 13 páginas e de forma bastante resumida.
The Official Comic Book Magazine – Collection One:
Entre os anos de 1998 e 1999 a WildStorm, uma divisão da DC Comics, lançou cinco edições de Resident Evil contando a história de Resident Evil 1, Resident Evil 2 e Resident Evil 3: NEMESIS, além de histórias inéditas de formas diferentes, por isso as histórias dessas edições não são canônicas, um exemplo é que em um deles a protagonista Jill Valentine enfrenta um lobisomem em Raccoon City. A primeira edição foi lançada em Março de 1998 e teve a capa desenhada por Jim Lee.
Resident Evil Fire and Ice:
As primeiras cinco edições de Resident Evil lançadas pela WildStorm fizeram muito sucesso, tanto que a empresa resolveu lançar mais algumas edições da franquia. Entre dezembro de 2000 e maio de 2001 foram lançadas mais quatro edições chamadas “Resident Evil Fire and Ice” que contam um enredo não canônico da série, afinal traz uma nova equipe dos S.T.A.R.S. chamada Charlie Team (no Canon só existem as equipes Bravo Team e Alpha Team) com personagens novos combatendo a Umbrella Corporation no México e no Ártico. O roteiro foi escrito por Kris Oprisko (escritor dos gibis de Metal Gear Solid). Em 2009 a Wildstorm relançou os quatro gibis em uma edição única.
Resident Evil CODE: Veronica:
Em 2002, a Wildstorm lançou uma quadrilogia de mangás que recontam a história de Resident Evil CODE: Veronica, os desenhos foram feitos pelo artista chinês Lee Chung Hing. Os mangás se assemelham bastante a livros.
Resident Evil (Biohazard): Prelude to the Fall:
Em novembro de 2007 foram lançadas no Japão duas histórias em forma de mangá que servem como um prequel de Resident Evil: The Umbrella Chronicles, e trazem Jill Valentine e Chris Redfield investigando uma base da Umbrella no Cáucaso (Rússia).
Resident Evil (WildStorm):
Entre 2009 e 2011 a Wildstorm lançou mais seis edições de Resident Evil, a história é canônica e se passa antes dos eventos de Resident Evil 5 trazendo os agentes da B.S.A.A. Mina Gere e Holiday Sugarman investigando uma ameaça viral no espaço e em uma vila da América do Sul. Em 2011 a edição chegou no Brasil em uma edição única graças a Panini Comics.
Resident Evil Marhawa Desire:
Entre 2012 e 2013 a Capcom promoveu uma campanha de marketing para Resident Evil 6. Foi lançado uma pentalogia (cinco) de mangás. A história é canônica e se passa antes dos eventos de Resident Evil 6, trazendo os agentes da B.S.A.A. Chris Redfield, Piers Nivans e Merah Biji lutando contra o C-Virus em um colégio asiático chamado Marhawa School. Os mangás chegaram ao Brasil entre 2012 e 2014 graças a Panini Comics. Os desenhos foram feitos por Naoki Serizawa.
Resident Evil Heavenly Island:
Entre 2015 e 2017 a Capcom lançou mais uma pentalogia de mangás para promover Resident Evil Revelations 2 e Resident Evil Umbrella Corps. A história é canônica e se passa pós Resident Evil Revelations e antes de Resident Evil Umbrella Corps trazendo Claire Redfield & Parker Luciani e outros agentes da Terra-Save e da B.S.A.A. lutando contra uma nova infecção em uma ilha durante a gravação de um Reality Show. Os desenhos foram feitos por Naoki Serizawa. Infelizmente esses mangás não chegaram no Brasil.
Resident Evil: Infinite Darkness – The Beginning
Resident Evil: Infinite Darkness – The Beginning é uma história em quadrinhos de 2022-2023 publicada pela TokyoPop como uma ligação com o anime de mesmo nome. Foi escrito por Keith R. A. DeCandido, que já havia escrito três novelizações de filmes da franquia Resident Evil.
Antes dos eventos da série animada de 2021, Resident Evil: Infinite Darkness, Leon Kennedy é chamado para investigar junto com o Departamento de Polícia de Pittsburgh quando uma bomba mata um guarda no Carnegie Museum of Art. Mas quando aquele guarda se levanta da mesa de autópsia e inicia uma reação em cadeia de cadáveres mortos-vivos em busca de sangue, Leon é mais uma vez preso em uma complexa teia de intrigas. Temos então um culto terrorista, um vírus misterioso e cadáveres dos mortos voltando à vida para atacar!
A TokyoPop adquiriu uma licença para imprimir quadrinhos de Resident Evil em algum momento de 2020, com eles anunciando uma história original no evento Comic-Con de Nova York de 2020, em outubro daquele ano. A série passou por mudanças consideráveis ao longo de seu desenvolvimento e foi ao mesmo tempo descrita como “estilo mangá”. Também sofreu uma série de atrasos. Quando originalmente anunciado, a edição nº 1 deveria estar à venda em 2021; atualmente, todas as cinco partes estão programadas para serem lançadas até março de 2024. (Com informações de Resident Evil Wiki)
Resident Evil: Death Island
Com lançamento mensal, o mangá que traz a adaptação dos eventos de Resident Evil: Death Island começou a ser lançado em Maio de 2023, com a edição Zero que servia como prólogo tanto das próximas edições como para o filme, seguindo com um capítulo novo a cada mês. Apesar de a história ser praticamente a mesma da animação, o mangá tem suas diferenças e adaptações.
Por exemplo, Leon encontrando um leão infectado:
E Chris mostrando suas habilidades de combate:
Um dos capítulos mostra a chegada de Jill, Claire, Chris e Leon a Alcatraz e os perigos que os seguiram. Essa edição também contou com o encontro entre Jill e Leon, assim como a aparição de Maria Gomez e o temível Licker. Neste link você pode conferir os capítulos já lançados e traduções para determinados idiomas.
A franquia Resident Evil possui ainda outras publicações menos conhecidas, que elencaremos abaixo:
Resident Evil: Collection One: uma antologia em quadrinhos de histórias ambientadas no universo Resident Evil. Ele contém histórias especialmente selecionadas de Resident Evil: The Official Comic Magazine. Baseado em documentos de direitos autorais, o livro foi publicado em 29 de outubro de 1999. (Via RE Wiki)
biohazard 0 VOL.1: primeiro volume de uma série “manhua” publicada pela editora de quadrinhos de Hong Kong, Yulang Group e oficialmente licenciada pela Capcom. Foi lançado em 2003. A história começa com um menino que fugiu para as profundezas da Floresta de Raccoon para fugir de sua casa infeliz. Chegando perto da recém-construída Mansão Spencer, ele conhece uma jovem, Lisa, que está sendo assediada por um cachorro selvagem que quer comer seu coelho de estimação. O menino dá um soco na cabeça do cachorro, mas no processo sofre um arranhão profundo no braço. (Via RE Wiki)
BIO HAZARD 2: foi uma série “manhua” publicada pela King’s Fountain na China, de fevereiro de 1998 a abril de 1999, e abrangeu sessenta volumes, com quatro ou cinco edições lançadas por mês. Foi publicado em Taiwan pela CHIN WIN PUBLISHING CO. de uma forma mais condensada, com as 60 edições sendo fundidas em 20 livros. Deve-se notar que apenas as primeiras quatorze edições seguiram o enredo do jogo; os volumes seguintes eram histórias originais. O enredo da série é dedicado às tentativas da Umbrella de destruir o mundo, enquanto seu CEO – “Deus” – cumpre uma antiga profecia com a ajuda da tecnologia avançada de um povo há muito perdido e do G-Virus. Chris e os S.T.A.R.S. atacam a sede europeia da Umbrella sob as ordens do presidente Clinton, mas não conseguem prendê-lo quando Deus passa por uma operação para sobreviver como um cérebro dentro de uma jarra. Enquanto isso, Leon é transferido para a nova unidade de forças especiais da polícia de Raccoon City e se despede de seus companheiros.
Os primeiros quatro volumes foram lançados em fevereiro de 98 e contaram com diversos merchandisings, com diversas edições exclusivas. O volume 4, por exemplo, conhecido como “Super” G “Size Limited Edition”, foi limitado a 3.000 exemplares e veio com um livreto BIO HAZARD 2; um pôster e dois “cartões de personagens” (Ada Wong e Brian Irons). Inicialmente, a série seria publicada semanalmente aos sábados, mas isso mudou várias vezes, por isso alguns meses foram marcados por cinco números. (Via RE Wiki)
Biohazard 3: Last Escape: é uma série de “manhua” de Hong Kong (quadrinhos em língua chinesa) publicada a partir de 1999 e escrita como uma ligação com Resident Evil 3: Nemesis. Foi publicado pela Tinhangse Publishing Co., Ltd.. Possui 26 volumes. Além das expansões na trama antes do início do jogo (por exemplo, Carlos estando envolvido em uma briga entre William Birkin e um T-103), a história em quadrinhos difere por ter Jill Valentine enfrentando um Hunter β na Delegacia de Polícia de Raccoon, quando no cânone eles são encontrados apenas perto do Raccoon Park. Ela também é capaz de se comunicar com outras pessoas através do rádio no escritório dos S.T.A.R.S., entrando em contato com um policial obeso localizado em algum lugar fora da cidade. A Espada de Paracelso se torna uma arma usada pelos EUA. e é descrito como um canhão laser em vez de um canhão elétrico, e tem duas variantes: uma versão portátil carregada e montada pelo esquadrão, e uma versão maior e imóvel que Jill usa mais tarde para destruir completamente o Tipo Nemesis-T. (via RE Wiki)
BIOHAZARD CODE: Veronica: nome de um “manhua” lançado em Hong Kong junto com Resident Evil CODE: Veronica nos anos 2000. Teve dezoito edições e foi publicado pela Tinhangse Publishing. (via RE Wiki)
The First Mission: é um mangá promocional lançado para promover o jogo Resident Evil Operation: Raccoon City, com o objetivo de explicar aos leitores japoneses que tipo de jogo o título seria. (via RE Wiki)
BIOHAZARD the Toon: é uma web comic publicada no CLUB96. A webcomic apresenta uma versão humorística da série RE em formato “4koma” (quatro painéis um sobre o outro). A história em quadrinhos apresenta o inglês como idioma escrito dentro da própria história em quadrinhos, com texto em japonês do lado de fora, emulando como os primeiros jogos da série apresentavam exclusivamente narração em inglês, mesmo nas versões japonesas. (Via RE Wiki)
“Bio Illustrated Essay”: é uma série de quadrinhos online desenhada por Yuusuke Hori, artista do mangá “Shuffle Gakuen”. São 10 volumes, lançados a partir de 2017. (Via RE Wiki)
Editor e Redator do EvilHazard, mineiro, fanático pela série Resident Evil e fanático por Jill Valentine e Chris Redfield.