Dead Space 1 surpreendeu muita gente no seu primeiro lançamento em 2008! Produzido pela Viceral Games e distribuído pela Electronic Arts para as plataformas Xbox 360, PS3 e PC, o jogo foi lançado em uma época em que poucos jogos de terror estavam fazendo sucesso.. com isso, o game acabou se tornando uma franquia, ganhando milhares de fãs que amaram a carnificina, dilaceração de membros e a brutalidade que os games apresentavam junto de seus momentos de tensão!
Até hoje nós, fãs da franquia, estamos a espera de um possível Dead Space 4, por mais difícil que seja (mediante o fechamento do Visceral Studios).. então, enquanto a EA não se decide se haverá ou não um novo jogo do nosso protagonista Isaac Clark, nós do EvilHazard separamos 10 curiosidades bem legais sobre Dead Space 1, confira conosco!
1- Em Dead Space 1 o nosso protagonista, Isaac Clark, pode parecer lento em sua movimentação, mas ele era mais lento ainda nos protótipos do game, ou seja, ao longo de suas sequências, o protagonista no jogo final ganhou mais agilidade e até mesmo ficou mais rápido em suas movimentações.
2- A série foi marcada na época, principalmente o primeiro game, como um dos jogos mais violentos/brutais disponíveis em seu ano de lançamento, com pedaços de corpos sendo arrancados a cada tiro ou explosão, porém, o produtor executivo do jogo, Glen Schofield (abaixo), já disse em entrevista que o jogo não é tão violento como ele gostaria que fosse, ou seja, se fosse por ele o game teria mais cenas surpreendentes e mais pesadas.
3- O nome do protagonista, Isaac Clark, é uma “homenagem” a dois escritores famosos de filmes do gênero ficção-cientifica, tais como: Isaac Asimov, do filme “Eu Robô” e Arthur C. Clarke, de “Uma Odisseia no Espaço”.
4- Em Dead Space, um dos grandes atrativos e também o que fez o game ter um sucesso grande foi a “carnificina” que nosso protagonista fazia com sua arma ao atirar nos Necromorphs, causando dilaceração de membros. Uma assistente de produção chamada Tracy Espeleta disse que a produção do game encomendou peças de carne de açougue e, assim, a equipe de desenvolvimento do jogo fez grandes estudos em cima delas. Tracy disse que ela mesma foi encarregada de dar socos em algumas peças, além de fazer cortes e outras atividades, enquanto outra parte da equipe ficava filmando, capturando as ações para colocar dentro do jogo.
5- A equipe utilizou vários tipos de videos de acidentes de carros, pessoas carbonizadas, entre outras coisas grotescas, para criar as criaturas dentro do jogo, os Necromophs.
6- O jogo possui várias mensagens escondidas, mas uma que chamou muita atenção e também deu inicio ao movimento dos jogadores de procurarem por mais mensagens foi que, ao terminar o primeiro jogo, foi possível notar que em cada título dos capítulos, se pegássemos a primeira letra de cada, é possível formar a seguinte frase: “Nicole is Dead”, se referindo a esposa de Isaac. Isso também se repetiu no 3º título de Dead Space e em sua DLC: Awakened, onde se juntando as letras iniciais de cada capitulo no Dead Space 3, formava: “Brother, Moons are Awake”, que faz referência sobre o que acontece no game; na DLC aparece: “R.I.P” (Rest in Peace ou Descanse em Paz).
7- As iniciais dos quatro últimos capitulos de Dead Space 1 são: “Dead on Arrival”, “End of Days”, “Alternate Solutions” e “Dead Space”, e um NPC morre em cada um destes capitulos.
8- No final do primeiro game, após os créditos, aparece um título de capitulo, porém, na escrita chama Unitologia, os jogadores descobriram que era possível traduzí-las, onde cada símbolo era uma letra do nosso alfabeto. Essa mensagem e descoberta acabaram fazendo com que os jogadores voltassem a jogar o game procurando por mensagens nas escritas feitas por sangue que apareciam ao decorrer de alguns cenários, algumas delas foram possíveis traduzir, como: “O Sacrifício é inevitável”, “A morte é apenas o começo”, “Não tenha medo, venha para o sagrado”, “Altman é nosso mártir pioneiro”.
9- Após as descobertas citadas acima, os jogadores foram procurar mais a fundo no game, e em uma parte do jogo (imagem abaixo), havia uma frase que contia a seguinte tradução” Você acredita? deadspace.ea.com/ibelive Sua luz mostrará o caminho. Nós deixamos um presente a você”. A mensagem mostra um endereço, que já foi desativado, e que levava o jogador a uma página com um desafio para ser feito no jogo, que mostrava 12 códigos espalhados dentro de cada capitulo, onde existe um simbolo que acabava brilhando na cor verde se o jogador apostasse a lanterna sobre a frase.
Porém, esses símbolos espalhados só eram possíveis de ser procurados pelos donos de Xbox 360 e PS3, já que na versão de PC não aparecia o código. Após uma corrida incansável atrás dos símbolos foi descoberto um prêmio que os jogadores recebiam após decifrá-los: 5 nodes extras, para os jogadores fazerem upgrades em suas armas e roupa.
10- Dead Space seria um título exclusivo do primeiro Xbox, porém como o jogo sairia quase no ciclo final do console, o game então foi adiado para o sucessor, Xbox 360. O jogo ganhou até um trailer que mostrava até um monstro que haveria no jogo mas que foi retirado no produto final, ou seja, o game recebeu uma pequena reformulação em suas ideias de desenvolvimento, e acabou sendo lançado multi-plataforma.
Conhece mais alguma curiosidade sobre Dead Space 1 amigo comrade? Nos diga nos comentários!
Fundador e Administrador do EvilHazard, mineiro, de BH e da Independência, advogado, oldschool gamer, uma criança Wesker e fanático por Resident Evil.