Você já teve a sensação de um vulto passar pelo canto do seu olhar, mas quando você se virou para ver, nada estava lá? Pois é.. seu coração se enche de uma adrenalina desnecessária e você sente um alívio instantâneo quando você percebe que tudo está bem. Esse sentimento pode ser viciante, mesmo que de repente você perceba que suas cuecas estão um pouco sujas… Jogos são ótimos em dar esses sustos, os famosos “jumpscares”, junto com a segurança de saber: “é apenas um jogo”.
Sabendo disso, o EvilHazard elencou neste TOP 10 especial dez dos maiores jumpscares dos jogos de terror, dez daqueles momentos únicos que nos fazem suar pelos dedos! Confira também nosso vídeo especial logo abaixo, onde mostramos toda nossa seleção!
10º Lugar: Alien Isolation – Ser perseguido pelo Xenomorfo
A declaração de amor pelo estilo “casa mal-assombrada” de Ridley Scott no espaço está recheada de jumpscares, graças a um Xenomorfo de quase dois metros e meio de altura, que possui uma inteligência artificial muito boa. Aprendendo com suas táticas furtivas, a fera espacial se adapta, se transforma e assusta pra valer.
9º Lugar: Dino Crisis – O T-Rex
Outra janela estilhaçada, outro susto clássico da Capcom. Ao invés de lidar com cães zumbis, Regina, protagonista de Dino Crisis, é confrontada pelo Tiranossauro Rex do jogo em um jumpscare tão chocante que faz com que os sustos mais cabeludos (ou seriam mais escamosos?) de Jurassic Park pareçam vindos de um filme da Sessão da Tarde!
8º Lugar: Batman Arkham Asylum – Killer Croc
Você chama isso de Batarang?! Este sim é um Batarang! Na verdade, preferiríamos ter o machete de Mick Dundee quando Killer Croc ataca pela primeira vez o Cavaleiro das Trevas nas galerias de esgoto do Asilo Arkham. Em um tenso labirinto, você é forçado a se esgueirar perto de uma grande besta que constantemente tenta surpreender Batman por debaixo d’água. Simplesmente animal!
7º Lugar: Resident Evil 1 – Os cães-zumbi
O pai de todos os sustos digitais, e um momento que provavelmente fez muitos precisarem de um marcapasso, no aterrorizante jogo de 1996. Depois de passar pelos corredores assustadores da Mansão Spencer, o agente dos S.T.A.R.S. está passando por um lindo corredor, com grandes janel… AH, CORREEEE! UM DOBERMAN MORTO-VIVO! Aquele cachorro saltando era um susto espantoso, aliás, é um susto até hoje!
6º Lugar: Outlast – O homem queimado
Apesar de o show de horrores em primeira pessoa da Red-Barrels ter cenas como um médico pelado perseguindo você com uma motosserra enferrujada e algumas cenas de necrofilia, o maior momento de susto tem uma construção bem contida. Depois de lançar uma cantina em chamas, um cara queimado salta em você, te dá um agarro rápido, então sai correndo. Acredite, é muito mais assustador do que parece.
5º Lugar: Dead Space 2 – Stalkers
Infelizmente, nem mesmo uma ordem judicial adquirida previamente poderia colocar um freio sobre as aspirações assassinas desses Stalkers. Cada vez que Isaac encontra um desses esquisitões, eles se escondem, espreitam os cantos, depois correm e atacam alucinadamente! Um choque surpreendente para qualquer engenheiro espacial!
4º Lugar: BioShock – Dandy Dental
Não importa se você usa fio dental diariamente num cenário de fim do mundo, porque os dentistas nesta utopia submersa prefeririam arrancar seus dentes do que corrigir esses preenchimentos no seu sorriso. Quando Jack investiga Dandy Dental em busca de um novo plasmídeo, ele é atacado por um dentista surtado que o enfrenta do nada. Um momento Bio-chocante! (pegaram?).
3º Lugar: Tomb Raider – Os lobos
Depois que seu navio naufraga no Triângulo do Dragão, uma jovem Lara Croft deve buscar comida, remendar seus vários ferimentos e sujar sua regata com o máximo de lama virtual humanamente possível. Ah, e ela também tem que procurar suprimentos em uma caverna profunda e escura, que por acaso abriga um enorme lobo cinzento, causando vários minutos de caretas de tensão fora da tela. Apesar de não ser um jogo propriamente de terror, o jogo traz momentos que fazem qualquer marmanjo suar frio.
2º Lugar: Silent Hill 4 The Room – O hospital
Hospitais são uma droga, no melhor dos casos, e são muito piores quando são habitados pela cabeça gigante e desencarnada da sua vizinha. Esta enorme cabeça com olhos raivosos se esconde de você através de uma colocação de câmera inteligente e causa um momento de grande susto, enquanto ela olha vidrada para você. Cuidado para não ter pesadelos na hora de dormir!
1º Lugar: Resident Evil 3 – Nemesis quebrando a janela
Este é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores jumpscares do mundo dos games de terror, e em nossa avaliação ele mereceu o primeiro lugar! Nemesis ama profundamente os S.T.A.R.S., e este amor ele manifesta em sua perseguição incessante a Jill Valentine em Resident Evil 3.. em um dos poucos momentos em que Jill acha que está a salvo, dentro das dependências do RPD, eis que surge o terrível monstro pulando por uma janela e quebrando-a inteiramente, produzindo um barulho ensurdecedor que, certamente, levou o coração do jogador a 300 bpm! Cena clássica, icônica, e apavorante!
Menção Honrosa
Um dos jogos recentes que mais se empenham em fornecer jumpscares ao jogador é Until Dawn, exclusivo do PlayStation 4! O jogo possui tantos jumpscares que conta até com um recurso interessante: donos de uma PlayStation Camera têm o momento exato do susto gravado e armazenado na memória do PS4! Until Dawn não entrou em nosso TOP 10 mas mereceu nossa menção honrosa, sem dúvida um grande jogo de terror!
E você amigo leitor, já se assustou com os momentos da lista? Que outros momentos foram marcantes para você, pelo susto que levou? Compartilhe conosco nos comentários!
Adaptado do GamesRadar.
Redator do EvilHazard, paulista, administrador, viciado em jogos de aventura e cultura nerd, com uma queda pelo mundo do Survivor Horror