Resident Evil é uma das séries de jogos mais antigas e bem-sucedidas de todos os tempos, algo que começou como um simples surto de zumbis em um jogo lançado em 1996 se tornou uma longa narrativa que abrange quase 118 anos de horror viral e mutagênico. Conforme os clássicos foram remasterizados, a Capcom aproveitou a oportunidade para inserir pequenas peças da história moderna nos remakes de Resident Evil 2 e Resident Evil 3. Agora, com Resident Evil 4 Remake, parece que a Capcom está finalmente pronta para fazer a maior conexão da série: a ligação entre Las Plagas, Cadou e T-Virus.
Aqueles familiarizados com a série Resident Evil sabem de sua narrativa complicada. Em entradas em quase todas as plataformas de jogos nos últimos 25 anos, os jogadores foram apresentados a vírus, parasitas, simbiontes, fungos e, mais recentemente, superorganismos mitológicos. Devido a grandes lacunas na narrativa entre o T-virus, o Las Plagas e os surtos de Cadou, os fãs lutaram para determinar uma narrativa coesa para a série. Com o trailer de anúncio de Resident Evil 4 Remake, a Capcom deu aos fãs sua primeira pista para possíveis conexões maiores.
Origens do T-virus e Las Plagas nos jogos de Resident Evil
O T-virus encontra sua origem com a descoberta de um agente viral natural chamado Progenitor, e é a raiz de quase todos os surtos que os jogadores enfrentam na série Resident Evil. Descoberto por Edward Ashford, James Marcus e Ozwell Spencer em 1966, é o subproduto de uma flor da África Ocidental conhecida como “Stairway to the Sun”. Embora resulte na morte da maioria dos hospedeiros, pode reverter a ruptura das células mortas, reanimando os infectados.
Depois de perceber que aqueles seres criados exibiam habilidades desumanas junto com a deterioração mental, os homens armaram o vírus como parte do plano de eugenia de Spencer, o Projeto Wesker, que considerava apenas os humanos mais aptos dignos de vida. Os homens fundaram a Umbrella Corporation como um meio de financiar suas pesquisas, já que cada um realizou seus próprios experimentos de forma independente em locais diferentes. O T-vírus resultou de um experimento no qual Marcus, da Umbrella, combinou o Vírus Progenitor com DNA sanguessuga, criando uma arma para eliminar aqueles “inadequados” para o Projeto Wesker.
As vítimas do vírus exibiam maior agressividade e tendências canibais, tornando-as um veículo perfeito para espalhar a infecção em larga escala. Para eliminar aqueles imunes ao T-virus, foram criadas armas bio-orgânicas, conhecidas como B.O.W.s. Os jogos clássicos de Resident Evil, com enredo ocorrendo a partir de 1998, seguem membros de uma força-tarefa de elite, os S.T.A.R.S., quando eles entram em contato com B.O.W.s em Raccoon City. Em Resident Evil 4, o ex-policial novato de Raccoon, Leon S. Kennedy, procurou resgatar a filha do presidente em Valdelobos, uma região montanhosa da Espanha. Valdelobos inclui uma vila, castelo, lago e vale.
É na vila que Leon encontrou pela primeira vez o parasita Las Plagas de Resident Evil 4. O Las Plagas diferia por não ser um vírus derivado do Progenitor, mas um organismo parasita que eclodiu após a implantação direta. Os infectados, denominados Ganados, operavam de forma semelhante a uma mente coletiva, seguindo as ordens do líder do culto Osmund Saddler, que foi injetado com o parasita dominante. Saddler procurou criar suas próprias B.O.W.s combinando o DNA de Las Plagas com cobaias humanas da vila. À medida que o parasita Las Plagas continuou a evoluir, os esforços de Saddler foram bem-sucedidos, dando origem a organismos hediondos e violentos, como os Novistadors, semelhantes a insetos. Após a derrota de Saddler, pouco se sabe sobre o parasita Las Plagas ou como ele foi colocado em quarentena na região.
O Parasita Cadou de Resident Evil Village e a importância de Mãe Miranda
Em Resident Evil Village, os jogadores assumem o papel de Ethan Winters, o protagonista de Resident Evil 7, enquanto ele tenta resgatar sua filha Rose de sequestradores em uma remota vila do Leste Europeu. É aqui que os jogadores encontram o parasita Cadou, que cria inimigos muito diferentes. No lugar dos zumbis infectados de entradas anteriores, os inimigos de RE Village assumiram uma forma monstruosa mais “clássica”, com os inimigos primários parecendo licantropos e exibindo um pensamento de ordem superior.
Os jogadores aprenderam sobre as origens do parasita Cadou de Resident Evil Village e sua conexão com uma entidade muito maior, o Megamiceto. Descoberto pela líder da aldeia, Mãe Miranda, em 1918, o Megamiceto pode infectar e ligar mentalmente organismos, vivos e mortos. Miranda foi infectada com o Megamiceto e decidiu experimentá-lo, na esperança de ressuscitar sua filha. Ela o combinou com um nematóide parasita, produzindo resultados mais estáveis e, portanto, infectou a região com o “Cadou Parasite” em Resident Evil Village.
Embora a maioria dos infectados se tornasse monstros licantrópicos, o parasita teve um efeito excepcionalmente poderoso em quatro indivíduos, que se tornaram os Lordes da vila. Nesses Lordes, o Cadou produziu habilidades sobre-humanas, bem como a capacidade de controlar alguns dos infectados em geral. Embora Ethan tenha derrotado Miranda e seus Lordes, o parasita Megamycete e o Cadou viveu em sua filha, Rose. A recente DLC Shadows of Rose para RE Village, ocorrendo em 2037, retratou Rose enquanto ela buscava se relacionar com um remanescente do Megamiceto, o Deus Negro.
Como Resident Evil 4 Remake pode ser conectado com RE Village?
Durante a última geração de consoles, a Capcom produziu remakes de Resident Evil 2 e Resident Evil 3, dando aos fãs a chance de experimentar os primeiros jogos como nunca antes. Embora ambos os remakes tenham procurado modernizar os personagens de Resident Evil e as respectivas narrativas dos jogos, eles deixaram os fãs com perguntas sobre como o surto viral retratado em Resident Evil 3 se relaciona com os parasitas Las Plagas e Cadou. Com Resident Evil 4 Remake, parece que a Capcom pode começar a fornecer algumas respostas.
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Quando o primeiro trailer de Resident Evil 4 Remake estreou durante o State of Play de junho de 2022 da Sony, os fãs foram apresentados a um jogo muito mais sombrio que seu antecessor. Entre as várias mudanças na história e na jogabilidade, os fãs mais espertos notaram um símbolo que nunca apareceu no original: a insígnia da Mãe Miranda. A Insígnia, um feto dentro de um círculo dourado rodeado de asas, era o símbolo da Mãe Miranda e de seu culto. Apareceu em várias estruturas e itens em Resident Evil Village, o mais importante dos quais foi a Chave Alada que permitia o acesso às diferentes áreas de RE Village. Ainda não está claro como isso conecta os vírus e parasitas das entradas anteriores de Resident Evil, mas os fãs rapidamente traçaram conexões entre a inclusão da insígnia de Miranda e as revelações da tradição escondidas em Resident Evil Village.
Dentro da narrativa e dos itens colecionáveis de RE Village, os jogadores descobrem conexões interessantes entre Mãe Miranda e a Umbrella Corporation. Durante uma cena inicial da jornada de Ethan Winters, ele encontrou uma grande gravura do logotipo da Umbrella, que supostamente pertencia a antigos habitantes da cidade. A conexão entre a Umbrella Corporation e a Vila fica mais forte no final da narrativa, quando os jogadores descobrem a ligação entre Ozwell Spencer e Mãe Miranda. É revelado que os dois trabalharam juntos e descobriram o símbolo da Umbrella antes de Spencer partir para realizar seus próprios experimentos. Uma carta entre os dois pode ser encontrada perto do final do jogo, com Spencer contando a Miranda sobre a descoberta do Vírus Progenitor antes da criação da Umbrella Corporation.
Como Resident Evil 4 Remake pode se tornar o elo entre todos os agentes de infecção de Resident Evil?
A conexão “Umbrella-RE Village” fornece uma boa base para a ligação entre o passado e o presente de Resident Evil. No entanto, ainda falha em revelar como os maiores vírus e parasitas da série estão conectados. Cada agente foi descoberto ou desenvolvido em um local diferente, com o T-vírus resultante de experimentação independente. Todos os três nunca são encontrados em um único local, mas a Capcom, incluindo a insígnia de Mãe Miranda em Resident Evil 4 Remake, pode fazer exatamente isso.
Colocar Mãe Miranda em Valdelobos de Resident Evil 4 Remake, seja pessoalmente ou por extensão, significa que ela possui uma conexão direta com os três principais agentes de infecção. A Mãe Miranda de Resident Evil Village descobriu o Megamiceto e criou o Parasita Cadou, tem uma ligação direta com Ozwell Spencer e o vírus Progenitor, e agora tem uma ligação estabelecida com a casa dos Las Plagas. Embora a Capcom ainda não tenha fornecido pistas sobre estes detalhes, os jogadores podem usar o que já sabem para preencher as lacunas.
Como tal, Resident Evil 4 Remake está definido para ser um dos jogos mais importantes no cânone da série. Com Resident Evil Village já traçando muitos paralelos com o Resident Evil 4 original, a inclusão da Capcom de um link direto para seu remake prepara o terreno para uma história muito maior sendo desenvolvida, história esta que promete “surpresas surpreendentes”. Até que Resident Evil 4 Remake seja lançado ou a Capcom divulgue informações oficiais sobre ele, no entanto, a possível ligação entre todos os agentes de infecção permanece apenas como especulação.
Lembrando que Resident Evil 4 Remake chega no dia 24 de março para PC, PS4, PS5 e Xbox Series X.
Adaptado de Gamerant
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!