O EvilHazard, em Parceria com o Resident Evil Project, teve o privilégio de entrevistar Benson Mokhtar, modelo de rosto e corpo de Carlos Oliveira, personagem do novo Resident Evil 3!
The interview in English can be seen at the end of this publication, just below the Portuguese version. Thank you so much Ben for this opportunity, for your friendship and your kindness!
Benson Mokhtar é ator, modelo e artista marcial. Começou a modelar e atuar em Los Angeles, onde fez algumas aulas de teatro para otimizar suas chances na dura competição de Hollywood. Durante o curso, ele primeiro teve que aprender Inglês e depois teve aulas de atuação. Para diversificar, tentou a sorte nos Emirados Árabes Unidos, mas lá se deparou com o mesmo cenário. Primeiro teve que aprender Árabe clássico, então foi ao Egito para fazer algumas aulas antes de embarcar na aventura. Mais tarde, depois da aventura em Dubai, foi para o Japão, onde aprendeu Japonês, várias técnicas de atuação (como aulas de ação e acrobacias), para melhorar suas habilidades por 4 anos. Como poliglota, fala Francês, Inglês, Árabe e Japonês fluentemente, também fala Alemão e Espanhol de uma maneira um pouco menos formal e também sabe Russo! Também entende Português, Italiano e está aprendendo Coreano e Chinês.
Para se descrever, Ben resume:
“Sou um ator flexível, com a oportunidade de me adaptar a diferentes papéis, porque minha carreira me levou a aprender através da diversidade de culturas. Como resultado, é através da diversidade que eu identifico. Meu modelo é Omar Sheriff, é claro, que me fascina por sua capacidade de tocar em diferentes idiomas”.
O EvilHazard, em Parceria com o RE Project, teve o prazer de fazer uma entrevista com Benson Mokhtar, onde ele falou um pouco sobre o processo de captura de suas feições e corpo para compor Carlos, falou sobre os jogos da franquia Resident Evil que já jogou, falou sobre a origem de Carlos e ainda deixou uma mensagem em Português para todos os fãs! Confira a seguir a entrevista em Português do Brasil.
The interview in English can be seen at the end of this publication, just below the Portuguese version.
1. Como você foi convidado para participar da produção do jogo Resident Evil 3?
Minha agência foi contactada pela Capcom, que me viu em seu site. Meu agente me disse que eles viram meu material em seu site e já estavam interessados em mim desde que eu correspondi aos rascunhos que eles já vinham fazendo:
2. Você conhecia Resident Evil antes de trabalhar como Carlos em RE3? Tinha noção do quão grandiosa era a franquia?
Sim, eu joguei Resident Evil 1, 2, 3 e CODE: Veronica no Dreamcast. Joguei o quinto jogo também, mas muito brevemente. Com certeza a saga Resident Evil é muito bem sucedida!
3. Como Carlos foi descrito para você? O que você acha sobre o personagem?
Para esse novo projeto, eles nem revelaram o nome do jogo, porque queriam mantê-lo em segredo. Tudo o que eles me disseram foi que era uma digitalização em 3D, mas assim que ouvi “Carlos e Capcom” soube que era algo sobre Resident Evil.
4. Quais foram os seus maiores desafios quando você desempenhou seu papel em Resident Evil 3 como Carlos? Foi sua primeira vez como personagem de videogame?
A parte mais difícil era não era piscar os olhos, pois a sala estava muito iluminada e todas as câmeras estavam piscando simultaneamente. Como papel principal e modelagem 3D, sim, foi a minha primeira vez. Eu fiz um projeto para um jogo do Switch, mas não era modelagem 3D. Foi um projeto, um piloto, mas acho que o jogo nunca foi lançado.
5. Você poderia nos dizer quando o projeto de Resident Evil 3 foi iniciado?
Pelo que me disseram, eles começaram logo após terminar o remake de Resident Evil 2. Também me disseram que o lançamento do RE3 dependeria do sucesso do RE2. Você deve ter em mente que, às vezes, algum projeto é abandonado.
6. O que você achou do resultado final? Você teve a oportunidade de jogar Resident Evil 3?
Eu só joguei a demo até agora. Certamente vou conseguir o jogo, entretanto.
7- Poderia nos contar como foi o processo de captura de face e expressões faciais?
Primeiro, eles desenharam alguns pontos no meu rosto para identificar a captura de movimento. Então eles me trouxeram para uma sala branca brilhante e me pediram para sentar no meio de um local cercado por 100 ou mais câmeras. Depois de uma sequência roteirizada, eles me pediram para fazer algumas expressões faciais (algumas eram mais difíceis do que outras, outras eram mais focadas nos detalhes da boca, olhos, sobrancelhas…). Cada expressão facial foi preenchida por shots simultâneos com flashes. Não piscar os olhos foi definitivamente a parte mais difícil… (Ben mandou o vídeo abaixo para exemplificar)
A próxima parte foi o corpo. Eles me pediram para me vestir como Carlos e nos mudamos para uma sala branca diferente, com muitas câmeras também. Eles me pediram para subir em uma plataforma e me pediram para adotar algumas posições básicas de combate. E finalmente eles me deram uma espingarda de assalto e me pediram para posar. Então eles me deram uma arma e eu fiz algumas posições básicas de combate.
8- Você se considera um jogador de video game? Você joga com frequência, como hobby, ou jogos não fazem muito a sua cabeça?
Eu costumava jogar games de luta 2D. Joguei recentemente RE2 e também estou disposto a tentar o terceiro!
9- Como sabemos, você já jogou o Resident Evil 3 clássico. Sobre o visual antigo de Carlos, comparado ao visual atual, o que você achou das mudanças? Você gostou, e gostaria de acrescentar algo ao visual dele?
O Carlos original é ótimo, mas sempre achei que faltava algo. Seu visual anterior realmente não se encaixava em sua herança latino-americana, seu visual antigo era mais o de um membro de uma “boy band”. Sabendo como Fidel Castro e Che Guevara se parecem, sempre me perguntei por que o Carlos original não combinava com essa imagem destes líderes. Agora o problema está resolvido! Esses 20 anos deram a Carlos um novo visual, mais maduro e encorpado, um verdadeiro mercenário de guerrilha.
10- Os fãs brasileiros de Resident Evil tem uma dúvida enorme sobre o Carlos. Desde 1999 nos perguntamos: Carlos é brasileiro? Você sabe sobre essa informação?
Bem, também fiz a pergunta, mas eles simplesmente disseram que ele é um nativo latino-americano. Suponho que ele seja brasileiro de alguma forma, porque Oliveira é um nome brasileiro muito comum.
11- Você gostaria de ser convidado para trabalhar novamente na franquia Resident Evil, em um jogo futuro ou mesmo em uma produção para o cinema ou para serviços de streaming?
Seria um prazer desenvolver ainda mais a imagem de Carlos em futuros jogos!
12- Sabemos que você fala e estuda vários idiomas, incluindo o Português. O que você conhece e admira na cultura brasileira? Gostaria de deixar uma mensagem para todos os fãs brasileiros de Resident Evil?
Adoro a elegância musical do futebol brasileiro, amo artistas marciais e lutadores brasileiros. Adoro capoeira, amo a diversidade brasileira e seus cantores clássicos como Sergio Mendes ou Jorge Ben Jor: “Zum Zum Zum, Oliveira mata um”!
Aqui uma mensagem para os fãs brasileiros, e em Português: Eu amo todos vocês. Muito obrigado pela sua positividade!
The interview in English can be seen just below this picture:
1. How did you get invited to get in the Resident Evil 3 game production?
My agency got contacted by Capcom who saw me on their website. My agent told me that they saw my composite on their website and they were interested in me already since I matched the artwork.
2. Were you familiar to the Resident Evil franchise before working on RE3? Were you aware of the success of the series?
Yes, I played Resident Evil 1,2,3 and CODE: Veronica on Dreamcast. I played the 5th very briefly. For sure the Resident Evil saga is successful.
3. How Carlos was described to you? And what do you think about him?
For that new project they didn’t even revealed the name of the game cause they wanted to keep it secret. All they told me was that it was 3D scanning but soon as I heard “Carlos and Capcom” I knew that it was Resident Evil.
4. What were the biggest challenges when you played your role in Resident Evil 3 as Carlos? It was your first role as a video game character?
The most difficult part was not eye blinking since the room was very bright and all the cameras were flashing simultaneously. As a main role and 3D modeling, yes it was my 1st time. I did some project for a Switch game but it wasn’t 3D modeling. It was a project, a pilot but I think that the game never released.
5. Would you tell us when the whole Resident Evil 3 project got started?
From what I have been told they started right after they finished Resident Evil 2 Remake. I also was told that the release of RE3 will depend on the success of RE2. You got to keep in mind that sometimes some project are abandoned.
6. Did you see the final result? Did you have the chance to test RE3?
I only played the demo. I surely will get the game tho.
7. Can you tell us about the process to capture your facial angles and expressions?
First they draw some points on my face to spot on motion capture. Then they brought me in a bright white room and asked me to sit in the middle of a spot surrounded by a 100 or more cameras Then following a scripted sequence they asked me to do some facial expressions (some were more difficult than others, some were more focused on the details of the mouth, eyes, eyebrows…). Each facial expressions was filled by a simultaneous shot with flashes. Not eye blinking was definitely the most difficult part… The next part was the body. They asked me to get dress like Carlos and we moved on a different white room with plenty of cameras too. They asked me to step on a platform and asked me to adopted some basic combat stances. And finally they gave me some assault rifle and asked me to pose. Then they gave me a gun and I did some basic combat stances.
8. Do you consider yourself a gamer? Do you play games frequently, as a hobby, or games aren’t much your thing?
I used to play 2D fighting video game. I recently played RE2 and I’m willing to try the 3rd too.
9. As we know, you already played the classic Resident Evil 3. About Carlos’ old look, compared to his current look, what did you think of the changes? Did you like it, and would you add something to his look?
The original Carlos is great but I’ve always felt that something was missing. His previous look didn’t really fit his latin American heritage, his old look was more the one of a back then “boys band member.” Knowing how Fidel Castro and Che Guevara look like, I’ve always wondered why the original Carlos didn’t match that image… Now the problem is fixed… Those 20 years gave Carlos a new look, more mature and stewed like a real guerrilla mercenary.
10. Brazilian fans have a big question that has never been answered since 1999: Is Carlos Oliveira from Brazil? Do you have any information about this?
Well, also asked the question but they simply said latin American and Native autochtone. I assume that he is Brazilian somehow cause Oliveira is a very common Brazilian name.
11. Would you like to be invited to work again in the Resident Evil franchise, in a future game, or even in a film production or streaming service?
It would be my pleasure to develop Carlos image even further.
12. We know that you speak and study many languages, including Portuguese. What do you know and admire about brazilian culture? Would like to leave a message for all brazilian Resident Evil fans?
I love the musical elegance of Brazilian Football, I love Brazilian martial artists and fighters. I love capoeira, I love the Brazilian diversity and its classics singers such as Sergio Mendes or Jorge Ben Jor: “Zum Zum Zum, Oliveira mata um!”
One message for the Brazilian fanbase: Eu amo todos vocês! Muito obrigado pela sua positividade!
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!