ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial | Por que a franquia Resident Evil merece ganhar um jogo spin-off tático?

Os spin-offs de Resident Evil normalmente não se afastam muito do tema “jogo de tiro em terceira pessoa”, mas há um gênero improvável que se encaixaria perfeitamente na franquia!

Nos quase 30 anos de história de toda a franquia Resident Evil, a maioria dos spin-offs da série tendem a ser seguros quando se trata de gêneros. Faz sentido que a maioria dos jogos não principais da série se inclinem mais fortemente para os aspectos de tiro em terceira pessoa da jogabilidade de Resident Evil e proporcionem aos jogadores menos restrições do que o gerenciamento de recursos e a resolução de quebra-cabeças da trilogia original, mas os empreendimentos contínuos no território dos jogos de ação fizeram com que a maioria dos spin-offs mais recentes da série parecessem um tanto redundantes.

É hora, portanto, de um novo tipo de spin-off de Resident Evil, um que se apoia mais fortemente no design cuidadoso de encontros do jogo original por meio do gênero de táticas baseadas em turnos!

É surpreendente que a Capcom não tenha dado o salto de fé em um jogo tático com tema Resident Evil, dado o sucesso de outras grandes franquias que adotaram o gênero para seus próprios spin-offs. Gears Tactics é um jogo de tática competente que combina engenhosamente a jogabilidade de tiro em terceira pessoa de Gears of War com XCOM, e ambos os títulos Mario + Rabbids provam surpreendentemente que Mario pode mais do que carregar seu próprio jogo de tática. Com outras franquias como Persona entrando no gênero com Persona 5 Tactics, a franquia Resident Evil é a próxima série que deveria se juntar à lista cada vez maior de jogos táticos baseados em franquias AAA.

Antes da série explodir nas ruas de Raccoon City e além, Resident Evil era sobre um grupo de heróis tentando lutar e resolver quebra-cabeças para sair de uma mansão. Os corredores apertados e o potencial de perigo espreitando em cada esquina adicionaram uma sensação de tensão que a série perdeu um pouco ao longo do caminho para se tornar um blockbuster AAA, e também é o tipo perfeito de design ambiental para um jogo de tática. Tanto o movimento quanto a cobertura são recursos valiosos em alguns dos baluartes do gênero, e a Mansão Spencer de Resident Evil é praticamente feita sob medida para ser a anfitriã de várias missões táticas tensas.

Melhor ainda, as equipes dos S.T.A.R.S., Alpha e Bravo, são uma combinação natural para as várias classes e tipos de unidades que podem ser vistas em um jogo tático. Barry Burton é o tanque de curto alcance com sua Colt Python e estrutura robusta, Chris Redfield é a unidade de soldado versátil e Jill Valentine a atiradora furtiva ou unidade do tipo desonesto (e, claro, uma “mestre em desbloqueios”). Cada um dos outros membros dos S.T.A.R.S. também poderia aparecer, seja como unidade jogável ou de suporte, iluminando alguns personagens que só tinham tempo de tela limitado no original do PS1.

Curiosamente, a Capcom já fez um spin-off tático em uma de suas principais franquias. Onimusha Tactics foi um excelente spin-off de GBA que mostrou o quão bem a ação e o terror de sobrevivência da franquia se encaixam no reino das táticas baseadas em turnos, e o gênero percorreu um longo caminho desde seu lançamento em 2003. Nos últimos 20 anos, o gênero de táticas baseadas em turnos recebeu um de seus maiores nomes de todos os tempos em XCOM 2, e há um enorme potencial de sucesso em um spin-off de Resident Evil que rompe com o molde do jogo de tiro em terceira pessoa para tentar replicar sua jogabilidade tensa e tática.

O gênero de táticas baseadas em turnos tem se tornado cada vez mais popular para as franquias se adaptarem e é um terreno fértil para a série Resident Evil. Fora dos spin-offs de táticas de Mario + Rabbids, Gears e Persona mencionados anteriormente, há o próximo Metal Slug Tactics pela frente, bem como uma longa história de RPGs excelentes que têm seus próprios jogos de táticas baseados em turnos. Muitos fãs consideram Final Fantasy Tactics um dos melhores jogos de toda a franquia, spin-off ou não, e é possível que um jogo de táticas de Resident Evil encontre o mesmo tipo de público cult.

Adaptado de GameRant

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us