Depois de três recentes remakes bem-sucedidos de jogos clássicos da franquia Resident Evil, a Capcom parece ter encontrado o ouro com uma fórmula vencedora para a série.
LEIA TAMBÉM:
EvilFiles – Resident Evil Remake (Análise)
Resident Evil 2 Remake é eleito o melhor remake de todos os tempos!
Resident Evil 3 Remake bate 5 milhões de cópias vendidas e é o sexto jogo mais vendido da franquia!
Resident Evil 4 Remake segue firme na lista de “Melhores do Ano” do Metacritic
Muito antes de os remakes de jogos AAA serem um sucesso infalível, a Capcom arriscou e refez o Resident Evil original para o GameCube em 2002. No processo, a Capcom inesperadamente estabeleceu um padrão de qualidade para os remakes seguirem em frente, mostrando que era possível homenagear a mecânica e a estética do título original enquanto atualizava mais do que apenas a fidelidade gráfica. O remake de Resident Evil 1 foi um produto tão bem sucedido que, na cronologia oficial da série, tomou o lugar do jogo original de 1996.
Depois de rumores por quase uma década, 2019 viu o lançamento antecipado do remake de Resident Evil 2. O lançamento e a recepção de Resident Evil 2 Remake serviram para provar que a Capcom tinha uma fórmula vencedora em suas mãos, e foi uma fórmula que o estúdio passou a usar nos últimos anos. Enquanto o remake de Resident Evil 3 parecia ter “saído da linha” com reviews mistas e queixas de boa parte dos fãs, o recente remake de Resident Evil 4 mostra que esta fórmula de fato continua a ser um sucesso para a Capcom e que os fãs parecem não se cansar da série de remakes de Resident Evil. Com tantas opções para onde a Capcom poderia aplicar o tratamento de remake, os jogadores provavelmente estão esperando por um renascimento contínuo da franquia.
Apesar de um intervalo de quase 20 anos entre a re-imaginação de Resident Evil no GameCube e a chegada do remake de Resident Evil 2, os remakes de Resident Evil 3 e Resident Evil 4 chegaram em uma sucessão relativamente rápida. O que é admirável na abordagem da Capcom para cada um dos remakes da franquia Resident Evil é sua capacidade de manter um tom consistentemente sombrio, trazendo a série firmemente de volta às suas raízes de terror.
Com Resident Evil 5 e Resident Evil 6 sendo o que muitos consideraram uma ponte longe demais em relação aos enredos e jogabilidade inspirados em filmes de ação desses jogos, a série recebeu um respiro desesperadamente necessário com Resident Evil 7 e sem dúvida trouxe a série de volta aos trilhos do survival horror. Alguns ficaram preocupados com a escolha da Capcom de refazer Resident Evil 4, considerando que é considerado por muitos como o melhor jogo da série, mas a recepção crítica e comercial do jogo torna essas preocupações infundadas.
A Capcom agora estabeleceu que sua fórmula de lançar um remake de um título clássico de Resident Evil entre o lançamento de sequências numeradas beneficia os fãs e a própria Capcom. Isso é especialmente verdadeiro no recente remake de Resident Evil 4. Existem muitas opções diferentes para qual jogo da série a Capcom pode optar por refazer a seguir, mas contanto que o título adira ao tom consistente, jogabilidade em terceira pessoa e reverência ao material original dos outros remakes de Resident Evil, é seguro dizer que será mais uma vitória para o estúdio.
Das montanhas Arklay a Raccoon City e, eventualmente, às colinas cobertas de neve da dilapidada Europa Oriental, a franquia Resident Evil levou os jogadores a uma incrível série de jornadas ao longo de quase 30 anos. Agora que o remake de Resident Evil 4 foi lançado, é provável que os jogadores vejam a Capcom anunciar algumas informações sobre a existência e o desenvolvimento de Resident Evil 9. Mas a questão permanece sobre qual jogo da série receberá o tratamento de remake após o eventual lançamento. da próxima sequência da série principal.
Não importa qual Resident Evil a Capcom escolha refazer a seguir, o futuro da série é claro pela primeira vez desde sua gênese. O sucesso da Capcom em refazer títulos amados da história de Resident Evil serviu para inspirar outros estúdios a tentar refazer seus próprios jogos clássicos, e este ano viu o lançamento de um remake de Dead Space, bem como um remake de Silent Hill 2. agora está claro que a Capcom pode obter maior sucesso e boa vontade permanecendo fiel às raízes de terror de Resident Evil.
Adaptado de GameRant
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.