Não há dúvida de que Resident Evil 9 está chegando. Provavelmente não trará um título numerado, como Resident Evil: Biohazard (RE7) e Resident Evil Village (RE8) antes dele, mas um novo título principal certamente está a caminho. Com o remake de Resident Evil 4 sendo concretizado em 2023 com a DLC de Ada, um modo The Mercenaries completo e uma conversão para VR completa, a série teve tempo para planejar seu próximo movimento em segundo plano. Existem inúmeras direções que Resident Evil 9 poderia tomar, dando-lhe potencial mais do que suficiente para ser um grande sucesso quando estiver pronto.
Resident Evil 7 e RE Village completaram uma duologia cobrindo a história de Ethan e Mia Winters, com a DLC Shadows of Rose aparentemente amarrando a trama da família para sempre. Como a série seguirá isso tem sido tema de muita especulação, com muitos se perguntando se é hora de Chris Redfield e possivelmente até Albert Wesker retornarem como protagonistas de Resident Evil. Chris voltando como protagonista de Resident Evil 9 seria bem recebido por muitos, sem mencionar que daria a RE9 a chance de executar um conceito proposto por Resident Evil Village, mas nunca usado.
Uma peça da arte principal de Resident Evil Village ganhou destaque no marketing do jogo, até aparecendo como arte de caixa em alguns casos, mas não era o que parecia. Exibia o rosto de Chris Redfield fundido ao rosto sombrio de um lobo, em sinergia com os trailers de Resident Evil Village ao retratar Chris como um antagonista. Muitos jogadores rapidamente perceberam que isso era um erro no jogo em si, com Chris eventualmente provando ser o aliado mais fiel de Ethan. No entanto, os papéis narrativos não foram as únicas expectativas que esta arte criou.
Ao contrário da maioria dos títulos de Resident Evil, Resident Evil Village retratou seus monstros sob uma luz mais sobrenatural, com mutantes infestados de mofo demonstrando muito mais variação do que vírus e parasitas anteriores. Os principais vilões têm como tema monstros clássicos do cinema, embora um lobisomem esteja visivelmente ausente do set. Os lobisomens de Resident Evil Village são limitados a inimigos comuns e a ocasionais miniboss, muitas vezes aparecendo como aldeões bestiais comparáveis ao Ganado de Resident Evil 4. As implicações da arte principal de lobisomens com valor especial ou mesmo de Chris Redfield se tornar um são aparentemente incidentais, embora isso não signifique que eles não tenham méritos.
Como Resident Evil 9 poderia capitalizar a ideia do “Chris Lobisomem”?
Embora Resident Evil Village não tenha feito nada com a ideia de Chris Redfield como um lobisomem, mesmo metaforicamente, Resident Evil 9 poderia compensar. Indo para RE Village, houve especulações sobre Chris estar potencialmente infectado, mesmo que de forma temporária, graças a uma cura para o Mofo existente, ou o próprio Ethan Winters ganhando uma transformação licantrópica. Seria ironicamente adequado se ambos os conceitos se aplicassem a Chris Redfield como a reviravolta de Resident Evil 9, com sua linha de trabalho finalmente resultando em ele se tornar um dos riscos biológicos que ele normalmente suprimiria.
Uma transformação convencional de lobisomem provavelmente pareceria mais heróica do que as grotescas bolhas de carne nas quais muitos vilões de Resident Evil se transformam, mas poderia assumir muitas formas. Os monstros inspirados em animais e fantasia do Mofo podem ter seguido seu curso por enquanto, então Resident Evil 9 pode usar qualquer tema de gênero que desejar para um super modo infectado. Isso distorceria RE9 em uma direção voltada para a ação, mas pode estar disponível apenas em certos trechos do jogo para manter uma sensação de tensão. Também poderia ser um power-up limitado, como os modos Mayhem orientados para combate corpo a corpo de Krauser e Wesker no Mercenaries do remake de RE4.
No final das contas, ver Chris Redfield como um lobisomem seria simplesmente divertido e aceleraria Resident Evil 9 em direção aos níveis habituais de tensão da série.
Adaptado de GameRant.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.