Resident Evil tem mais de 20 anos de vida e muitos mitos e boatos foram criados durante esse período, mas quais realmente são verdades e quais são mentiras? Difícil dizer com certeza, mas o que podemos fazer por vocês é trazer um TOP 10 de curiosidades sobre a série e sua produção ao longo desses anos.
Será que você, caro comrade, já conhece todas as curiosidades que listamos aqui? Confira abaixo!
1 – No Japão, terra do criador do jogo – Shinji Mikami – o nome original de Resident Evil é Bio Hazard. O nome foi modificado nos EUA para Resident Evil pois existia uma banda com esse mesmo nome. Não é a primeira vez que a Capcom teve esse trabalho, tendo que alterar nomes de Street Fighter 2 também, mas isso é outra história.
2 – Não foi só o nome que mudou na versão americana do jogo: a abertura sofreu cortes drásticos, devido ao conteúdo “violento” e “explícito”. Cenas de Joseph sendo destroçado pelos cachorros e uma animação diferente para a apresentação de Chris foram algumas das censuras criadas para a versão dos EUA. Ao invés de acender seu cigarro tranquilamente, Chris simplesmente olha com cara de mau para a tela.
3 – Durante a criação de Resident Evil 2, a ideia de jogar com dois personagens diferentes permaneceu, mas quando foi apresentado ao público, era Elza Walker a protagonista. Por motivos desconhecidos ela foi retirada do jogo e Claire Redfield – irmã de Chris – assumiu o seu papel. Muitos fãs da série caçam na internet noite e dia a versão com Elza, chamada carinhosamente de “1.5”. Inclusive, o EvilHazard já falou a respeito desta e de todas as outras versões “beta” de Resident Evil, em um texto muito interessante e válido para leitura!
4 – Um dos jogos preferidos pelos fãs da série, Resident Evil 3 – Nemesis, não era para fazer parte da cronologia e sim ser um spin-off de Resident Evil 2. A mudança ocorreu porque a CAPCOM tinha um pré-contrato com a SEGA para lançar o próximo jogo em seu novo vídeo game, o Dreamcast. Porém, a série já fazia sucesso no PlayStation e a CAPCOM não achou justo que o terceiro jogo da franquia não estivesse disponível para seus jogadores. Assim, Resident Evil 3 virou Resident Evil CODE: Veronica e Resident Evil Nemesis ganhou o posto de 3º jogo da série.
5 – Por falar em exclusividades, a CAPCOM nunca foi muito boa nisso. A maior prova é que Resident Evil CODE: Veronica (depois do triste fim do Dreamcast) recebeu versões para Game Cube e PlayStation 2, com a diferença de ter um X no final. No entanto, para muitos fãs da saga, a versão do canto do cisne da SEGA é superior a todas as outras.
6 – Parece que a CAPCOM gosta de parar os jogos que envolvem Leon no meio do projeto e começar tudo de novo… Resident Evil 4 estava 75% pronto quando de repente, começaram tudo do zero e fizeram um jogo completamente diferente. A versão Beta tinha o clima de terror que tanto fez sucesso, mas queriam algo novo e o projeto original foi engavetado, para a tristeza dos fãs do bom e velho estilo antigo que consagrou a série.
7 – E então foi lançado Resident Evil 4, um jogo que em nada lembrava seus antecessores. O jogo que era de terror, virou um jogo de ação e os zumbis foram substituídos por aldeões infectados com um parasita chamado “Las Plagas”. Os fãs mais fervorosos detestaram a mudança do estilo de jogo, mas no final das contas, Resident Evil 4 para Game Cube acabou fazendo um sucesso estrondoso.
8 – Lembra que a CAPCOM tem sérios problemas em manter seus jogos exclusivos? Pois Resident Evil 4 era exclusivo para Game Cube e Shinji Mikami chegou a dizer que poderiam cortar a sua cabeça se fosse lançado para PlayStation 2. Bem, o jogo foi lançado em uma versão mais completa que a do Game Cube e Shinji Mikami ainda tem sua cabeça em cima do pescoço, mas não continuou na CAPCOM depois disso.
9 – Na época do lançamento de Resident Evil 2, o sucesso foi tão estrondoso que as famosas “lendas” sobre o jogo começaram a surgir. Algumas se mostraram verdadeiras, como a que dizia que você poderia jogar com um Tofu no jogo. Mas a lenda que mais atiçou os fãs era a da possibilidade de jogar com Akuma – personagem querido pelos jogadores de Street Fighter – em Resident Evil 2. No final, era apenas uma brincadeira de uma revista norte americana.
10 – Já que o assunto é boatos e lendas, existe um boato antigo w fortíssimo na internet sobre a saga sofrer um reboot. Os boatos surgiram depois da CAPCOM remasterizar Resident Evil Remake e Resident Evil Zero – ambos exclusivos do Game Cube – para as novas gerações de vídeo games. Resident Evil 7 fez um grande sucesso, mas gerou divisão entre os jogadores. Outro rumor referente a saga é que Shinji Mikami estaria de volta para comandar os próximos jogos. Bom, o que sabemos é que, com RE7 e o novo RE2, a Capcom conseguiu voltar ao survival horror dos primeiros jogos, o que talvez afaste por completo essa história de “reboot”.
Essas são apenas algumas das curiosidades da gigantesca saga Resident Evil, mas existem muito mais por aí. E você? Conhece algum fato ou algo interessante sobre a série? Deixe a gente saber nos comentários!
Paulista, morador de Sorocaba, 36 anos, Redator e Colaborador do EvilHazard, estudante de Letras, tem um crush eterno por Jill Valentine que começou em 1996 e não tem data para acabar, devorador de hambúrgueres e batatas fritas profissional, também conhecido pelo codinome Morphix Lecard