Resident Evil tem tudo a ver com seus personagens. Desde a decisão de expandir o mundo do jogo conectando diferentes personagens entre si em Resident Evil 2, os jogadores sentiram uma conexão com os heróis que lutam pela sobrevivência. O crédito poderia ser dado ao supervisor original do RE2 clássico, Yoshiki Okamoto, por contar com a ajuda do roteirista Noboru Sugimura para reescrever a história do jogo para incluir Claire Redfield.
A visão de Okamoto de uma franquia de jogos em expansão que consiste em histórias independentes, todas conectadas à tradição criada por Shinji Mikami, é parte do que fez de Resident Evil o que é hoje. E Claire Redfield é uma parte importante desse desenvolvimento.
Claire Redfield foi apresentada como uma estudante universitária em busca de seu irmão Chris, um dos protagonistas do primeiro jogo. Essa conexão estabeleceu o mistério do que os personagens de Resident Evil fazem entre os jogos, algo que eventualmente levou a spin-offs, filmes de animação, romances e outros conteúdos suplementares. A busca de Claire por Chris persistiu em seu segundo jogo da série, Resident Evil CODE: Veronica, onde eles finalmente se reencontram na tela. Desde então, Claire só apareceu como personagem principal em Resident Evil Revelations 2, fazendo com que sua única aparição verdadeira na linha numerada fosse em Resident Evil 2 . Se houver alguma chance de Claire retornar em um jogo numerado, talvez seja para acompanhar Chris.
Por que Claire Redfield deveria voltar?
Claire tem sido uma personagem favorita dos fãs desde sua revelação em Resident Evil 2 por ser uma das personagens mais identificáveis com aquele que joga, afinal, Claire não é uma oficial, uma soldado ou uma agente de qualquer tipo. Ela sobrevive usando engenhosidade e coragem, baseados nos ensinamentos de seu próprio irmão. Seu admirável desejo de ajudar os outros transparece em momentos como a proteção de Sherry Birkin e seu envolvimento na TerraSave mais tarde. Embora não seja uma soldado, ela dedica sua vida à luta contra o Bio-Terror, assim como seu irmão Chris.
Depois de Resident Evil 2, Claire decidiu enfrentar diretamente a malvada Umbrella Corporation. Ela desempenhou um papel importante na frustração de muitos esquemas malignos ao longo dos anos. O seu papel proeminente na agência de direitos humanos TerraSave levou-a a ajudar na reabilitação de zonas de conflito após grandes incidentes. Ela essencialmente ajudou a limpar a bagunça deixada depois dos jogos principais como RE5 e os filmes de animação.
A última aparição de Claire Redfield no cânone de Resident Evil foi na animação recém-lançada Resident Evil: Death Island. Nesta produção, que se passa entre os eventos de Resident Evil 6 e Resident Evil 7, Claire se junta a Chris e também a outros personagens regulares da série, Jill Valentine, Leon Kennedy e Rebecca Chambers, para mais uma vez salvar o dia. Embora não tenha sido mostrado o que aconteceu com Claire depois disso, é seguro assumir que ela não parou de lutar contra o Bioterrorismo.
Em RE7 e RE Village, a BSAA para a qual Chris e Jill trabalhavam é dissolvida. Aparentemente, a corrupção dentro da agência levou ao uso de armas biológicas, forçando Chris a se tornar desonesto com seu esquadrão Hound Wolf. Baseado na personagem de Claire, ela sem dúvida apoiaria seu irmão nisso. Se Chris retornar em Resident Evil 9, será possível ver Claire retornando como coadjuvante. Como no passado, quando Chris está em uma situação difícil, Claire sai em busca dele. Claire poderia ainda retornar como uma das protagonistas ao lado do próprio Chris, repetindo o papel que desempenhou em RE CODE: Veronica.
O enredo de Resident Evil 9 ainda é um mistério, mas seria bom ver Claire retornando. Principalmente depois de RE2 Remake, que introduziu uma visão moderna da personagem. RE2 Remake alcançou novos fãs para a série e para Claire, então ver seu retorno deixaria muita gente feliz. Seja como personagem jogável ou coadjuvante, o retorno de Claire Redfield em Resident Evil 9 junto com Chris seria muito bem-vindo!
Adaptado de GameRant.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.