O teaser jogável P.T. foi um projeto da Konami realizado por Hideo Kojima e Guilermo del Toro, lançado em 2014 e que teria Norman Reedus como protagonista, teaser esse que serviu de divulgação do cancelado e promissor Silent Hills. P.T. conseguiu ser tão marcante por resgatar elementos do terror psicológico usados nos clássicos da franquia, principalmente nos dois primeiros jogos, que é notícia até hoje, e ainda arrepia muitos jogadores mundo afora nos dias atuais.
LEIA TAMBÉM | EvilTalk – Como seria a história de Silent Hills, sob a ótica da história de P.T.?
Em P.T., o jogador se vê em um corredor estreito, à noite, durante uma chuva com trovões, onde as coisas demoram a acontecer… mas como assim? O jogo se preocupa em usar a claustrofobia (medo mórbido de permanecer em espaços fechados), mantendo o personagem o tempo todo em um corredor estreito e trancado, no qual sempre que consegue sair, retorna ao início do corredor. Sem comentar no design em “L”, do cenário, onde o personagem só vê o final após contornar uma parede, tendo sua visão limitada do local. O jogo também se preocupa em emitir sons e colocar o jogador em situações, em que é de se esperar que algo ruim (um susto por exemplo) aconteça, seja no piscar de luzes, seja nos passos atrás de você, seja o choro.. sempre algo te remete a um fim que nunca chega, mantendo uma tensão constante, deixando em um estado desconfortável e de insegurança. Esta série de genialidades, que vão destruindo lentamente o psicológico do jogador, se unem perfeitamente com os famosos “Jump Scares”, ou seja, sustos que te fazem pular da cadeira (e como fazem hehe!) que acabam sendo mais assustadores que o normal.
Quando começamos a jogar P.T. nós somos apresentados a um protagonista sem nome que desperta em uma sala sozinho, dentro de um edifício, e descobrimos que seu principal objetivo é resolver puzzles e evitar os ataques de uma aparição chamada Lisa para sair do edifício. Caso o jogador consiga escapar do edifício, é mostrada uma cutscene do protagonista saindo para as ruas de uma cidade deserta que aparenta ser Silent Hill e mostrando que o nosso protagonista está sendo interpretado por Norman Reedus.
Mesmo P.T. sendo um jogo cancelado pela Konami, ele ainda chegou a deixar o seu legado no mundo dos games, influenciando na criação de muitos jogos posteriores nesse estilo, tais como Visage que para muitos é o seu sucessor espiritual, The Park, Layers of Fear e Allison Road, além de termos em outros jogos pequenos easter eggs das poucos coisas que vimos na demo, como a aparição Lisa, que veio a aparecer em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.
Seria muito interessante ver a Konami revivendo este incrível projeto que tinha tudo para ser um dos melhores survival horror dessa geração. Mesmo P.T. sendo apenas um teaser jogável, foi o primeiro teaser que, mesmo sendo cancelado, deixou o seu legado para outros seguirem os seus passos. E isto é, sem dúvida, um grande feito!
20 anos, paulista, Redator do Evilhazard, amante de jogos indies (em especial jogos de terror indies) e oldshool gamer!