ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial | Halloween: origem, símbolos e lendas!

Outubro é popularmente conhecido como o mês do Halloween (ou Dia das Bruxas como conhecemos aqui no Brasil), mas o que representa essa data e o que ela tem a ver com bruxas e gatos pretos?

Hoje em dia, o Halloween está muito ligado à cultura do bizarro e do terror, gerando comemorações ao redor do mundo ligadas a esse tema, porém a origem dessa data vem bem antes de qualquer produção cultural famosa do terror.

Tudo começou a mais de 2.000 anos, com um festival celta que simbolizava a chegada do verão e passagem do ano, o Samhain. Além disso, para os celtas, a passagem entre o verão e o inverno também era o momento em que a barreira entre os mundos dos vivos e mortos estaria frágil, possibilitando a caminhada dos mortos entre os vivos.

Uma representação de como seria o festival pode ser vista na imagem abaixo! Buscando ajudar os mortos a encontrarem seu caminho, os celtas usavam fogueiras e lanternas para iluminar o caminho e também impedir que maus espíritos fizessem mal ao vivos.

Mas e o Halloween, como surgiu?

Na verdade, a palavra Halloween surgiu de uma expressão em inglês “All Hallow ‘s Eve” que significa “Véspera de todos os Santos”, afinal, com a cristianização das ilhas britânicas e o choque entre as religiões pagãs e cristãs, essas três datas foram dedicadas à celebração aos mortos, sendo os dias 31 de outubro, 1º e 2º de Novembro.

Então a comemoração como conhecemos hoje veio em decorrência da fusão de culturas e religiões e passou a se espalhar por outros países com as colonizações, ganhando grande destaque nos Estados Unidos onde explodiu e ficou mundialmente conhecida.

Alguns dos símbolos e tradições do Halloween vem direto do festival celta, sofrendo algumas alterações: por exemplo, as cores laranja e preto são muito usadas pois o Samhain acontecia no final do outono enquanto as folhas das árvores ainda estavam alaranjadas e caindo, assim como a noite chegava mais cedo por conta do inverno, escurecendo os céus mais cedo.

As lanternas de abóboras representam diretamente as luzes que guiavam os mortos, porém tem mais. Em inglês, as Jack ‘o lanterns fazem referência a um antigo conto celta sobre um homem que não podia ir ao céu e nem ao inferno. Seu nome era Jack e só lhe restava andar pelas ruas eternamente com um carvão infernal, que servia para acender sua lanterna. Quanto à parte das abóboras, na Irlanda e na Escócia eram usados nabos e beterrabas como base para as lanternas, e o objetivo era o de afastar os espíritos, já a abóbora teve início nos Estados Unidos, possivelmente por ser mais fácil de manipular e mais abundante.

Os monstros e fantasias também têm origem celta, afinal esse povo acreditava que, durante o Samhain, espíritos andavam por entre os vivos e alguns tinham más intenções, logo, as fantasias e máscaras eram tentativas de disfarces para fugir desses espíritos.

Já a clássica brincadeira de “gostosuras ou travessuras” era uma brincadeira popular entre as crianças nos Estados Unidos e Grã Bretanha por volta dos anos 50, que consiste em um grupo de crianças baterem nas casas pedindo gostosuras, caso fossem negadas elas fariam algum tipo de travessura na casa. A prática era tão popular que se estendeu para as comemorações de Halloween.

No Brasil, as comemorações de Halloween não são tão famosas como nos Estados Unidos, mas por aqui, com o passar dos anos, as festas de Dia Das Bruxas se tornam cada vez mais comuns, seguindo quase sempre o mesmo padrão das celebrações norte-americanas. Acima de qualquer significado ou tradição, o mais importante no Halloween é se divertir e celebrar a vida, brincando de maneira saudável e divertida com estes temas tão.. macabros!

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us