ANUNCIE AQUI!

EvilSpecial – TOP 10 Sustos Inesquecíveis de Shinji Mikami

Com sua longa carreira no mundo dos vídeogames, o “mestre do terror” foi responsável por séries como Resident Evil, Dino Crisis e The Evil Within. Para homenageá-lo, o EvilHazard traz uma lista de 10 momentos em que seus jogos nos proporcionaram sustos ou tensões que permanecem em nossas memórias gamers até hoje. Acompanhe!

10 – Ficar preso por “provocadores” em Resident Evil: Outbreak

Em uma época que jogos on-line eram muito limitados e não havia como se comunicar com os parceiros, esse clássico do PS 2 abria brecha para uma zoação um tanto irritante. Jogadores “brincalhões” (mais para “amigos da onça”) podiam fechar as portas de cômodos com outros jogadores dentro, usando a arma de pregos, para os servir como jantar para zumbis. Não é exatamente assustador, mas é tenso ficar preso com zumbis, especialmente quando já se tem um certo progresso no jogo.

9 – Ganado eclodindo tentáculos – Resident Evil 4

Está vivo! Começamos sem muito jeito nos novos controles, até que aprendemos que tiro na cabeça é uma ferramenta efetiva nos Ganados. Estamos familiarizados, já não mais apreensivos, e aí o jogo dá uma reviravolta nesse conceito: tiros na cabeça só pioraram as coisas, com um ganado cheio de tentáculos vindo na nossa direção!

8 – O Licker “surpresa” – Resident Evil 2

O primeiro Resident Evil trouxe sustos em uma era em que jump scares não eram comuns, como os cães quebrando a janela. No entanto, RE 2 seguia investindo mais na tensão do jogador. Estamos concentrados na história, após algum tempo já jogado e buscando progredir, até que temos que visitar a sala de interrogatório. Pegamos o item que finalmente vai completar o puzzle dos Plugs/Emblemas de Animais e… O estilhaço na janela nos faz pular do sofá! Eis que Mikami fez de novo (e conseguiu nos assustar de novo).

7 – Crimson Head – Resident Evil Remake

Além dos novos gráficos escabrosos, o remake de Resident Evil teve algumas atualizações desonestas, incluindo zumbis que voltavam à vida quando não eram incinerados ou tinham a cabeça explodida. Não bastando os cachorros correndo (e depois os Hunters), ainda tinha o “bendito” do Crimson Head pra fazer o jogador fugir como se não houvesse amanhã.

6 – A chave no cadáver – The Evil Within

A pior parte dessa cena é o desagradável som molhado de revirar manualmente as entranhas do cadáver. E, claro, o medo de algum inevitável susto na cena.

5 – T-Rex invadindo a sala – Dino Crisis

O melhor jogo do Jurassic Park nem sequer é chamado de Jurassic Park. Dino Crisis foi uma virada de 90 graus no gênero de horror na época. Mikami inovou ao trazer animais como inimigos, ao invés de mutações ou assombrações, mas o cara não podia desistir de sustos com janelas! Não é fácil definir o que é pior na cena: a falta de munição da primeira vez que jogávamos ou o susto totalmente inesperado.

4 – Dr. Salvador – Resident Evil 4

Depois de um breve aquecimento em uma trilha no mato mata, Resident Evil 4 deixa o jogador apreensivo ao chegar no meio de um vilarejo que tinha alguns dos aldeões enfurecidos. Quando descobriam nossa presença, pensávamos “é melhor buscar um abrigo…”, e entrávamos na casa para fugir deles. Pura inocência… A cutscene mostrava que a situação chegou rapidamente ao caos total, enquanto além de um enxame de aldeões, havia um bruto com uma motosserra. Esse sem dúvida tornou-se um ícone do jogo, graças à apreensão gerada.

3 – Cerberus quebrando as janelas – Resident Evil original e Remake

Víamos cachorros horrendos na sequência de abertura. Mesmo assim, o susto do primeiro zumbi nos fazia até esquecer deles, pois já estávamos assustados o bastante em ter de encontrar mais zumbis pela mansão. Bem… isso até seguirmos aquele corredor mal iluminado. Quando esses cães pulavam pela janela e a música mudava, a sensação era de pânico. Alguns certamente pularam da cadeira e largaram o controle.

Anos depois, chegou o Remake. Era bonito e ainda mais sombrio que o original, mas já esperávamos por esse momento icônico. Daí passávamos pelas janelas apreensivos e… nada. Simplesmente nada. É aí que seguíamos jogando, pegando ítens, matando os zumbis, até que íamos voltar pro hall e… AI MEU DEUUUUUS, CORREEEEEEEE!!!!!!!!!

2 – A (quase invencível) Laura – The Evil Within

Nós não sabemos ao certo qual o apelo em garotas assustadoras com cabelos compridos cobrindo seus rostos, mas elas são um símbolo do terror japonês (e sempre funciona!). Esta criatura é vista em momentos e temos o sentimento de “uma hora teremos de enfrentá-la”. Quando a batalha começa e vemos que é em princício impossível de matar; a única opção: correr, correr, correr por sua vida.

1 – O primeiro zumbi – Resident Evil

A cena refeita no Remake não é tão marcante, pois já sabíamos o que esperar. Agora imagina no início da época de PS One, quando pegávamos o jogo pela primeira vez e não tínhamos a menor ideia do que viria: após uma inovadora abertura em live action o jogo finalmente começara, em uma casa sinistra com uma música tensa ao fundo. Esse é o momento de medo genuíno em que entendíamos o que Resident Evil tinha a oferecer, e geralmente o primeiro susto era grande a ponto de morrermos ali mesmo.

E você comrade, jogou todos os momentos da lista? Lembra de algum que foi marcante para você mas não citamos? Deixe seu comentário.

Comments

comments

Curtiu este artigo? Gostaria de APOIAR nosso projeto para que ele siga criando os mais diversos conteúdos do universo do Survival Horror? Basta nos ajudar com qualquer colaboração através do PIX! Desde já agradecemos!

Facebook
Twitter
Telegram
Email
WhatsApp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

VOCÊ PODE GOSTAR

Populares

Nossa Loja Evilstore

APOIE-NOS NO PADRIM!

Séries de Resident Evil

EvilFiles: Análises e Biografias

EvilSpecial: Artigos e Traduções

EvilWorld: O Universo do Terror

Contact Us