Certamente, Resident Evil é uma das franquias mais famosas do gênero survival horror, franquia essa que referência bastante filmes do gênero suspense e terror, bem como obras do próprio escritor Stephen King, por exemplo. Então, nesse artigo, vocês irão conhecer algumas referências ao cinema presentes dentro da saga Resident Evil, então sem mais enrolação vamos lá!
JOGOS MORTAIS:
Jogos Mortais (ou “Saw”) é uma franquia que até o momento possui 10 filmes, com o décimo primeiro sendo planejado para chegar em setembro de 2024. Essa franquia foi originalmente escrita e dirigida por James Wan e Leigh Whannell, estes que junto com a produtora Twisted Pictures e Lions Gate fizeram uma franquia de sucesso que expandiu e melhorou aquilo que conhecemos como “gore”.
Jogos Mortais é referenciado em Resident Evil, para ser mais exato na DLC de Clancy, de Resident Evil 7, mais conhecida como “o Jogo 21”. A sequência tem muitas referências a Jogos Mortais, por exemplo, o fato de Clancy ter que lutar pela sua vida enquanto seu adversário faz o mesmo, como também o fato de Lucas estar assistindo tudo aquilo sem ter um pingo de remorso. É a pura cara de Jogos Mortais!
MASSACRE DA SERRA ELETRICA:
Muitos de vocês devem conhecer a série de filmes “The Texas Chaisaw Massacre”, não é mesmo??, ou “O Massacre da Serra Elétrica”, franquia essa criada e dirigida por Tobe Hooper e produzida pela New Line Cinema e pela famosa Platinum Dunes.
O que Resident Evil tem a ver com um filme dos anos 70? Bom, para quem não sabe, Resident Evil 7 tem forte inspiração em The Texas Chaisaw Massacre e Evil Dead, inspiração essa que é possível notar logo de cara na cena do jantar dos Baker, onde é possível ver grande semelhança com aquela clássica cena do jantar da família Sawyer vista no primeiro filme.
A MORTE DO DEMONIO:
Não é novidade para ninguém que Evil Dead (ou A Morte do Demônio, ou Uma Noite Alucinante, como conhecido por aqui) é um clássico do gênero “terror trash”. Essa franquia até o momento conta com quatro filmes (sendo a trilogia original, o Remake e o mais atual reboot “A Morte do Demônio: A Ascensão” de 2023).
Todo esse trabalho originalmente foi escrito e dirigido por Sam Raimi (isso mesmo, o criador da trilogia do Spider-Man com Tobey Maguire), e esse trabalho, apesar de ser algo extremamente tosco atualmente para alguns, rendeu o sucesso para Sam Raimi e ainda o respeito do lendário mestre do terror da época como da atualidade, o lendário Stephen King.
The Evil Dead foi uma franquia que aparentemente inspirou a Capcom a desenvolver o famigerado Resident Evil 7 junto com The Texas Chaisaw Massacre. Apesar da Capcom não ter confirmado nada sobre isso, dá a entender que há sim uma referência, pois se formos analisar o carro de Ash (protagonista dos filmes) com o carro de Ethan (protagonista de RE7), dá para perceber uma breve semelhança entre os dois, indo de sua coloração como estrutura em si, seja por dentro ou por fora.
Acreditamos então que isso possa, sim, ser uma referência ao carro de Ash.
O ILUMINADO:
Stephen King, o “Mestre do Terror” é o criador dos títulos literários “O Iluminado”, “It: a Coisa”, “Carrie: A Estranha”, entre outras obras magnifica do terror literário.
Para muitos, uma das melhores obras escrita por King é a história “O Iluminado”, essa que recebeu uma adaptação cinematográfica em 1980 que foi escrita por Stanley Kubrick e Diane Johnson e dirigida por Stanley Kubrick.
Como Resident Evil é repleta de referências ao terror e horror do cinema, era obvio que “O Iluminado” de Stephen King não ficaria de fora: ele é referenciado na Mansão Spencer em Resident Evil 1, mansão essa que tem claras referências ao mal-assombrado Hotel Overlook, do filme “O Iluminado“.
ARQUIVO X:
Arquivo X, icônica série de mistérios com eventos paranormais e uma das mais famosas da televisão no segmento, parece ter também servido de referência para os responsáveis pela franquia Resident Evil: em Resident Evil 4, que se passa em uma vila rural na Espanha dominada por uma seita chamada Los Iluminados, podemos interpretar a vila como uma referência ao episódio “Gender Bender”, da 14º da temporada de Arquivo X, que por coincidência também aborda um culto obscuro no vilarejo de Kindred. Tanto a arquitetura da vila quanto os adeptos da seita são bem similares aos do game, então, sim, podemos entender que é uma referência a Arquivo X.
E você caro Partner, já detectou outras referências a séries, filmes ou livros inseridas dentro dos jogos da franquia Resident Evil?
Apaixonado por survival horror, Redator do EvilHazard, sou Editor e Escritor amador.