Resident Evil é muito mais que apenas um nome, muito mais que apenas uma saga de games ou filmes! Resident Evil é algo inovador, é algo que realmente toca o público, e explicar o que este nome REpresenta para o universo gamer em mais de duas décadas de história é uma tarefa ao mesmo tempo fácil e difícil.
Através de games, filmes, animações (CG’s), livros, quadrinhos e mangás, Resident Evil conseguiu e ainda consegue surpreender seu público. É a mistura perfeita entre tensão e paixão. Desde o momento em que o seu personagem se encontra no meio de um problema, até o momento em que o mesmo consegue resolvê-lo, o jogador vive uma experiência fantástica, intuitiva e inesquecível, independente do Resident Evil que estiver jogando.
Durante 24 anos, Resident Evil conseguiu provar para seu público que é uma franquia gigantesca e poderosa. Teve inúmeros games, desde os clássicos com “controle tanque” até os modernos que trouxeram muitas mudanças, como a mudança da câmera (câmera fixa, Over The Shoulder [ou sobre os ombros em uma tradução literal] e a câmera em primeira pessoa), teve 6 filmes em live-action que são, ainda hoje, o maior sucesso de bilheteria como filmes inspirados em jogos (apesar de o público/fãs serem muito divididos em relação a eles), tem 4 animações que são filmes feitos de CG, 7 livros (onde 5 deles retratam as histórias dos games Resident Evil 1, 2, 3, CODE: Veronica e Zero, e 2 contam histórias à parte), peças de teatro, musicais, e inúmeros quadrinhos e mangás que também ajudam na compreensão da história.
Esse grande universo teve início em 22 de março de 1996, quando Resident Evil 1 era lançado oficialmente para PlayStation 1, tendo sido criado por Shinji Mikami, uma das mentes mais brilhantes nesse ramo (Mikami, aliás, buscou enorme influência em sua criação clássica para criar sua nova franquia, The Evil Within). Resident Evil 1 retrata a história do esquadrão Alpha dos S.T.A.R.S. (Special Tactics And Rescue Service), liderado por Albert Wesker e composto por Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton, Brad Vickers e Joseph Frost. Os heróis da sub-divisão do R.P.D. (Raccoon City Police Departament) viajam até as Montanhas Arklay, em Raccoon City, para investigar o paradeiro do esquadrão Bravo, que até o momento havia perdido a comunicação com eles. Liderado por Enrico Marini, ele era composto por Kenneth J. Sullivan, Richard Aiken, Forest Speyer, Edward Dewey e Rebecca Chambers. Mais tarde, a jovem recruta de apenas 18 anos de idade se encontra com o esquadrão Alpha.
Após um ataque de Cerberus, que se trata de Dobermanns infectados com o T-vírus, o esquadrão Alpha é obrigado a recuar para uma mansão nas Montanhas Arklay, cenário esse onde o game se passa. Inúmeras tramas e reviravoltas ocorrem durante o decorrer do game. Esse foi Resident Evil 1, a origem de tudo.
Graças ao seu sucesso colossal, vários games com o título Resident Evil foram lançados e isso acarretou no gigantesco crescimento do universo da franquia. Algo que na época era “pequeno” se tornou algo grandioso. Devemos nos lembrar também que, devido a esse grande sucesso, os fãs clamaram por Remakes dos games clássicos ao longo dos anos, que são versões dos games clássicos mas reimaginados, refeitos. Em 2002 a Capcom surpreendeu a todos com o remake de Resident Evil 1 (que faz aniversário de 18 anos no mesmo dia que RE1 faz aniversário), e, anos mais tarde, atendeu ao clamor dos fãs com o lançamento do novo Resident Evil 2 e novo Resident Evil 3. A Capcom refez esses games do zero e o público abraçou as versões refeitas, assim como continuaram admirando as versões clássicas. Um detalhe muito importante que precisa ser citado é que muitos fãs consideram o remake de Resident Evil 1 como o jogo perfeito.
Resident Evil representa evolução também, pois não podemos nos esquecer das grandes evoluções e mudanças pelas quais Resident Evil passou e se adaptou. A respeito do futuro dessa grande franquia, não podemos esperar menos que seu sucesso contínuo e seu universo em si se expandindo cada vez mais. Devemos esperar séries em qualquer plataforma, estamos ansiosos pelo reboot dos filmes no cinema, devemos esperar novos Remakes como o de CODE: Veronica, e também o lançamento iminente de Resident Evil 8, já que o último game da série canônica numerada foi Resident Evil 7. Inclusive, sobre Resident Evil 8, devemos esperar que ele contenha o verdadeiro significado e essência de Resident Evil para a modernidade.
Apesar da comunidade ser muito dividida (por exemplo, uma parte gostar dos games clássicos e a outra gostar dos mais atuais, ou uma parte gostar dos filmes e a outra não), ela compartilha da mesma paixão. Resident Evil é mais que um nome, é a combinação no ponto perfeito de terror/survival horror com uma dose de diversos sentimentos! Talvez seja isso o que Resident Evil REpresenta para todos nós em 24 anos de história: paixão, amor!
Este texto foi escrito pelo Redator do EvilHazard Yan Santos
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.