Como é o caso de todas as franquias de jogos de longa duração, a série Resident Evil forjou uma série de características ao longo dos anos que se tornaram itens básicos da franquia. De diálogos “cafonas” (para alguns) a ter que usar máquinas de escrever para salvar o jogo, tendo ainda algum tipo de comerciante misterioso e passando por precisar resolver alguns quebra-cabeças um tanto quanto irreais, a série Resident Evil tem sua cota de elementos-chave. É praticamente esperado que Resident Evil 9 leve adiante a grande maioria deles em pelo menos alguma medida, inclusive.
Embora cada nova entrada de Resident Evil esteja sempre tentando trazer algo novo para os jogadores e fãs, a franquia ainda mantém muito do DNA principal da série, e isso muitas vezes toma a forma de alguns elementos clássicos da franquia. Todos esses elementos se combinam para dar ao jogo aquela sensação distinta de Resident Evil, e eles simplesmente não seriam os mesmos sem eles, e embora alguns jogos mais recentes da série tenham tentado sobreviver sem um elemento específico, este precisa retornar em Resident Evil 9: a perspectiva em terceira pessoa.
Desde o início, a franquia Resident Evil usou uma perspectiva de câmera em terceira pessoa. Na trilogia original de Resident Evil, e entradas adicionais como CODE: Veronica e Resident Evil Zero, a câmera usa um ângulo fixo, como se estivesse montada na parede do ambiente, o que significa que o jogador-personagem sempre será visto de uma perspectiva em terceira pessoa. Quando a série Resident Evil deu o salto para uma nova geração de consoles com Resident Evil 4, essa perspectiva mudou para uma perspectiva acima do ombro, mas ainda permanecia em terceira pessoa, e assim parecia uma evolução natural do conjunto original de jogos. O único conjunto de jogos clássicos de Resident Evil que não segue esse padrão da franquia são spin-offs como Resident Evil Survivor.
Tudo isso mudou, porém, com a introdução de Resident Evil 7 em 2017. Marcado como um soft reboot para a franquia, e potencialmente inspirado pelo lançamento da demo de P.T., Resident Evil 7 trocou a clássica perspectiva em terceira pessoa da série por uma perspectiva em primeira pessoa. Embora isso faça todo o sentido no papel, com a Capcom querendo entregar uma experiência de survival horror mais próxima e pessoal, muitos fãs não ficaram muito felizes com a mudança, sentindo como se ela tivesse retirado parte da identidade central da série Resident Evil.
Apesar da recepção divisível, a Capcom manteve a primeira pessoa para Resident Evil Village, mas com o lançamento dos recentes remakes de Resident Evil, os fãs só ficaram mais vocais sobre o tema dos ângulos de câmera de Resident Evil, vendo os remakes como a experiência de jogo ideal que empurra a franquia para a era moderna, mantendo também o espírito original da série. Então algo interessante aconteceu: em outubro de 2022, a Capcom adicionou um modo em terceira pessoa a Resident Evil Village.
Parece que a Capcom ouviu em alto e bom som que os fãs preferem uma perspectiva em terceira pessoa para Resident Evil, e agora seria um pouco contra-intuitivo não fazer de Resident Evil 9 um jogo em terceira pessoa. Embora a Capcom esteja tecnicamente certa, e Resident Evil seja mais assustador do ponto de vista em primeira pessoa, simplesmente não é o que a maioria dos fãs quer. A melhor maneira de resolver esse problema é se Resident Evil 9 simplesmente tivesse duas opções de câmera, uma dando aos fãs uma perspectiva clássica em terceira pessoa, e outra dando aos jogadores um ângulo mais intenso e pessoal em primeira pessoa, embora, é claro, isso possa levantar alguns problemas ao desenvolver certos momentos cinematográficos.
Adaptado de GameRant
Curitibano que aproveita o clima frio para tomar café e jogar bons jogos, e em alguns momentos de reflexão tenta explicar para si mesmo a diferença de remaster e remake nos dias de hoje. Jogos prediletos: Hollow Knight, The Witcher 3 e Super Metroid.