Dino Crisis é uma espécie de franquia perdida no mundo dos jogos e até mesmo no próprio catálogo da desenvolvedora Capcom. O original foi lançado na mesma época que a série principal de terror de sobrevivência do estúdio, Resident Evil, esta que ofuscou Dino Crisis em quase todos os aspectos. Dino Crisis viu três títulos feitos de 1999 a 2003, sendo o último o pior recebido devido a várias decisões de design desagradáveis e a uma qualidade geral sem brilho. Depois disso, a franquia foi abandonada, permanecendo “morta” há quase 20 anos.
Em fevereiro de 2024, a Capcom entrevistou os fãs sobre a possibilidade de revisitar algumas de suas franquias mais antigas . Embora nada oficial tenha acontecido ainda, pode ser um sinal promissor de que a empresa está considerando seriamente refazer ou remasterizar alguns de seus outros jogos que estão definhando, com Dino Crisis mencionado entre eles. Inclusive, foi Dino Crisis um dos jogos mais citados pelos fãs nesta recente pesquisa. Parece que seria natural que Dino Crisis recebesse o tratamento de “um remake atual de Resident Evil”, embora isso também possa envolver complicações.
Pontos positivos para a Capcom em produzir um remake de Dino Crisis
Uma remasterização/remake de Dino Crisis tem sido um assunto polêmico há algum tempo, mas sem sucesso até agora. Jurassic Park Survival , anunciado no The Game Awards 2023, despertou o interesse dos jogadores como um novo título de terror de sobrevivência apresentando imponentes répteis em uma franquia estabelecida e talvez tenha sido um ímpeto de alguma forma para a Capcom tomar conhecimento e incluir a série em sua lista de potenciais reavivamentos.
A Capcom encontrou uma fórmula vencedora para os remakes de Resident Evil até agora, com o remake de RE2 de 2019 fornecendo o modelo que RE3 Remake e o altamente aclamado remake de RE4 seguiram quase passo a passo em termos de estilo e design, além de todo o conteúdo novo que trouxeram. Superficialmente, isso implica que um remake de Dino Crisis teoricamente teria o mesmo desempenho em termos de recepção e experiência satisfatória se fosse feito nos mesmos moldes.
Desvantagens de um possivel remake de Dino Crisis no estilo dos remakes de Resident Evil
Por outro lado, o estilo dos recentes remakes de Resident Evil, embora amplamente adotado, também pode ser considerado um pouco lento, e reutilizar exatamente os mesmos princípios em outro remake – embora em uma série anteriormente extinta – poderia começar o desgaste da fórmula. Também foi relatado por meio de vazamentos que a Capcom supostamente tem um total de cinco projetos de Resident Evil atualmente em algum estágio de produção. Se for verdade, esse é um número de títulos simultâneos acima da média e a empresa pode estar se esforçando muito ao fazê-los. Se um remake de Dino Crisis se tornar uma possibilidade real com base no feedback dos fãs, pode levar algum tempo até que o estúdio possa fornecer recursos suficientes e dar-lhe total atenção.
Outra consideração é que a Capcom pode correr o risco de saturar o mercado com remakes de terror de sobrevivência (que estão se tornando uma tendência crescente) e potencialmente competir consigo mesma. Um Dino Crisis moderno enfrentaria concorrência em geral com outros títulos que surgiram para preencher o espaço de jogo centrado nos dinossauros, no longo período desde a sua ausência.
A Capcom pode precisar levar isso em consideração ao avaliar se fará um remake de Dino Crisis em um futuro próximo. Ainda assim, existem boas razões para a Capcom avançar com um remake de Dino Crisis, desde que olhe para todos os ângulos e consiga determinar uma direção construtiva para o mesmo.
Adaptado de GameRant.
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.