A franquia Resident Evil evoluiu muito nas últimas décadas, tanto para melhor quanto para pior. Quando Resident Evil 1 surgiu em 1996, era um jogo de terror de sobrevivência inovador que usava ângulos de câmera fixos e, pouco menos de uma década depois, a Capcom lançou um jogo de terror e ação inovador em terceira pessoa na série. Embora a série possa ter se perdido um pouco na década de 2010, ela se recuperou de maneira fantástica com Resident Evil 7 , um jogo que mais uma vez evoluiu a franquia em uma nova direção.
Pelo som dos rumores recentes, parece que a franquia Resident Evil pode passar por outra grande evolução, desta vez empurrando a série para um território desconhecido de mundo aberto. Embora o conceito de um jogo da franquia Resident Evil de mundo aberto possa não fazer sentido imediato para a maioria dos fãs de longa data, é uma premissa que certamente vale a pena explorar, e Resident Evil 4 Remake provou que a série poderia brilhar em uma escala maior justamente nesta direção.
Embora a grande maioria de Resident Evil 4 Remake siga a estrutura linear do jogo original, há alguns breves vislumbres de alguns ambientes mais abertos. Por exemplo, a área inicial da vila de Resident Evil 4 Remake começa como uma simples coleção de arenas pelas quais os jogadores percorrem linearmente, mas depois de algumas horas, os jogadores recebem rédea solta sobre as muitas áreas interconectadas da vila, dando-lhes a oportunidade para explorar e descobrir quaisquer recursos que possam ter perdido antes. A vila de Resident Evil 4 Remake está longe de ser um mundo aberto propriamente dito, mas dá aos fãs um vislumbre de como seria um mundo de Resident Evil coeso, livre e em maior escala.
De longe, a parte mais aberta de Resident Evil 4 Remake é sua breve, mas memorável seção do barco, na qual os jogadores podem visitar livremente um punhado de ilhas e cavernas a partir de uma área central e completar objetivos na ordem que acharem adequada. Novamente, esta breve seção de jogo não pode ser qualificada como um mundo totalmente aberto, mas faz um bom trabalho ao provar que um jogo da série Resident Evil de mundo aberto poderia funcionar. Se Resident Evil 9 acabar se tornando um título de mundo aberto, então ele deverá usar RE4 Remake como base, simplesmente aumentando sua escala, mas mantendo sua fórmula geral intacta.
Esta não foi a primeira vez que um jogo de Resident Evil experimentou uma estrutura aberta. Embora muitos jogos da franquia Resident Evil tenham tido uma área central, poucos pareceram tão abertos e em grande escala quanto Resident Evil Village, que conectou todas as áreas do jogo de uma forma bastante coesa ao mesmo tempo em que ofereceu muita exploração interessante.
Outra base que Resident Evil 4 Remake apresentou antes do suposto mundo aberto de Resident Evil 9 é seu punhado de missões secundárias espalhadas pelo jogo. Assumindo a forma de avisos de solicitação azuis, essas missões secundárias de Resident Evil 4 Remake incumbiam os jogadores de coletar recursos específicos ou matar certos inimigos, agindo como uma evolução natural das atividades do medalhão azul do original. Embora essas missões raramente oferecessem algo verdadeiramente especial, as recompensas obtidas ao completá-las geralmente pareciam valer a pena, e isso é algo que um título Resident Evil de mundo aberto deve lembrar por seu próprio conteúdo secundário.
Estaremos diante de um novo grande passo a ser dado pela maior franquia da Capcom? A conferir!
Adaptado de GameRant.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.